23/02/2013
2013-02-23-Acampamento Granja Guimarães

 

O primeiro acampamento do GECS de 2013 foi num local muito  bom e seguro. Na granja de Dirceu Guimarães, avô dos lobinhos Bernardo e Guilherme Guimarães e João Vítor Strefling. Foi o primeiro acampamento escoteiro naquelas terras. O Sr. Dirceu e sua esposa estavam muito felizes em receber o Cônego Sorg em sua propriedade, e foi logo informando os melhores locais para acampar e fazer a caminhada noturna.

Chegamos no local por volta das 14:30 e os escoteiros trataram de levar todo o material individual e de patrulha até o segundo mato da propriedade.

Durante a cerimônia da Bandeira, executada por Iago e Ana Vitória,  a chefia divulgou o nome do chefe da Tropa Sênior, que será o então Diretor e Conselheiro Fiscal Moisés Della Mea. O Ch. Moisés, pai do escoteiro Iago, está dando seus primeiros passos como Escotista, e receberá treinamento para comandar o futuro da Tropa Sênior do GECS, que cresceu com a chegada da Dani Oliveira e Pietra Coleto, e crescerá mais ainda com os escoteiros que começarão atingir idade e farão sua passagem, alguns ainda neste ano de 2013. Chefe Moisés já está preparando a primeira atividade somente da Tropa Senior, e vêm novidades por aí.

O Kemmerich, na última quarta-feira deixou a patrulha Kalahari, da qual foi monitor desde que retornou ao Movimento Escoteiro (passou o bastão para o Thiesen), e nesse acampamento foi oficialmente anunciado como Pioneiro do GECS. Acompanhou a chefia no acampamento e, como estudioso do Escotismo que é, deu uma bela palestra sobre a obra de Baden Powel dentro do tema do FC (Se eu fosse Baden Powel ?) durante o Fogo de Conselho. Aplicou jogos e  instruções para escoteiros.

Depois de montados os toldos e barracas os monitores e seniores acompanharam o Chefe Moisés para a confecção dos espetos com varas verdes. Os demais ficaram terminando os cantos de patrulha e alguns cavando o local da churrasqueira.

Não era um acampamento de competição entre patrulhas e os jogos foram todos de integração, pois o objetivo maior era a instrução dos escoteiros nos cantos de patrulha e cozinha. Alguns passaram etapas da especialidade de cozinheiro e outros de acampador.

No final da tarde todos foram até o rio Colorado que passa nas terras, que fica no terceiro mato, para tomar banho. As meninas e meninos tomaram banho em locais diferentes .  No final do banho todos retornaram até o campo escoteiro e sênior para o início do jantar, que consistiu em um churrasco feito com lenha e espetos retirados do mato, feito à moda campeira. O braseiro estava muito bonito. Cada patrulha assou sua parte e depois os espetos foram levados para cada canto de patrulha e cravado no chão, para serem devorados. O arroz e salada foram coletivos, preparados pelos escoteiros.

Terminado o jantar e lavação de louças era hora do Fogo de Conselho. O tema do FC foi sabiamente escolhido pela Ch. Regina: “Se Eu Fosse Baden Powel ?”. As esquetes foram desenvolvidas pelas patrulhas escoteiras dentro do tema proposto. O início do FC foi marcado pela notícia da conquista do troféu ouro no Grupo Padrão 2012/2013, que foi divulgado aos presentes e explicado do que se tratava. Muitas e muitas canções foram executadas. O Thiesen trouxe uma esquete muito boa e divertida. Foi a esquete do Carro. A Bruna e a Rafaela também executaram uma esquete nova e divertida. Foi a esquete do Bar . A chefia executou a esquete Tá na Hora e além disso, com auxilio da tropa sênior, executou a canção e esquete Os Três Alpinos. Muito divertida. Finalizado o Fogo de Conselho com a Canção da Despedida.

A caminhada noturna teve início à 1:30. Silêncio às 3:30 e alvorada (com panelaço) às 6:45.

A ronda, como já é de praxe, foi feita pelos pais Dorli Kemmerich e Pedro  Pedroso, que gostam muito de passar a noite ao redor das brasas do fogo de conselho, e se não é possível, dão um jeito de trazer as brasas para perto do acampamento, e ali amanhecem conversando, tomando chimarrão e assando petiscos de carne, e atendendo um ou outro que necessita de algum remédio etc.   Isso dá uma muita  tranqüilidade para a chefia, que passa o dia envolvido com as atividades e necessita de algumas horas de sono tranqüilo.

Bruna, Rafaela dormiram ao relento e Giaretta e Leo Guimarães em abrigo improvisado para fins de passar prova da especialidade de Acampador.

No início da manhã, depois da ginástica e café foi realizada a cerimônia da Bandeira. Nesse momento (depois da ginástica) um acidente. O Pedro Henrique raspou o braço na cerca de arame farpado perto da lavoura de soja. Feitos os primeiros socorros no local a Ch. Regina o levou até o Hospital para receber três pontos no braço. O médico que o atendeu foi lobinho, escoteiro e sênior em Santa Maria, e ficou muito, mas muito feliz em atender um escoteiro.  Por ordens médicas, fim de acampamento para Pedro Henrique, que foi deixado em casa na metade da manhã de domingo.

Jogos de integração pela manhã. Banho de rio e falsa baiana antes do meio dia, que foi até as duas da tarde.

O almoço de domingo foi preparado por cada patrulha. Carreteiro Escoteiro. A chefia encostou o prato nas patrulhas, e almoçou variados gostos de carreteiro.

Terminado o almoço, hora de carregar o material individual e de patrulha para a sede da granja, para depois carregar o ônibus e retornar para a cidade.

No final foi feito o agradecimento à família Guimarães e Strefling, que abriu as portas de suas propriedades ao o GE Cônego Sorg em reconhecimento ao trabalho realizado já que seus netos são Lobinhos do GECS.

Confira as fotos da câmera da Ch. Regina na Galeria. As fotos do Ch. Moisés serão disponibilizadas na quarta à noite, depois da reunião.

Participantes:

Tropa Athena

Patrulha Águia

Bruna Paludo - M

Ana Vitória Metz - SM

Ana Gabrielli da Silva

Gabriela Pagotto

Patrulha Tigre

Rafaela Zanrosso Vieira - M

Evelin Bonometti – SM

Paola Vianna

Gabriele Campos

Patrulha Coruja

Milena Birnfield - M

Brenda Schronberger

Nathália Pedroso

Tropa Órion

Patrulha Falcão

Lucas Kapp - M

Iago Della Mea

Patrulha Leão

João Pedro Giaretta - M

Gustavo Vohllmeister

Jean Carlos Maia

Leonardo Guimarães

Wellington Schumann

Adrian Pereira dos Santos

Gabriel Vill

Patrulha Raposa

Gustton Ries - M

Gabriel Duwe - SM

Gean Carlo Kuhn

Guilherme Kuhn

Patrulha Lobo

Homero Kemmerich – M

Pedro Henrique Ferreira

João Victor Hermes dos Santos

Igor Matheus Rasche

Gabriel Calza

Patrulha Touro

Gustavo Correa – M

André Victor Reis – SM

Diogo Dal Castel

Deniz Schmitz de Almeida

Petterson Anhaia da Silva

Braian Henrique dos Santos

Tropa Senior

Patrulha Kalahari

Lucas Thiesen – M

Daniela Oliveira

Pietra Coletto

Pioneiro

Jonathã Kemmerich

Diretoria

Olmir Paludo

Chefia

João Kressin – Tropa Escoteira Órion

Regina Sincas – Tropa Escoteira Athena

Moisés Della Mea – Tropa Sênior

Ronda

Dorli Kemmerich

Pedro Pedroso

Visitantes

Dirceu Guimarães (proprietário)

pais de Leonardo Guimarães – sábado à noite

Pais de João Victor Strefling – domingo de manhã

Lobinhos Guilherme Guimarães, Bernardo Guimarães,

João Victor Strefling e Matheus Paludo

Domingo pela manhã até o encerramento

 

Voltar