17/01/2013
INICIO DAS ATIVIDADES 2013 - ESCOTEIROS

 

Os ramos escoteiro e sênior do Grupo Escoteiro Cônego Sorg iniciaram suas atividades de 2013 ontem, dia 16.

Para marcar este importante momento, foi montada na sede escoteira uma pista de cordas, composta de 4 bases: Falsa Baiana, Escalada na escada de cordas, Escalada na corda de nós e Rastejamento. Escoteiros e Seniores que participaram da primeira reunião formaram 4 equipes, com 8 componentes cada. Cada equipe recebeu um envelope com um enigna. Assim que desvendado o enigma as equipes partiam para a pista, com tempo cronometrado.

A segunda atividade desenvolvida foi hoje à noite, dia 17, com o cumprimento da  3ª Etapa da IMMA (Insígnia Mundial do Meio Ambiente) por alguns integrantes das Tropas Escoteiras.

Os Escoteiros foram até a empresa Mecânica Fios'Car Ltda e lá foram recebidos pelo sócio proprietário Daniel Scheidemantel que deu uma brilhante palestra sobre o correto destino de produtos perigosos resultantes dos descartes de peças, óleos, graxas etc de oficinas mecânicas.

Segundo Daniel Scheidemantel a empresa cumpre rigorosamente a legislação vigente no aspecto ambiental. Todo o descarte produzido pela empresa é recolhido por empresas especializadas, que vão desde as estopas utilizadas pelos mecânicos até as peças, óleos, graxas, lâmpadas etc.

Cada tipo de material a ser descartado tem um determinado destino.

Inicialmente o Sr. Daniel conduziu todos até a parte administrativa da empresa e mostrou aos Escoteiros presentes a legislação que regulamenta esses descartes, bem com a documentação da empresa nesse sentido.

Depois dessa exposição os Escoteiros foram encaminhados para o setor da oficina mecânica onde são realizados os consertos e, mais especificamente, para o local onde são armazenados os produtos perigosos que serão encaminhados às empresas especializadas nessa modalidade de descarte.

Exemplificou que para limpar o piso da oficina é espalhada serragem umedecida, e até essa serragem utilizada na varrição deve ser encaminhada à empresa especializada, pois nela contém diversos resíduos que serão prejudiciais ao meio-ambiente se descartados incorretamente.

Segundo ele, não é possível colocar esse material na frente da oficina para o caminhão do lixo levar. Se fizer isso, estará praticando crime ambiental, e poderá sofrer multa e processo jucidial pelo Ministério Público.

O Sr. Daniel também deixou claro que, assim como existem muitas oficinas mecânicas no município que rigorosamente cumprem a legislação ambiental, têm outras que, infelizmente, ainda não chegaram à essa consiciência ecológica. Seguidamente a imprensa divulga crimes ambientais provocados por empresas dos mais variados setores da economia.

O GE Cônego Sorg agradece a Mecânica Fios'Car, na pessoa de Daniel Scheidemantel, pela disponibilização de seu tempo com com a abertura de sua empresa em horário noturno, bem como parabeniza a direção e equipe de funcionários da Fios'Car pela consciência ecológica praticada diariamente na empresa, que deve servir de exemplo a todos.

Confira o registro fotográfico na Galeria de fotos.

Participantes:

Bruna Paludo

Gustavo Gonçalves Correa

João Pedro Giaretta

Homero Kemmerich

Lucas Kapp

Vinícius Defante

Diogo Dal Castell

Gabriela Pagotto

Evelyn Bonometti

Rafaela Zanrosso Vieira

Jean Carlos Maia

Iago Della Mea

Gustton Ries

Gabriel Vil

Petterson Anhaia da Silva

Brenda Schronberger

Brenda Borges

Tauana Lira Costa da Silva

André Reis

Samanta Dal Sasso

Julhia Spuldaro Rabuske

Palestrante

Daniel Scheidemantel

Escotistas 

Marlene Cólvero

Regina Sincas (coordenação) 

Voltar