12/01/2013
INICIO DAS ATIVIDADES 2013 - LOBINHOS

 

Apesar do comparecimento de menos da metade dos Lobinhos na primeira reunião de 2013 (15 lobinhos), o ano já começou com atividade externa na Alcateia de Lobinhos do Grupo Escoteiro Cônego Sorg.

Nessa primeira reunião a Akelá Regina resolveu aplicar a etapa A3 da Insígnia Mundial do Meio Ambiente e levou os Lobinhos para essa atividade externa na sede social da empresa Schuster e Medeiros, que fica próxima à sede escoteira.

No interior da sede social existe uma importante nascente preservada pela empresa. Em seu entorno foi construído um lago (vide fotos na galeria de fotos ) e plantadas diversas árvores nativas e frutíferas, que abrigam pássaros silvestres, além dos gansos que lá habitam. 

Segundo um dos diretores da empresa, quando da aquisição da área, aquela nascente era de água pura, sem poluição, e até haviam peixes no lago.  Hoje, em razão da construção de residências vizinhas, a água que jorra no lago não é mais pura devido a contaminação por água de tanques de lavar roupa e outros resíduos não descartados corretamente pela vizinhança.

Relatou, também, que em determinados dias há um cheiro muito forte no local, em razão da água contaminada e que, infelizmente, e apesar do investimento já realizado no local, a  nascente poderá ser canalizada e o lago fechado. 

A importância da preservação desse local reside no fato de que trata-se da nascente da Sanga da Princesa, que atravessa o Beco da Princesa e mais tarde vai se juntar com a Sanga do Aquático. Posteriormente, desaguam no Rio Glória, que vai desaguar no Rio Jacuí e, finalmente, no Rio Guaíba. Ou seja, aquela pequena nascente faz parte da bacia hidrográfica do Rio Guaíba.

Os Lobinhos, numa bela sombra, ouviram atentamente as explicações da Akelá Regina sobre o fato bom (a preservação da nascente pela empresa Schuster e Medeiros) e sobre o fato ruim (degradação provocada pelo despejo incorreto de dejetos líquidos por teceiros).

Depois disso, os Lobinhos foram levados até uma esquina próxima para ver o início da canalização da sanga que atravessa o Beco da Princesa, onde há ligações irregulares de esgotos residenciais.

No retorno, e depois de respondidas as inúmeras perguntas pela pequena platéia curiosa, a Akelá Regina gritou a tradicional frase: VAMOS JOGAR?  e foi realizado um jogo com água no gramado de futebol, por que foi uma tarde de sábado muito quente.

Pertinho das 18 horas todos retornaram à pé até a sede escoteira, cantarolando canções escoteiras.

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg agradece a empresa Schuster e Medeiros pela disponibilização do espaço para realização dessa atividade de cunho ecológico.

Confira as fotos na Galeria de Fotos

Partitipantes:

Iago Della Mea

Gabriel Silva do Prado

Cauã Silva do Prado

Samira Pimentel

Matheus Paludo

Matheus Zart da Silva

Vitória Almeida

Vinícius Rodighero

Bernardo Guimarães

Guilherme Guimarães

João Vítor Strefling

Julhia Spuldaro Rabuske

Guilherme Rodrigues

Erik Vasconcellos

Adultos

Akelá Regina Sincas

Marlene Cóvero

João Kressin 

Voltar