20/10/2012
15o AID - ACAMPAMENTO DE INTEGRAÇÃO DISTRITAL DE SANTA ROSA
15o AID - ACAMPAMENTO DE INTEGRACAO DISTRITAL DE SANTA ROSA

No último final de semana (20 e 21 de outubro) o Grupo Escoteiro Cônego Sorg participou do 15º Acampamento de Integração Distrital em Santa Rosa, no noroeste do estado, como visitante.

O acampamento foi organizado pelo Grupo Escoteiro Arajás, em comemoração aos 40 anos de fundação.

Participaram também grupos escoteiros de Ijuí, Caibaté, Santo Ângelo, Santa Rosa, São Luis Gonzaga, Santo Cristo e Cerro Largo.

Escoteiros (11-14 anos) e seniores (15-17) participaram de inúmeras atividades propostas no evento, tais como orientação por bússola, orientação cartográfica, pista de cordas no Exército, rapel, tirolesa, trilha, jornada em balsas, treinamento de primeiros socorros pela Cruz Vermelha Internacional além dos jogos escoteiros. Algumas bases não foram realizadas em razão da instabilidade do tempo.

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg conquistou o 2º lugar do ramo escoteiro, com a Patrulha Águia. Já o Ramo Sênior, com a Patrulha Kalahari, conquistou o 1º lugar no CANOAID, que consistiu numa jornada de balsa pelo Rio Santa Rosa, com embarcação confeccionada na barranca do rio pelos próprios jovens, feita de câmaras de ar, taquaras e amarras de sisal.

Durante o evento teve também um concurso fotográfico com o tema A Lei Escoteira. Foi vencedor do concurso Dorli Kemmerich, diretor e pai de escoteiro.

Segundo a direção do Grupo Escoteiro Cônego Sorg a excursão foi muito proveitosa, pois além da integração dos jovens escoteiros, escoteiras e seniores e do aprendizado que lá receberam, também trouxeram na bagagem esses três troféus.

Como o escotismo é muito forte e organizado naquela região do estado, essa premiação, ressalta um dos diretores, denota a força do recém criado grupo escoteiro de Carazinho, que comemorou seu primeiro aniversário neste mês de outubro.

Alguns aspectos da atividade:

O Ramo Escoteiro foi representado pela Patrulha feminina Águia e pela Patrulha masculina Falcão. E o Ramo Sênior pela Patrulha Kalahari. A chefe Regina acompanhou as meninas, e o chefe Jota, os guris. Os seniores  foram acompanhados pelo santo protetor.

Devido à chuva de sábado à noite não houve Fogo de Conselho.  Mas teve Liquinho de Conselho bem animado. O tema apresentado foi a história de fundação de cada Grupo Escoteiro presente.

A viagem foi realizada pela empresa Magni Tur, com participação de 50% do valor pelo Grupo Escoteiro e o restante a cargo de cada um. A  saída foi às 4 horas da manhã de sábado e retorno às 21 horas de domingo

A cozinha foi centralizada, ou seja, havia uma equipe de cucas para preparar as refeições, que foram os diretores Indira Vargas, Dorli Kemmerich e Rosângela Foltz.

Parabéns aos monitores por defenderem suas posições nas reuniões de monitores no campo do Exército.

No Indaba final do ramo escoteiro teve um feedback de verdade, de lavar a alma.

Enquanto todos andavam em jornada, um  dos nossos diretores só andava de carona, para lá e para cá, com o bracinho prá fora. Parecia que tava de motorista particular. Ô vida mansa!!

Que susto !! a mesa não agüentou, e a panela da galinhada foi ao chão. Nosso santo é forte, porque a panela principal não virou e caiu somente uma pequena porção no chão.

Pela Chefia e Diretoria rolou muito chimarrão.

A jangada da Pt Kalahari parecia um míssil. Chegou no final do percurso 2 horas antes do segundo colocado, e 4 horas ante do último.  Deu até tempo de fazer duas paradas e escrever o nome do GE Cônego Sorg nos paredões de pedras. No final, foi a PT campeã do CANOAID.

Na palestra de Primeiros Socorros parecia que alguns estavam fazendo a especialidade de pesca. Motivo: alguns já estavam pescando.

O lenço do GE Cônego Sorg foi muito disputado, porque era o único grupo escoteiro visitante naquele Distrito. Trouxemos muitos lenços de lá.

Nota negativa a ser destacada é que ainda se vê excesso de salgadinhos, refrigerantes, desorganização com os uniformes, com as bandeirolas e alguma falta de postura escoteira. Atitudes como essas ofuscam a qualidade de um acampamento desse porte e a imagem do escotismo e poderiam ser evitadas.

A sede do GE Arajás é muito bonita, espaçosa, com matinho do lado (vide fotos). Com a  diretoria que temos, quem sabe um dia ......

Vejam uma parte das fotos na Galeria. As outras fotos serão postadas pelo Foltz e pelo Dorli.

Participantes:

Patrulha Falcão - escoteiros

Lucas Kapp – monitor

João Vítor Hermes dos Santos

Jean Carlos Maia

Guilherme Muhl Kuhn

Gabriel Duwe

Henrique Foltz

Homero Kemmerich – submonitor

Patrulha Águia - escoteiras

Bruna Paludo – monitora

Tauana Lira Costa da Silva

Ana Vitória Metz

Samanta Dalsasso

Rafaela Zanrosso Viera – submonitora

Patrulha Kalahari – sênior

Jonathã Kemmerich – monitor

Luan Schneider

Lucas  Thiesen Bueno – submonitor

Chefia

João Kressin

Regina Sincas

Diretoria

Airton Luiz Foltz

Olmir Paludo

Indira Vargas

Dorli Kemmerich

Rosângela Foltz

e ainda o nosso mascote Leonardo Foltz

Voltar