20/07/2018
Acampamento Geral de Inverno 2018

Acampamento Geral de Inverno 2018

Nos dias 20, 21 e  22 de julho, o Grupo Escoteiro Cônego Sorg realizou o Acampamento Geral de Inverno 2018. O local do acampamento foi no Patronato Santo Antônio de Carazinho.

O Tema

O tema escolhido para este acampamento foi “Deu a Louca nos Super Heróis”. As equipes poderiam escolher o nome de um Super Herói e desenvolver a criatividade para a Bandeirola, as fantasias e temas das equipes.

A formação das equipes

Os líderes foram escolhidos dentre os sêniores, escolhidos uma semana antes do acampamento.  Juntamente com os líderes, foram escolhidos mais dois ajudantes que iram escolher o nome da equipe, o grito, o lema e preparar a bandeirola. A bandeirola deveria ser  confeccionada antes do início do acampamento, sendo que os três integrantes da equipe escolhidos deveriam ajudar a fazer a mesma. Também deveriam postar 3 vídeos no facebook demonstrando de como estava sendo confeccionada.  A bandeirola não precisava ser mostrada para as outras equipes antes do horário de apresentação das mesmas. O prazo para a entrega da bandeirola foi até às 22 horas da sexta-feira, dia 20, dia do inicio do acampamento.   

Os Seniores então foram separados em cinco Equipes :  Demolidor, Spider Man, Mulher Maravilha, Wolwerine e Batam & Robin.

Atividades da Sexta Feira

Na sexta-feira, às 15 horas, no Patronato Santo Antônio de Carazinho, começaram a chegar os participantes do acampamento, escoteiros, seniores, chefes, diretoria e pais.  O material da sede que o grupo iria usar no acampamento foi transportado pelo Vera Duwe, ajudado por alguns chefes e seniores.

Logo foi feito o hasteamento da bandeira nacional e enquanto isto o pessoal da cozinha montava o material que seria usado.

Minutos mais tarde, foi feito a primeira chamada geral, valendo ponto, foi aquela correria, sendo ganhadora da pontuação máxima desta formação a Equipe Batman & Robin.

Logo em seguida  foram preparadas pela chefia e pelos pioneiros João Vitor e Samanta 4 bases já valendo pontos.

No começo da noite, já estava bem frio, as equipes se dirigiram até a cozinha do ginásio, onde teriam que preparar as pizzas para o jantar.  Cada equipe teria que preparar pelo menos uma pizza ornamentada com o tema do nome da sua equipe. E mais 2 ou mais pizzas para consumo dos integrantes da sua equipe. Realmente o pessoal caprichou na ornamentação das pizzas, como poderão comprovar na galeria de fotos do Acampamento Geral de Inverno 2018.

Após estarem confeccionadas, foi a hora de experimentar as deliciosas pizzas, todas além de bem preparadas e com muita criatividade, estavam também deliciosas.

Após encerrado o jantar, foi feita a limpeza e arrumação na cozinha, e todos se dirigiram até o auditório, onde aconteceram as outras atividades da noite e também onde todos iriam dormir.

Foi feito então a esperada apresentação das Bandeirolas.  Com um integrante de cada equipe responsável pela apresentação, as 4 equipes falaram da escolha, do material usado e da montagem de como foi feito as bandeirolas.  Sendo então finalmente feita a apresentação das Bandeirolas para todos os integrantes do acampamento.  Em seguida, foi então a hora da diversão, com uma pequena festa a fantasia. Praticamente todos então, fantasiados de algum super herói, dançaram e se divertiram. 

Antes do encerramento das atividades da sexta-feira, foi realizado o tradicional Jogo do Chocolate,  onde todos também se divertiram bastante.

Por volta da meia-noite então foi dada ordem para todos se prepararem para dormir.  Uma restante de noite fria aguardava a todos, então todos muito bem agasalhados foram dormir e descansarem para as próximas atividades do sábado.


Atividades de Sábado de Manhã

Na madrugada de sábado, um susto, era quase 5 da manhã quando a chefia chamou a todos com os 3 apitos, foi aquela correria, em poucos minutos todos estavam em pé e as equipes em formação.  Ninguém percebeu que era apenas 5 horas da manhã.  Logo após a chefia informou que foi apenas um engano, e todos voltaram a dormir.  Por volta das 7h15min, todos começaram a acordar. Após a higiene pessoal, os integrantes do acampamento foram então para o café da manhã. Enquanto isto, os  lobinhos iam chegando com seus pais. Após todos chegarem, foi feito o hasteamento da bandeira.  Em seguida a chefia reuniu os líderes das equipes, para fazer a separação e integração dos lobinhos em suas equipes. Em seguida foi feita a chamada para formação com todos os integrantes das equipes já escolhidos.  Sem perder tempo, iniciaram-se então as bases valendo pontos da manhã de sábado, sendo elas:   Labirinto, Tira a Gol, Capitão América, Arqueiro Verde e Ponte de Corda.

O almoço de sábado preparado pela equipe da cozinha foi arroz, feijão, batata e carne picada com molho e saladas. 

Atividades de Sábado a Tarde

Na parte da tarde foram realizadas mais 5 bases valendo pontos, sendo elas:  Carrinho de Rolemã, Falsa Baiana/Crau, Transporte da Mumia, Heróis Famintos, Passagem no Tunel. No final da tarde, foi então feito o jogo de integração entre escoteiros e seniores, o Hihglander, enquanto os lobinhos também se divertiam com jogos com a Akela Rosane.  No início da noite, foi então destinado ao banho, preparação da fogueira do fogo de conselho e preparação das esquetes e canções.

 

Atividades de Sábado a Noite

O jantar de sábado foi massa, molho, galeto assado e feijão. Como as equipes tinham que preparar as esquetes, a limpeza da cozinha ficou a cargo da própria equipe da cozinha.

Após um tempo de indefinição, se iria ser fogueira ou lamparada, em virtude do frio do sábado a noite, ficou definido que o fogo de conselho aconteceria, na parte de fora, com fogueira, canções e histórias, e após todos iriam para o auditório onde seriam apresentadas as esquetes e palmatórias.

As esquetes foram realizadas no auditório, com muita imaginação, animação, diversão e integração.

Atividades de Domingo pela Manhã

A alvorada de domingo foi às 7h30min,. Após, todos foram para o hasteamento da bandeira e em seguida todos foram para o café da manhã  Após foi realizado o Momento de Espiritualidade. Em seguida iniciaram-se as bases do domingo que foram:  Aquamen, X Men / bicicleta, Sabão, O Incrível Hulk e Desafio do Ping Pong.

Para o almoço tivermos um delicioso churrasco, arroz, e batata e saladas. Após o almoço, foram então todos para o auditório , já preparando duas mochilas para o retorno para o  casa.  Após o almoço foi cantado Parabéns Para Você para a Margarete Quadros, que estava de aniversário, e não deixou por menos, presenteou a todos com uma torta, que  todos adoraram.

No início da tarde, todos já estavam colocando o Uniforme para o encerramento. Mais  tarde, todos já com uniformes, aguardavam ansiosos a última chamada da chefia contando pontos. Antes disto, foi feita também o Último Grito da Equipe para avaliação da chefia, valendo pontos.  Na última chamada valendo pontos, sendo a mais ágil e rápida na formação a Equipe Demolidor.

 

Promessas, Premiações e Encerramento

Todos então reuniram-se, junto ao pátio, onde estava hasteada a Bandeira Nacional, iniciou-se então o Encerramento do Acampamento de Inverno. Primeiramente foi feito a Promessa de duas Lobinhas, da Helen Schneider Picinini e da Gabrielle Fruett Schwertz, que após um bom tempo, com muita determinação e perseverança, conseguiram encerrar as provas e realizarem suas promessas. Chefe Pedroso e Akela Rosane fizeram o protocolo da promessa, a Helen teve como madrinha a lobinha Helena, e a Gabrielle teve como madrinha a própria lobinha Helen.  Os pais também participaram das promessas, entregando os certificados de promessa para as duas lobinhas.

Logo em seguida, o Chefe Beto fez a entrega de certificados, tratava-se de um importante certificado, a Insignia do Desafio Comunitário, que refere-se há um projeto realizado pelos Seniores André Reis, João Vitor dos Santos, Nathalia Pedroso e Paola Quadros Viana. Projeto referente há as atividades realizadas por um período de quatro meses junto ao Asilo São Vicente de Paula.

Após estas homenagem, chegou então o grande momento de divulgar a pontuação das equipes e então revelar a equipe vencedora do Acampamento. Após algum suspense, foi então divulgada a pontuação, ficando assim :

-Demolidor com 69 pontos, Mulher Maravilha, com 82 pontos, Wolwerine, com 85 pontos, Batman  & Robin, com 97 pontos, e a equipe vencedora foi a Equipe Spider Man, com 98 pontos, um a mais que a segunda colocada.

Antes de encerrar o relatório temos que salientar, com grande alegria, a excelente participação da equipe da cozinha, formado principalmente pelos adultos Marcio e Elisabete Schwertz, Marcio e Vera Duwe, e também ajudaram a Margarete Quadros, o Eliseu Rohr e  também o Virgilio Eckstein. Estes pais, mães e colaboradores do grupo,  que com grande  disposição, dedicação e alegria, foram incansáveis nas tarefas da cozinha. Uma grande palma escoteira para a incansável equipe da cozinha.

 

As Equipes :

DEMOLIDOR

Kauan  Santos
Nathalia Pedroso
Elias da Luz

Luiz Henrique de Rocco
Ana Laura Carvalho
Jean Carlos de Moura
Matheus Martins Amende

Helen Schneider Piccinini

 

 

SPIDER MAN

Leonardo Piovesan

Paola Quadros Viana

Gabriel Rohr

Gregory Soranzo Nol

Ronaldo Pereira da Silva

Maria Fernanda Rohr

Artur Schneider Piccinini


 

MULHER MARAVILHA

Matheus Pedroso

Eduarda Raiane Correa

Taylor Bugs Machado

Gustavo Rodrigues Bugs

Pedro Vidal Buhler

Ariel Diefenthaeler de Oliveira

Cassiano Betio Filho

Gabrielle Fruett Schwertz

 

WOLWERINE

Samira Baldo Pimentel

Emerson Barbosa dos Santos

Patrick Goulart Pavan

Leonardo Weisheimer

Daniel Eger de Melo

Juan Knopf da Silva

Vinicius de Oliveira Moura

Helena de Almeida Betio

 

BATMAN & ROBIN

Willian de Oliveira Moura

Andre Thomazi dos Reis

João Pedro Pereira

Amanda Raissa Tavares

Artur Kaufmann Scheffler

Gabriel da Paula Ries

Carolina de Oliveira Fabro

 

 

Pontuação das Equipes :

PONTUAÇÕES

         
 

DEMOLIDOR

SPIDER MAN

MULHER MARA.

WOLVERINE

BATMAN e ROBIN

           

FORMAÇÃO 01 15:30

1

4

2

3

5

FORMAÇÃO 02 7:00

3

2

1

4

5

FORMAÇÃO 03 c/lobos

5

2

3

4

1

FORMAÇÃO 04

5

2

4

3

1

           

20/jul

         

Base A -Homem Aranha

2

5

1

3

4

Base B -  Carregar bolinhas

1

4

5

3

2

Base C - das Cores

2

1

4

3

5

Base D -Bolinha no Balde

4

3

3

5

1

           

21/jul

         

Base 1 -Labirinto

2

1

5

4

3

Base 2 - ira ao gol

1

5

4

2

3

Base 3 - Capitao América

4

5

1

3

2

Base 4 - Arqueiro Verde

2

4

4

1

5

Base 5 - Ponte de Corda

2

5

3

1

5

           

Base 6 - Carrinho rolemã

1

3

4

2

5

Base 7 - Falsa Baiana Crau

2

5

1

4

3

Base 8 – Múmia

1

5

3

2

4

Base 9 - Herois Famintos

5

5

5

4

5

Base 10 - Tunel

1

4

5

4

2

           

22/jul

         

Base 11 - Aquamen

1

5

4

2

3

Base 12 - X Men - bicicleta

4

3

1

5

2

Base 13 - Sabão

5

2

1

3

4

Base 14 - Hulk

1

2

5

3

4

Base 15 - Ping Pong

4

3

3

1

5

           

Bandeirola

2

5

1

3

5

Esquete

5

5

5

5

4

Grito

1

3

2

4

5

Pizza

5

5

5

5

5

           

Desconto 1

-3

0

-4

-1

-1

Desconto 2

         

Desconto 3

         

acrescimos

0

0

1

0

0

           
 

69

98

82

85

97

PONTUAÇÕES

DEMOLIDOR

SPIDER MAN

MULHER MARA.

WOLVERINE

BATMAN e ROBIN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chefes, Pioneira, Diretoria, Pais e irmãos

Ângela de Oliveira Moura
Alisson Moura
Pedro Luis Pedroso
Carlos Alberto Dal Castel

Martin de Souza
Rosane Maria Bernardi
Salete Martins
Ana Sílvia Vidal (na sexta-feira)
Antonio Buhler
Margarete Quadros (no domingo)
Luciane Pedroso – (na sexta-feira)
Marcio Duwe
Vera Duwe
Virgilio Eckstein (no domingo)
Marcio Schuertz
Elisabete Schuertz
Teresa Weisheimer – (na sexta-feira)
Rafaela Pellenz
Samanta Martins
João Vitor dos Santos

Texto : Pedro Luis Sales Pedroso

Voltar