17/02/2018
Acampamento da Tropa Sênior
Acampamento da Tropa  Sênior  Aconcágua =  GECS == Fev  2018
 
Aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2018 o Acampamento na Propriedade  do Sr. Milton Winter, na localidade de Leão da Serra, interior de Coqueiros do Sul.
 
Saída e  Transporte
As 13h30min do  sábado, estavam todos na sede para a saída.  Após carregar as caixas de patrulhas e mochilas no ônibus do Paulo Vimes, partiram em direção ao local do acampamento.  Primeiro pelo asfalto até a localidade de Coqueiros do Sul, depois por estrada de chão até chegar na sede da propriedade do Sr, Milton.
 
Chegada no Local
A Chegada ao local foi por volta das 15 horas,  sendo que o ônibus não pode ir até o local onde ficaríamos acampados, então foi descarregado todo o material, e levado a pé até o local, numa longa e cansativa caminhada. Na frente, foi o filho do Sr. Milton, de moto, mostrando o caminho que deveria ser seguido pelos demais.  Durante a caminhada pelo mato, todos já puderam observar o belo local onde iriam acampar e aos poucos foram ouvindo o barulho ao longe da cascata que nos esperava.  Foi escolhido o local bem próximo a cascata, com um local onde a família do proprietário as vezes acampa também, com uma cabana que serviu de QG da chefia.
Algumas atividades e cerimônias foram realizadas em conjunto com as Tropas Escoteiras.
 
A Bandeira
Depois do descarregar todo o material, e escolhido o local onde cada patrulha ficaria pelos monitores João Pedro e Rafaela, foi dado sinal pelo chefe para o hasteamento da Bandeira.  Após foi passado avisos  e então liberados para aliviarem o uniforme e começarem a montar seus cantos.
 
 
Os Cantos de Patrulha e Reconhecimento do Local
Depois do reconhecimento do local de seus cantos,  as patrulhas foram limpando a área e montando os toldos, barracas, cozinha, etc.  Primeiramente os toldos pois uma chuva parecia que logo iria chegar, com nuvens pretas e trovões.  Menos mal que foi só a ameaça de chuva, passou e foi embora somente com uns pingos.
 
Por volta das 17horas e 30 min, foi liberado para o pessoal fazer o lanche e após, reconhecimento do rio e da cascata. No sábado, o pessoal foi somente na parte de cima da cascata. Foi muito divertido e bem legal poder usufruir daquele belo local, no começo parecia que a água estava fria, mais com o tempo o pessoal foi acostumando e ninguém mais queria sair da água.
 
Jantar
Após algum tempo do pessoal na água, retornaram todos para as seus cantos, para iniciarem então o preparo do jantar.  Conforme combinado na sede todas as refeições seriam elaboradas
Em fogo de chão(sem fogareiros). Para o Jantar foi definido que seriam pizzas e estas foram 
Confeccionadas no local. 
 
- Foi também passado uma instrução de preparo de batata assada recheada com ovo. O Chefe Pedroso e a Chefe Ângela demonstraram como fazer. Após foi entregue uma batata, um ovo e papel laminado, e todas as patrulhas deveriam fazer também este prato, além do que estavam fazendo. Após o jantar, foi apresentado então as batatas assadas feitas pelas patrulhas. E todas foram aprovadas e estavam bem deliciosas.
 
 
O Fogo de Conselho
Um pouco antes de iniciarem a preparação do jantar, o Chefe Martin e a Chefe Ângela informaram aos monitores o tema do Fogo de Conselho, que foi “O Super Herói Contra os Males da Tecnologia”. A fogueira foi preparada a tarde pelo Chefe Pedroso, chefe Martin e também pelo chefe auxiliar dos seniores, o chefe Antônio. Foi escolhido um local de certa forma longe do acampamento, um local alto da propriedade,  próximo a alguns pinheiros, num local muito bonito.  Após a fogueira acesa, todos puderam cantar, dançar, apresentar as esquetes sobre o tema escolhido, e se divertir bastante.  No encerramento então foi feito a cadeia da fraternidade e todos cantaram com muita emoção a Canção da Despedida.
Após o FC  foi realizada uma caminhada noturna pelas tropas escoteiras e a Tropa Sênior
Preparou algumas surpresas durante ao deslocamento dos escoteiros(as) .
Para finalizar o dia= já era domingo foi realizado jogo noturno.  Jogo aproximação ao Chefe,
E  estabelecido tempo de 40 minutos para se aproximarem  numa área delimitada previamente e  ao final do tempo  nem localizaram o Chefe e muito menos se aproximaram=ficaram com receio de subir o morro......... 
 
Alvorada e atividades da manhã
As 7 da manhã, a última equipe de ronda, com um bater de panelas, acordaram a todos no acampamento.  Após a higiene matinal, todos então começaram a preparar, cada patrulha em seu canto, reunindo-se para o café da manhã.
 
Aproximadamente as 8h30min, foi feito o hasteamento da bandeira e logo após um breve alongamento puxado pelo chefe Pedroso.
 
Por volta das 9 horas, foi realizado  um Momento de Espiritualidade, onde falaram algumas palavras voltadas a espiritualidade ligado a belo local. Todos então fizeram uma reflexão e uma oração particular aproveitando o belo momento. Foi conduzido pelas Guias Nathália e Samira ,
Mais os Escoteiros William e Rafaela.
 
Por volta das 9h40min, o Sr. Milton Winter, proprietário do local,  foi visitar o Acampamento. Recebido pelas chefias, após uma boa conversa, onde contou histórias desde que assumiu a propriedade e também de seu avô que construiu uma barragem que alimentou um moinho mais abaixo da cascata. Então após agradecimentos tanto da chefia como da diretoria, todos agradeceram  ao Sr. Milton através de uma forte e vibrante palma escoteira.
 
Em seguida,  a Tropa foi  dividida em duas equipes para realização de tarefas distintas,
Alguns sêniores e guias foram  montar uma latrina para completar especialidade de técnicas 
De Sapa.   O restante da tropa ficou encarregado de elaborarem  um “alarme de chuva” e 
Tentaram, tentaram....... e....... ficou para o próximo....
 
 
Banho de Cascata
Chego então o momento tão esperado. Após a atividades da manhã, foram todos para o rio novamente, agora na parte debaixo da cascata, para um refrescante banho.  Apesar das pedras, perigosas e escorregadias, todos entraram na água, dirigindo-se calmamente e com segurança até debaixo da cascata. Onde puderam se refrescar, brincar e se divertir neste belo local. Pelas fotos todos poderão comprovar que estava bem divertido.
 
Mais tarde chegou o Luiz Amarante e a Silvana, que também entraram na agua e foram se banhar debaixo da cascata.
 
Almoço
Depois de um bom tempo na cascata, todos se dirigiram até o local de seus cantos de patrulha e enquanto alguns iam preparando o almoço outros iam desmontando e  guardando os materiais utilizados no acampamento, como lonas, barracas e todo o material que não seria utilizado para o almoço. Conforme o cardápio proposto foi iniciado o fogo (.....)  e 
Como almoço foi elaborado  massa com molho = muitos complementos  e ficou muito
Bem elaborada. Também houve sobremesa= banana com canela  .
 
Enquanto isto, foi telefonado para o proprietário do ônibus, para avisar que um pneu traseiro do ônibus estava furado. Então o mesmo já avisou, que pela distância e pela dificuldade de achar uma borracharia próximo ao local, o retorno iria demorar.
 
 
Atividades da Tarde e Encerramento
Após o almoço, já pelo adiantado da hora, foi feito o transporte das caixas de patrulha até o local onde o ônibus estava, na sede da propriedade do Sr. Milton
Como o retorno iria demorar, foram todos novamente para o rio, agora somente para molhar os pés, aproveitando mais um pouco da água e para passar o tempo enquanto aguardavam a chegada do motorista do ônibus.
 
Depois de um tempo, foi então dado o sinal para o encerramento.
 
Foi feito então o arriamento da Bandeira Nacional. Após algumas palavras da chefia e também da diretoria, foi então declarado encerrado o acampamento, com os gritos das patrulhas.
 
Após um pente fino pelo local do acampamento, deixando o local mais limpo do que foi encontrado, foi então iniciado o deslocamento até a sede da propriedade, todos com suas mochilas e materiais de acampamento, já que as caixas de patrulhas já tinham sido levadas anteriormente,
 
Ao chegar na sede, foi constatado que o motorista ainda não tinha voltado com o pneu consertado. Ficamos então aguardando, pelo menos por mais uma hora até o retorno com o pneu consertado.
 
Por volta das 18h40 min, chegou o motorista, e após a montagem do pneu , podemos então iniciar o retorno, chegando na sede por volta das 20 horas, onde então os pais ansiosamente aguardavam a todos.
 
PARTICIPANTES:
Patrulha Kilimandjaro:   João  Vitor Santos,  Paola Vianna, Samira Pimentel, Leonardo Piovezan;
 
Patrulha  Kalahari:  André  Reis,  Matheus  Pedroso,  Patrick  Pavan;
 
Patrulha Everest:   Nathália  Pedroso,  Diogo Dal Castel, Elias da Luz, Emerson Santos;
 
Chefia: Carlos Dal Castel ;   Antonio  Buhler; 
 
Voltar