26/01/2018
Acampamento de Integração de Verão 2018

Acampamento Geral de Verão 2018

Nos dias 26, 27 e  28 de janeiro aconteceu o Acampamento Geral de Verão  2018 do Grupo Escoteiro Cônego Sorg. O local do acampamento foi na sede do Esporte Clube Flamengo na Colônia Dona Júlia, em Carazinho.

O Tema

O tema escolhido para este acampamento foi Cidades Sede da Copa do Mundo na Rússia. As equipes poderiam escolher o nome de uma cidade, um ponto turístico  ou personagem da história destas cidades...

A formação das equipes

Os líderes foram escolhidos dentre os sêniores, escolhidos uma semana antes do acampamento.  Juntamente com os líderes, foram escolhidos mais dois ajudantes que iram escolher o nome da equipe, o grito, o lema e montar a bandeirola. A bandeirola deveria ser  confeccionada antes do início do acampamento, sendo que os três integrantes da equipe escolhidos deveriam ajudar a montar a mesma. Também deveriam postar 3 vídeos no facebook demonstrando de como estava sendo confeccionada.  A bandeirola não precisava ser mostrada para as outras equipes antes do horário de apresentação das mesmas. O prazo para a entrega da bandeirola foi até às 22 horas da sexta-feira, dia 26, dia do inicio do acampamento.   Os demais integrantes das equipes foram escolhidos na quarta-feira, dia 24.

O nome das equipes escolhidos foram :  Hermitage, Kazan, Moscou e Pushkin.

Atividades da Sexta Feira

Na sexta-feira, às 18 horas, na sede do Flamengo, começaram a chegar os participantes do acampamento, escoteiros, seniores, chefes, diretoria e pais.  O material da sede que o grupo iria usar no acampamento foi transportado pelo Marcio Duwe, ajudado pelos seniores Kauan, Leonardo Piovesan e Elias.

Logo foi feito o hasteamento da bandeira nacional e enquanto isto o pessoal da cozinha montava o material que seria usado.

Minutos mais tarde, foi feito a primeira chamada geral, valendo ponto, foi aquela correria, tombos e inclusive a casinha de um cachorro do caseiro da propriedade foi  atropelada pelo Kauan. A Equipe que formou corretamente pela primeira vez no acampamento foi a Hermitage.

Mais tarde, foi feito um jogo no campo, Atacando as bases inimigas, com bexiguinhas.

Em seguida as equipes foram orientadas a montar os seus stands para a Apresentação Temática. No intervalo, antes de terminarem de montar os seus stands, foi servido um cachorro quente, preparado pelos pais que já estavam lá.

Na Apresentação Temática, cada equipe deveria montar um Stand, com as cores das cidades, monumentos  ou ponto turísticos escolhidos e também algum tipo de comida típica da Rússia.  Após o sorteio da ordem de apresentação, sendo a ordem começando pela Equipe Pushkin, que apresentou um prato chamado Batata Russa, com batatas chips, e  molho com calabresa e pimenta.  Depois a Equipe Kazan, apresentou um prato parecido com Strogonofe. Após a Equipe Hermitage apresentou pratos típicos da Rússia e um chá.  Por fim a Equipe Moscou, apresentou pão torrado com açúcar, chá de frutas vermelhas, canapés ( segundo pesquisa, nome francês, mas com origem Russa), e também Donuts e caramelos. Todas as mesas estavam decoradas com cores e fotos representando a cidade, personagem ou ponto turístico escolhido. Também alguns integrantes das equipes estavam caracterizados para a ocasião. Após as explicações de cada equipe, todos puderam saborear os pratos.

Mais tarde foi feito então a esperada apresentação das Bandeirolas.  Com um integrante de cada equipe responsável pela apresentação, as 4 equipes falaram da escolha, do material usado e da montagem de como foi feito as bandeirolas.  Sendo então finalmente feita a apresentação das Bandeirolas para todos os integrantes do acampamento. A Equipe Moscou ficou responsável por varrer o Salão e limpar a cozinha.

Logo após, foi então dada a ordem para que todos se preparassem para dormir, encerrando assim o primeiro dia do acampamento.

 

Atividades de Sábado de Manhã

No sábado, por volta das 7h15min, todos começaram a acordar. Após a higiene pessoal, os integrantes do acampamento foram então para o café da manhã. Enquanto isto, os  lobinhos iam chegando com seus pais. Após todos chegarem, foi feito o hasteamento da bandeira.  Em seguida a chefia reuniu os líderes das equipes, para fazer a separação e integração dos lobinhos em suas equipes. Em seguida foi feita a chamada para formação com todos os integrantes das equipes já escolhidos.  Sem perder tempo, iniciaram-se então as bases valendo pontos da manhã de sábado, sendo elas: Copa do Mundo, Chute no sabão, Campo Minado, Tiro ao Alvo com bexiguinhas e Arremesso de Peso.

O almoço de sábado preparado pela equipe da cozinha foi arroz, feijão, batata e carne picada com molho e saladas.  Após a equipe Kazan  cumpriu sua tarefa de limpeza da cozinha e varrer o salão. Logo após o almoço, todos os integrantes do acampamento foram para a montagem das barracas.  

 

Atividades de Sábado a Tarde

Na parte da tarde foram realizadas mais 4 bases valendo pontos, sendo elas: Meteoro Na Sibéria, Primeiros Socorros, Tiro de Canhão e Arremesso de Argolas. Após as bases, o tempo já se preparava para a chuva, então todos foram ajudar na montagem dos toldos.  No início da noite, foi então destinado ao banho, preparação da fogueira do fogo de conselho e preparação das esquetes e canções.

 

 

Atividades de Sábado a Noite

O jantar de sábado foi massa, molho, galeto assado e feijão. Como as equipes tinham que preparar as esquetes, a limpeza da cozinha ficou a cargo da própria equipe da cozinha.

Após um tempo de indefinição, se iria ser fogueira ou lamparada, em virtude ca chuva que vinha e parava, por volta das 22 horas iniciou o fogo de conselho, com fogueira, com várias esquetes e canções, preparadas pelas equipes. Na metade do fogo de conselho, começou a chover mais forte, então fomos para a aba do salão, onde foi dado continuidade ao Fogo de Conselho.

Encerrado o Fogo de Conselho, como chovia muito, todos foram para suas barracas  dormir.  No meio da madrugada, após fortes chuvas e vento, algumas barracas ficaram alagadas, então foi feito a mudança no meio da chuva e todos foram dormir no salão.

 

Atividades de Domingo pela Manhã

A alvorada de domingo foi às 7h30min,. Após, todos foram para o hasteamento da bandeira e em seguida todos foram para o café da manhã  A equipe Pushkin cumpriu com a tarefa de limpeza da cozinha e varrer o salão.  Em seguida iniciaram-se as bases do domingo que foram:  Chuva de Meteoros, Corrida na Sibéria, Tiro de Elástico e Kim Técnico.

Para o almoço tivermos um delicioso churrasco, arroz, moranga caraemelada e saladas. A equipe Hermitage ficou encarregada da limpeza da cozinha e varrer o salão.  Após o almoço, foram então todos para guardar as barracas, lonas e suas mochilas.

No início da tarde, todos já estavam colocando o Uniforme para o encerramento. Mais  tarde, todos já com uniformes, aguardavam ansiosos a última chamada da chefia contando pontos. O Chefe Martin e Chefe Rosane levaram todos para o campo para avaliar os gritos das equipes e a última análise das bandeirolas. Cada equipe ficou num canto do campo.  Após algum tempo, chefe Pedroso foi até o meio do campo e apitou 3 vezes, foi novamente uma grande correria. A equipe que formou em primeiro na última chamada do acampamento foi a Equipe Hermitage.

 

Promessa, Cruzeiro do Sul e Encerramento

A chuva já estava quase chegando novamente quando iniciou-se então o Encerramento do Acampamento de Verão. Primeiramente foi feito a Promessa do Gustavo Bugs, que após um bom tempo, com muita determinação e perseverança, conseguiu encerrar as provas e realizar a sua promessa.  Após, foi então entregue, para a Lobinha Taylany Werle, o tão sonhado Cruzeiro do Sul.  Após muitas provas, tarefas, também com muita determinação e apoio dos pais, conquistou está grande honraria.  Também, aproveitando o momento, foi entregue para a Paula, mãe da Taylany, uma lembrança do grupo, um troféu, já que a família Werle, está se mudando para o Mato Grosso, homenagem feita pela dedicação e participação da família junto ao Grupo Escoteiro Cônego Sorg.

Após estas homenagens, foi então feito a divulgação da pontuação das equipes no Acampamento, definindo-se assim a equipe vencedora.  Podem observar pelas fotos, postadas na galeria do site do grupo, que o nervosismo dos integrantes das equipes era grande antes da divulgação.  A pontuação ficou assim:  Equipe Pushkin, 59 pontos. Equipe Kazan, 63 pontos. Equipe Hermitage 64 pontos e a grande vencedora, Equipe Moscou, 69 pontos. Foi entregue um troféu para cada integrante da equipe vencedora, troféu este pirografado pela Salete e Samanta.

Antes de encerrar o relatório temos que salientar, com grande alegria, a excelente participação da equipe da cozinha, formado por vários pais e mães, que com grande  disposição, dedicação e alegria, foram incansáveis nas tarefas da cozinha. Uma grande palma escoteira para a incansável equipe da cozinha.

 

 

 

As Equipes :

EQUIPE HERMITAGE

JOÃO VITOR
NATHALIA

PAOLA
GABRIEL ROHR

LUIZ

WESLEY

TAYLAN

GABRIEL RIES

 

 

EQUIPE KAZAN

ANDRÉ

EDUARDA

SAMIRA

GUSTAVO BUGS

TAYLOR

RAFAELA

HELENA

CASSIANO

 

 

 

EQUIPE MOSCOU

MATHEUS

KAUAN

LEO PIOVESAN

ELIAS

ANA  LAURA

PEDRO LEITE

DANIEL

VINICIUS

JUAN ( ficou doente e foi  embora mais cedo)

 

EQUIPE PUSHKIN

LEO WEISHEIMER

PATRICK

WILLIAN

JOÃO PEDRO

GREGORY

LUCAS

PEDRO BUHLER

MARIA FERNANDA

CAROL

GABRIELE

 

Pontuação das Equipes :

PONTUAÇÕES

         
   

 

 

 

 

 

EQUIPES

 

HERMITAGE

KASAN

MOSCOU

PUSHKIN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BASES

           
 

BASE 1 -copa do mundo-chute  no sabao

2

1

4

3

 
 

BASE 2- Tiro ao Alvo

2

3

4

4

 
 

BASE 3 - Campo Minado

2

4

3

1

 
 

BASE 4 - Arremesso de Peso

3

1

4

2

 
 

Base 5 .Meteoro Caindo no fogo

2

3

3

3

 
 

Base 6 . Primerios Socorros

4

4

4

4

 
 

Base 7 - Tiro de Canhão

4

4

3

3

 
 

Base 8 . Arremesso de Argolas

1

3

4

2

 
 

BASE 9 .- Chuva de Meteoros

2

4

3

3

 
 

BASE 10 –  Corrida na Sibéria

3

4

1

2

 
 

BASE 11 – Tiro de Elastico

2

4

3

1

 
 

BASE 12  - kim Tecnico

4

3

4

3

 
 

Bandeirolas

4

4

4

4

 
 

Tematica

4

1

3

2

 
 

Gritos

3

2

3

4

 
 

 

 

 

 

 

 
 

Animação

3

3

4

3

 
 

Esquetes

3

3

3

4

 
             

FORMAÇÕES

formação 1 - SEDE

2

2

3

4

 
 

formação 2

4

1

2

3

 
 

formação 3 -

2

4

3

1

 
 

formação 4 -

4

3

1

2

 
 

formação 5 - 28/01 -tarde

4

2

3

1

 
   

64

63

69

59

 
   

 

 

 

 

 

 

Chefes, Pioneira, Diretoria, Pais e irmãos

Ângela
Alisson
Pedroso
Beto
Martin
Rosane
Salete Martins
Ana Sílvia
Antonio
Silvana
Flávio Bugs
Débora Bugs
Margarete Quadros
Luciane Pedroso
Marcio Duwe
Vera Duwe
Virgilio
Marcio Schuertz
Elisabete Schuertz
Márcia Bugs
Carine Mello
Vanderlei Mello
Teresa Weisheimer
Guilherme Bugs
Murilo Werner
Pedro Bugs
Rafaela Pellenz
Samanta

Texto : Pedro Luis Sales Pedroso

Voltar