23/09/2017
Acampamento da Alcateia GE Cônego Sorg
Para comemorar o Dia do Lobinho que se aproxima, a Alcatéia Cônego Sorg, realizou seu acampamento neste final de semana,dias 23 e 24 de setembro de 2017. O local escolhido foi o Parque Vali Albrecht, e o tema escolhido foi o fundo de cena da alcatéia  “Mogli, O Menino Lobo”.  Foram dois dias de intensas atividades e muita diversão.
 
Sábado à Tarde:
No sábado dia 23, as atividades tiveram início às 14 horas, com hasteamento à bandeira, momento de oração, e orientações das regras e como funcionaria o acampamento. Formadas as matilhas, como o tempo estava chuvoso as barracas foram armadas dentro do auditório que com um belo trabalho de equipe rapidamente foram erguidas e receberam colchonetes e pertences de seus ocupantes.
Como alguns já começaram a reclamar de fome, uma pausa para o lanche, só que desta vez para saborear a salada de frutas, os lobinhos tiveram que fazê-la, a base foi “Master Chef”, onde cada matilha recebeu uma sacola com as frutas: laranja, manga, maçã, banana e morango, e tiveram que fazer sua salada de frutas.
Depois de saboreadas as saladas de frutas, foi o momento de partir para o cumprimento das bases da tarde: Falsa Baiana, Subindo a Escada, Bolachas de Mel e Rastejamento. À tardinha uma pausa no corre-corre, para um momento de afetividade, todos sentados em volta da Fonte dos Desejos, receberam amuletos, e fizeram seus pedidos com muita concentração e fé, um dos amuletos foi guardado para que acompanhasse o Lobinho até o final do acampamento. 
 
Sábado à Noite:
Para o jantar o cardápio escolhido foi Arroz Carreteiro com salada. Depois do Jantar foi revelado aos lobos, o tema escolhido para as esquetes durante a Flor Vermelha, assim sendo as equipes deveriam representar um dos artigos da Lei do Lobinho, as duas matilhas foram brilhantes em suas interpretações, esquetes, palmatórias e canções. Os velhos lobos interpretaram a 1ª parte da história. Para encerrar a Flor Vermelha tivemos marshmallow assado na fogueira.
Para encerrar o sábado, tivemos uma sessão de cinema, aproveitando a oportunidade e preparação para futura atividade, assistimos o filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”, enquanto isso na cozinha, a Chefe Salete, preparou deliciosos pastéis, foram mais de 2 horas de filme, que acompanharam com muito interesse e atenção.
Por volta de 11h 30min, todos foram dormir em suas barracas, porém a conversinha continuou, enquanto alguns dormiam outras cochichavam e outros pediam silêncio.
 
Domingo pela Manhã:
No domingo pela manhã a movimentação das barracas começou antes das 7 horas, as atividades do dia iniciaram com uma corridinha e o alongamento. Bandeira Nacional novamente hasteada. Momento de Reflexão sobre a vida de São Francisco de Assis, e em silêncio ouvimos a Música “Oração de São Francisco”. O Café da Manhã foi bem reforçado, todos se alimentaram depois de um passeio pelo parque e alguma brincadeiras, o chamado para as bases da manhã: Estilingue gigante, caixa maluca, Acertar o Shere Khan, organizando as cores e para finalizar uma seção de artesanato “Leque com palito de picolé”. 
Como o dia estava quente, para refrescar foi improvisada uma piscina com lona e mangueira, enquanto isso na cozinha os pais de apoio preparavam o almoço, por volta de 13 horas foi servido galeto e linguicinha assados, saladas, maionese e farofa, para a sobremesa novamente salada de frutas, com as frutas que haviam sobrado do dia anterior. Depois do almoço foi o momento de desmontar o acampamento, materiais e barracas guardadas. Uma pausa nos trabalhos para saborear um delicioso sorvete oferecido pela Mãe do Lobinho Gabriel, neste momento alguns lobinhos já queriam saber qual a matilha que tinha vencido o acampamento.
?
 
A Promessa do Juan:
Antes dos resultados e encerramento do acampamento tivemos a Promessa do Lobinho Juan, com a presença de seus pais e avós, foi um momento muito relevante, pois quando um jovem ou adulto faz sua promessa é um momento glorioso para um Grupo Escoteiro.
O Encerramento e Premiação:
Todos os participantes sabiam que haveria uma matilha vencedora, chegando ao final do acampamento a pontuação estava empatada, e o primeiro lugar, foi decidido na última formação, por este ponto conquistado a matilha vencedora foi a Cinza e cada integrante recebeu como prêmio um Pin “Cabeça de Lobinho”. Também tivemos a premiação do Melhor Primo: Taylany Werle, do Melhor Segundo: Julie Olzleski, e dos dois Lobinhos que mais se destacaram durante o acampamento, considerando o momento de superação que tiveram foram premiados os Lobinhos, Samuel Machado e Helena Bettio. Mas quem ganhou mesmo foram todos os Lobinhos que participaram, ganharam muita experiência e aprendizado. 
Para encerrar o acampamento, todos os pais já estavam no local a espera de seus filhos, a bandeira arriada, feita a foto oficial do acampamento foi dado o
Caça-livre.
 
Umas e Outras:
- Na salada de frutas, quando a matilha pensou em colocar água, um lobinho apressado já havia derramado uns três copos de água, detalhe o lobinho comeu apenas as frutas e para tal colocou-as em um prato;
- Um Lobinho esperto, ao invés de descascar as laranjas, fez suco;
- Depois do filme ouviu-se: “Estou com medo”, medo de que “Medo do filme”;
- Os cavalos do Parque estão com saudade dos Lobinhos... ou será que aliviados? Em fim foram tantos quilos de capim e tanto corre-corre.
- Durante a noite, uma lobinha conversou com a professora, teve ronco(?), contrabando em uma barraca, e lanterna confiscada pela Chefia;
- No final do acampamento, na barraca de algumas Lobinhas, havia restos de guloseimas, mas os denunciados de contrabando foram os lobinhos, estranho...
- O “mascotinho” Murillo, participou das bases com muito esmero, conseguindo pontuações melhores que alguns lobinhos.
 
Participaram do Acampamento:
 
Matilha Cinza:
Maria Fernanda Bernardi Rohr (Prima)
Juan Kanopf dos Santos
Samuel de Souza Machado
Cassiano Leandro Bettio Filho
Julie Pastório Olzleski (Segunda)
 
Matilha Branca:
Taylany Werle (Prima)
Helena Bettio
Carolina de Oliveira Fabro
Mateus Martins Amende
Gabriel de Paula Ries (Segundo)
 
Mascotinho: Murilo Werle
 
Escoteiros de Apoio:
Gabriel Rohr
Pedro Henrique Buller
 
Chefia e Pais de Apoio:
Ana Paula Werle
César Augusto Amende
Eliseu Rohr
Lúcia de Paula Ries
Martin de Souza
Rafael Werle
Rodrigo Ries
Rosane Bernardi
Salete Martins
Vergilio
 
Voltar