21/01/2017
Acampamento Tropa Escoteira - Atti-Assu

Acampamento de Patrulhas das Tropas Escoteiras  -  Janeiro/2017

Aconteceu nos dias 21  e 22 de janeiro de 2017 o Acampamento de Patrulhas das Tropas Escoteiras do GE Cônego Sorg. O Local do Acampamento foi na Propriedade do Sr Delirio Delagostinho, na localidade  de Atti-Assu, próximo a Sarandi.  

Saída e  Transporte

As 13h30min do dia 21, estavam todos na sede para a sáida. O chefe Martin conseguiu uma Camionete com seu parente, e logo todos começaram a carrega-la com suas caixas de patrulha e materiais de acampamento.  O grupo disponibilizou uma Van, para o transporte, o que ajudou muito, e nela foi também as mochilas e materiais individuais dos escoteiros. Na Van foram 8 escoteiros, mais 3 com chefe Pedroso e mais 3 com Tales e Aline, pais da Hayla e Layza, O Alisson foi o motorista da Van; No carro da Chefe Ângela foi também a chefe Salete;

A Chegada no Local

A Chega ao local foi as 14h50min, sendo recepcionados pela esposa do proprietário. Após as boas vindas, os escoteiros fizeram uma pequena caminhada até o local do acampamento, enquanto chefe Martin e chefe Pedroso iam com seus veículos até o local.  Todos muito empolgados e maravilhados com o belo local.

A Bandeira

Depois do desembarque, e escolha pelos monitores dos locais de suas patrulhas, foi dado sinal pelo chefe para o hasteamento da Bandeira.  Após foi passado avisos e foram separados os cantos das patrulhas.

Os Cantos de Patrulha e as Belezas do Local

Depois de decidido o local das tropas e das patrulhas, alguns iam armando as lonas, cercando os cantos de patrulhas e preparado o fogo de chão, com grelha e pedras supervisionados pelo Chefe Pedroso, Chefe Angela e Chefe Martin. Outros pegavam água, e ajudavam na montagem do acampamento.

Foram montado 4 cantos de patrulha, da Patrulha Falcão, Patrulha Touro e Patrulha Coruja e Patrulha Tigre. No final da tarde, já estava então pronto os cantos de patrulha, cercados, com lonas, barracas prontas.

No local há um galpão, que foi usado como base da chefia. O local do acampamento ficou bem ao lado do rio Turvo, o que possibilitou além do belo local, ouvir o barulho do rio durante todo o tempo. Vários pássaros, borboletas, corujas e outros tantos animais sempre próximos ou junto no acampamento.

Por volta das 17 horas, saímos em uma caminhada pela propriedade, e num pequeno morro, no alto, foi realizado o jogo estrela, pela chefe Angela,

Em seguida, a Chefe Ângela passou uma instrução sobre “Afogamento”, demonstrando a todos as maneiras corretas de agir em caso de presenciarmos um afogamento.

Após, todos sabendo como agir, fomos finalmente até o rio, onde puderam então entrar na água e se divertir um pouco.  Foi amarrado uma corda em uma parte abaixo onde todos estavam, já que o rio tem um pouco de correnteza, sendo que Chefe Martin e Chefe Pedroso ficaram por ali caso algum escoteiro ou escoteira não conseguissem se segurar na correnteza, mas não foi necessário, todos estavam bem seguros.

Após um bom tempo na água, chefe Pedroso chamou a todos para voltarem para o local do acampamento, sendo que desta vez a o retorno foi por dentro do rio, todos se segurando em uma corda, pois muitas pedras e algumas lisas.

 

 

Jantar

Chegando no acampamento, as patrulhas então passaram a preparar o jantar  de sábado, onde se dedicaram nas suas comidas e também prepararem as esquetes e canções para o Fogo do Conselho. O jantar da chefia foi preparado pela Ch Salete.

O Fogo de Conselho

O tema do Fogo de Conselho foi “Preservação dos Rios”.  Após a fogueira pronta, todos reuniram-se em volta do fogo, onde puderem cantar, dançar, fazer esquetes, contar histórias e aproveitar a noite estrelada, muito bonita, e naquele belo lugar, foi muito divertido. A escoteira Samira ajudou a acender o fogo.

Noite Linda, apesar da lua não ter apareceido

Após o fogo do conselho, saíram todos em uma caminhada noturna, pela estrada que passa pelo local, onde chefe Pedroso contou a história dos desbravadores que passaram pela região, e dos índios também. No retorno parece que alguns estavam um pouco assustados com as histórias, pois quem estava já no acampamento ouviu os gritos, de longe......

Após o retorno, foi cantado Parabéns a Você para a Chefe Salete, que estava de aniversário na sexta-feira. E a Chefe Salete, para comemorar com todos, levou uma Torta de Bolacha, que estava muito boa, pois todos pediram mais um pedaços.

Os escoteiros ficaram encarregados da ronda noturna e de deixar o fogo aceso até a manhã.

Alvorada e atividades da manhã

A alvorada foi às 7h45min da manhã, todos acordaram e foram ao lado do fogo, e logo foi aquecida agua nas patrulhas para o café da manhã, A chefe Salete aproveitou o rio para banhar-se logo cedo. Chefe Angela e Chefe Martin puxaram um alongamento junto aos escoteiros.

Por volta das 9 horas, Chefe Jota e Chefe Regina chegaram ao local.  Logo em seguida, tivemos o Momento de Espiritualidade, em que os escoteiros Matheus Pedroso, Pedro Auler Leite e Samira Baldo Pimentel, que prepararam o local próximo ao rio, onde disseram belas palavras e após algumas orações e manifestações. No mesmo local, Chefe Regina entregou para a Escoteira Samida Baldo Pimentel o certificado de Ação Comunitária.

Logo após, os chefes Pedroso e Chefe Martin passaram uma instrução sobre pesca em rio. Explicaram os melhores lugares para se pescar em um rio, cuidados e também como preparar o anzol. Após, dirigiram-se para o rio novamente, onde todos puderam então por em prática o que foi aprendido.  Somente o Chefe Martin e a escoteira Milena pegaram peixes, que eram tão grandes que desapareciam na mão.

Logo após foi liberado novamente para entrarem no rio para se divertirem. Chefe Martin encheu 2 câmaras de ar e todos puderam descer as correntezas do rio, sempre protegidos com coletes salva vidas e alguns com capacetes.

Almoço

Depois de muito tempo na água, voltaram todos para o acampamento para então preparar o almoço.  Enquantos alguns ajudavam na preparação no almoço em suas patrulhas, outros já iam guardando os materiais e desmontando o acampamento.

 

Encerramento e retorno

Depois de tudo já arrumado e guardado na camionete, foram novamente até o morro para mais alguns jogos  mas alguns estavam muito cansados que nem fizeram muita questão de jogos.

Retornamos então para o local do acampamento, para o encerramento. Chefe Pedroso fez um agradecimento a toda família proprietária do local, já que estavam lá o Sr Delirio, seu filho, filha e nora. Sr Delirio colocou a disposição o local para futuros acampamento do grupo. Feito o arriamento da bandeira foi feita pelos escoteiros Gustavo Bugs e Leonardo Piovesan.  Após os gritos das patrulhas e das tropas, todos se encaminharam para a Van, e carros retornando para a sede.

O acampamento foi organizado pelo Ch. Pedroso, Ch Angela e Chefe Martin.

 

Umas e outras:

- Na ida para o acampamento, próximo a Segredo, o camburão da Patrulha Touro voou da camionete;

- Faltou sal neste acampamento ; .

- O Matheus Pedroso viu vagalumes pela primeira vez, diz ele......

- Patrick, Rafael, Leonardo, Matheus, Willian protegidos do sol, com chapéus, mas primeiro uma rápida conferida no visual no banheiro da sede.

- Gabriel Rohr, Pedro Leite e Layza sempre muito solicitados pelos seus companheiros de patrulha.

- Salete de aniversário, teve Torta de Bolacha;

- Camily e Hayla não estavam muito afim de entrar no rio;

- Chefia pegou a carne da Patrulha Coruja por engano, que não gostou muito do ocorrido;

- A Camily foi a cobaia na instrução de afogamento;

- Após o banho de rio no sábado, chefe salete esperou todos com uma panelada de milho cozido, vindos da propriedade do Virgilio em Não Me Toque.

- Pedro Leite e Layza estrearam muito bem no primeiro acampamento como escoteiros, apesar da Laysa  ter levado alguns sustos no sábado a noite;

- O que o Barden estava usando ??  Uma Pantufa ????

- O Leo Piovesan salvou o capacete do Chefe Martin, a correnteza o levou até a ilha, o resgate foi fotografado pela chefe Angela;

- Muitas borboletas no local;

- A Patrulha Touro, principalmente o Patrick quase não dormiu pelo barulho de algum bixo no mato, próximo as barracas;

- Chefe Salete acordou domingo e foi para o rio banhar-se, levou junto sua escova de dentes;

- Noticia triste, a morte trágica de uma família inteira, avós, tios, sobrinhos, etc...etc...  ( aranhas que moravam na casinha próximo a patrulha Touro );

 

Formação das Patrulhas

Patrulha  Coruja
* Samira Baldo
* Hayla Lima
 

Patrulha Tigre
* Milena Rauber
* Layza Amaral
* Camily Vitoria dos Santos

Patrulha Falcão
* Gabriel Barden
* Rafael Costa
* Gustavo Bugs
* Pedro Leite

Patrulha Touro
* Matheus Pedroso
* Gabriel Rohr
* Leonardo Piovesan
* Patrick Goulart Pavan
* Willian Moura
 

Chefia, diretoria e pais
* Pedroso
* Angela
* Martin  
* Salete
* Jota e Regina (domingo pela manhã)
* Luciane Pedroso
* Alisson (domingo pela manhã)
* Lobinho Vinicius

por Pedro Luis Sales Pedroso

 

 

 

Voltar