19/11/2016
Acampamento Tropa Escoteira

Acampamento de Patrulhas das Tropas Escoteiras – Novembro 2016

Aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro de 2016 o Acampamento de Patrulhas das Tropas Escoteiras do GE Cônego Sorg. O Local do Acampamento foi na Propriedade do Sr Jorge Gerhke, próximo a localidade São Bento.

Saída e  Transporte

O deslocamento até o local foi feito de carro, pelos pais. Saida foi as 14 horas.

O Local

No local, após passarmos por 3 porteiras, chegamos no local do acampamento.  Um local muito bonito, muitas árvores, campo, mato, rio, e também outras formas de demonstração da natureza, que  mais abaixo será contado.

A Bandeira

Depois do desembarque, e escolha pelos monitores dos locais de suas patrulhas, foi dado sinal pelo chefe para o hasteamento da Bandeira.  Após foi passado avisos e foram separados os cantos das patrulhas.

Os Cantos de Patrulha

Depois de decidido o local das tropas e das patrulhas, alguns iam armando as lonas, cercando os cantos de patrulhas e preparado o fogo de chão, com grelha e pedras supervisionados pelo Chefe Pedroso, Chefe Angela e Chefe Martin. Outros pegavam água, madeiras para o fogo de chão.

Foram montado 3 cantos de patrulha, da Patrulha Falcão, Patrulha Touro e Patrulha Coruja.
No meio da tarde foi feito uma caminhada de reconhecimento pelo local do acampamento, onde todos puderam conhecer melhor o mato, os campos e o rio.

No final da tarde, já estava então pronto os cantos de patrulha, cercados, com lonas, barracas prontas.

Sêniores
No meio da tarde apareceram os seniores, estavam indo para Passo Fundo.  Dois foram até o acampamento,  Diogo Dal Castel e o Leonardo Weisheimer.  A chefia já sabia que eles viriam, mas nem eles e nem o restando dos escoteiros sabiam, que os dois seriam homenageados, pelo tempo que participaram como escoteiros, sendo aquela tarde a despedida oficial dos dois da troca escoteira.

Mas tinha mais surpresas, o Presidente Jonatham Kemerich, que foi até o acampamento acompanhando o Diogo e Leonardo, falou que não seria a despedida somente dos dois, pois mais um teria que se despedir também. Então foi chamado o escoteiro Andrew Pires, que então despediu-se da tropa escoteira, de seus companheiros de muitas atividades e aventuras, partindo juntamente com o Diogo e Leonardo.  O chefe Pedroso acompanhou os três até uma das porteiras, despediu-se deles e um a um, atravessaram um caminho rodeado de arvores, até chegarem na inicio da propriedade onde a Tropa Sênior, liderada pelo Chefe Beto, os aguardavam e fizeram uma bela recepção.

O Andrew Pires, retorno mais a noite, para continuar no acampamento juntamente com a tropa escoteira.

Jantar

As patrulhas então passaram a preparar o jantar  de sábado, onde se dedicaram nas suas comidas e também prepararem as esquetes para o Fogo do Conselho. O jantar da chefia foi preparado pelo Ch Martin e Ch Angela.

 

 

O Fogo de Conselho

O tema do Fogo de Conselho foi “Um Super Heroi Escoteiro”.  Após a fogueira pronta, todos reuniram-se em volta do fogo, onde puderem cantar, dançar, fazer esquetes, aproveitar a noite estrelada, muito bonita, e naquele belo lugar, foi muito divertido, teve até uma sessão de piadas.

Noite Longa

Após o fogo do conselho, saíram todos em uma caminhada noturna, praticamente por toda a área do acampamento, pelo mato, pelos campos.  No campo, foi feito um jogo de percepção noturna, onde teriam que se deslocar no escuro após uma sinhá de luz do chefe.

Como a grama estava muito úmida, devido ao sereno, logo voltamos para a base do acampamento, onde todos então reuniram-se em volta do fogo.

Após o chefe Pedroso ensinou há alguns como jogar palitinho, pois  muitos nunca tinham jogado. Foram várias partidas, Até que o sono bateu, e alguns foram dormir, o Gabriel Rohr, pela patrulha lobo e a Daiana Ketter pela patrulha coruja. 

Visita inesperada

Enquanto todos combinavam sobre a ronda noturna, eis que surge uma visita inesperada, um Graxaim apareceu no acampamento, e foi cheirando e fuçando por todos os cantos de patrulha.  Ninguém quis assusta-lo pois estavam muito admirados com o bichinho.  Pois ninguém mais quis dormir, todos ficaram fazendo ronda, ainda mais que além do Graxaim, outros barulhos, de outros animais rodeavam o acampamento.   Muitos não dormiram para ficar admirando o Graxaim, outros por medo dos barulhos na mata.  Tanto é que amanheceu o dia, e tinha escoteiro deitado dormindo ao lado da fogueira.

Alvorada e atividades da manhã

A alvorada foi às 8 da manhã, todos acordaram e foram ao lado do fogo, e logo foi aquecida agua nas patrulhas para o café da manhã, Chegaram ao acampamento o escoteiro Willian e mais seu pai Alisson e o lobinho Vinicius, acompanhando os mesmos.

Logo em seguida, tivemos o Momento de Espiritualidade, em que o escoteiro Gabriel Barden e a escoteira Samira Baldo, prepararam embaixo de uma linda árvore, pitangueira, com alguns ornamentos ligados ao escotismo.  Após alguma orações e manifestações, todos voltaram para o acampamento.

Logo após, os chefes Pedroso, Martin e Angela fizeram um Jogo baseado no Código Morse, que foi enviado pelo Chefe Jota, que não pode participar deste acampamento. A Patrulha vencedora foi a Patrulha Falcão, em segundo a Patrulha Lobo e terceiro a Patrulha Coruja.

Instrução de Comida Mateira

O Presidente Jonathan Kemerich, preparou uma bela instrução de Comida Mateira para os escoteiros. Foi mostrado e feito vários pratos, como arroz na caixa de arroz, lasanha na caixa de arros, ovo no espeto, ovo no barro, pão caçador, maça caramelada, entre outros.  Todos puderam ajudar e experimentar estes pratos que como o Kemerich falou, são pratos fáceis e simples de fazer no acampamento, basta começar a fazer e praticar.

Almoço

Em seguida, inspirados pela instrução, todos começaram imediatamente a preparar o almoço, tods fizeram pratos rápidos para poderem almoçar logo, começar a desmontar o acampamento e ainda aproveitar alguns momentos da tarde. O almoço da chefia foi preparado pelo Ch Martin e Ch Angela.

 

Banho de Rio

Por volta das 14h30min, todos foram em direção ao rio, pois todos esvam ansiosos para aproveitar pelo menos um pouco a agua do belo rio que tem próximo a mata do acampamento.

Antes, foi feito um jogo, em que quem tinha um bastão poderia bater a vontade naquele que lhe entregou antes de ele escapar. Após o aquecimento, todos foram então para o rio, onde se divertiram bastante por uns 20 minutos.

O retorno

Foi então desfeito o acampamento, tudo guardado, pente fino na mata e material pronto para a chegada dos pais que viriam buscar os escoteiros.

O arriamento da bandeira foi feita pelos escoteiros Gabriel Barden e Andrew Pires..

O acampamento foi organizado pelo Ch. Pedroso, Ch Angela e Chefe Martin.

 

Umas e outras:

-  a Patrulha da Samira trocou 3 vezes de lugar, fugindo das aranhas.

- Na tarde de sábado, muitos mosquitos ....e aranhas.....

- Prirmeiro acampamento de mato do Andrew Pires, e último com a Tropa Escoteira.

- O rocambole da Patrulha Lobo, caiu no chão, voltou para grelha, caiu no chão, voltou para a grelha, caiu no chão, voltou para a grelha, caiu no chão .................................

- O Graxaim que apareceu no acampamento, pelo jeito não estava sozinho, isto é que dizem os escoteiros que ficaram a noite toda acordados com a lanterna girando para todos os lados, dizem que escutavam barulhos.....

- Teve escoteiro que preferiu dormir ao lado da fogueira do que na barraca no seu canto da patrulha, vai que o Graxaim aparecesse por lá....

- A patrulha Falcão caprichou no cardápio,

Formação das Patrulhas

Patrulha  Coruja
* Samira Baldo
* Hayla Lima
* Daiana Ketter

Patrulha Falcão
* Gabriel Barden
* João Pedro
* Willian Moura ( domingo de manhã)
 

Patrulha Lobo
* Matheus Pedroso
* Gabriel Rohr
* Andrew Pires
 

Chefia, diretoria e pais
* Pedroso
* Angela
* Martin  
* Kemerich (domingo pela manhã)
* Alisson (domingo pela manhã)
* Lobinho Vinicius(domingo pela manhã)
* Ch Margarete (domingo a tarde)
* Sandro Pires (domingo a tarde)

por Pedro Luis Sales Pedroso

 

Voltar