01/10/2016
Bivaque da Alcateia

No sábado, dia 1º de Outubro, os lobinhos fizeram intensas atividades.

Foi um Bivaque na Granja Capão do Leão, administrada por Luiz Fernando Pasquetti.

Como a família e amigos seguidamente se reúnem lá nos finais de semana, o local foi antecipadamente reservado.

O transporte foi realizado pelos pais.

 

Chegando no local, os materiais foram separados e levados até o galpão, onde está instalada a cozinha.

Os lobinhos já conhecem muito bem de tantas vezes que já acamparam no Capão do Leão, mas chegando lá, uma surpresa daquelas. O Galpão estava totalmente reformado. Ficou muito legal e aconchegante.

100 Anos do Lobismo no Brasil

O objetivo do Bivaque foi o cumprimento da 4ª etapa das atividades dos 100 Anos do Lobismo no Brasil. E para cumprir esta etapa, a Alcateia renovou a promessa de lobinho. A Cerimônia de Renovação da Promessa dos Lobinhos foi feita lá embaixo no mato, com a coordenação da ch. Rosane.

Agora a mandala está completa. Isso porque o distintivo comemorativo é composto por quatro partes que, reunidas, formam uma mandala. Muito bonito, mas grande.

MutCom

Os velhos lobos aproveitaram o bivaque e desenvolveram atividades do MUTCOM, cujo tema deste ano é a Diversidade. Foram realizadas atividades de acordo com o tema. Assim, os Lobinhos foram separados em duplas, tendo como critério diferença física. Assim, um alto compôs dupla com um mais baixinho... Na primeira etapa, um lobinho da dupla tinha os olhos vendados e era conduzido pelo outro Lobinho por um caminho que lhe era desconhecido. Após o condutor tornou-se conduzido e, com os olhos vendados, percorreu um trajeto diferente sendo conduzido por seu par. Os Lobinhos foram conduzidos por caminhos íngremes e pedregosos até chegarem no mato. Essa atividade visava mostrar aos Lobinhos a dificuldade de deslocamento para as pessoas portadoras de deficiência visual.

No mato, com as mesmas duplas antes formadas, uma parte dos Lobinhos entrava no mato e escondia-se; a outra parte tinha de entrar no mato e encontrá-los sem chamá-los. Após, inverteram-se os papéis. Essa atividade visava mostrar a dificuldade de comunicação das pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Por fim, os Lobinhos percorreram um pequeno trecho utilizando apenas a perna esquerda, após a direita, apoiados em sua dupla. Após, foram invertidos os papéis. Essa atividade serviu para mostrar a dificuldade de deslocamento para as pessoas com deficiência física.

No encerramento da atividade, foi feita uma pequena avaliação com os Velhos Lobos e os Lobinhos concluíram que são muito privilegiados.

Jogos

Foi preparada uma grande pista de enigmas. Os Lobinhos foram separados em duas equipes e cada equipe recebeu o primeiro enigma que os mandou para pontos diferentes.

Em cada ponto havia um enigma, que depois de descoberto orientava os lobinhos para outro ponto até o final da pista, que iniciou na sede da Granja, reuniu as duas equipes e levou os lobinhos pelo campo, depois para o mato, remetendo-os novamente para o início da pista na sede de Granja.

Muita correria e muita cabeça esquentando para descobrir os enigmas.

Quando chegaram no final, havia o tesouro, que eram pacotes de Bis.

Quando encontraram o tesouro, tinha o último enigma, que era Praticar o Artigo nº 2 da Lei do Lobinho.

Depois de pensar um pouco, os lobinhos começaram a repartir os Bis com todos os presentes – crianças e adultos.

A Cozinha:

Regada a muito papo e chimarrão, a equipe da cozinha preparou galeto assado, arroz branco e salada.

O Juliano, capataz da granja, puxou os pelegos e ficou ali o tempo todo, papeando com o pessoal. Foi uma manhã muito divertida na cozinha, com muitas histórias.

O Bolo.

O Bivaque foi no dia em que o GE Cônego Sorg completou 5 anos, e não poderia faltar o bolo de aniversário. O presidente Kemmerich trouxe um bolo. Depois de discursos, palma escoteira etc, o bolo foi rapidamente devorado pelos lobinhos.

Umas e Outras (ou melhor, só lembrei de uma)

Quando chegamos no local a ch Rosane, de tão feliz que ficou, pulou a porteira e logo se ajoelhou para agradecer. Quê? Nada disso. Ela polou a porteira de frente e levou um tombo de joelho.

Participantes

Lobinhos

Cassiano Bettio Filho

Daniel Eger de Mello

Ethiele

Gabriel Correa Mattioti

Gabriel Henrique Gonçalves Oliveira

Igor de Vargas Saldanha

Julie Pastório Olsieski

Laysa Maria de Lima

Luiz Gervásio Leite Filho

Maria Fernanda Bernardi Rohr

Matheus Martins Amende

Nayani Diefenthaeler de Castro

Pedro Vidal Bühler

Samuel de Souza Machado

Samuel Eduardo Goulart

Taylany Werle

Escotistas e Apoio

Ana Paula e Rafael Werle

Ana Silvia Vidal

Antonio Marcos Bühler

Felizardo Sauthier

Marlene Cólvero

Regina Sincas

Rosane Bernardi

Voltar