03/09/2016
Acantonamento Tropa Escoteira Parque da Várzea

 

Dias 03 e 04 de setembro de 2016

Este acampamento já foi cancelado duas vezes em razão do mau tempo. 

Desta vez, logramos São Pedro, e por iniciativa da ch. Regina foi reservado o Parque da Várzea para hipótese de tempo chuvoso. São Pedro não deu trégua mais uma vez e mandou uma chuvinha fininha que não pode ser realizado no mato escolhido. Utilizamos o Plano B e acantonamos no Parque da Várzea.

O transporte

Cada escoteiro providenciou seu transporte, com ou seus pais ou com carona. Chegando no local, tudo foi descarregado e os pais liberados.

As refeições

Como não havida possibilidade de fazer fogo de chão, as refeições foram preparadas por patrulha. Comida de panela em fogareiro.

Falcão/Raposa – Pizza de queiro e calabresa. Massa preparada na hora. Sobremesa torta de bolacha. No domingo espetinho de frango, gado, porco, coração. Mousse de morango.

Lobo – Bolo de carne. No domingo massa com molho de queijo e almôndegas.

Touro – Bife de frango, massa com molho calabresa. No domingo massa com queijo e sobremesa fundee de chocolate e frutas.

Coruja – coração e arroz, sobremesa panqueca recheada de chocolate . No domingo, massa à bolonhesa e queijo.

Águia/Tigre – Arroz com carne de panela e coração e sobremesa mousse de morango.  No domingo massa massa à bolonhesa.

Chefia – Galinhada no sábado e carreteiro no domingo.

As comidas foram todas preparadas com muito cuidado na higiene, com bom tempo de cozimento. Todas foram feitas com supervisão  da chefia e ficaram excelentes e em boa quantidade. Se deu bem a chefia que  “  teve” de experimentar, porque valia premiação.

As instruções

Durante o acantonamento teve  algumas instruções:

-  de uso e manuseio de facão, corte de taquara, cuidados com facão em caixa de patrulha, como guardar e conservar. Em seguida, instrução sobre as primeiras providências  cortes e ferimentos causados por corte de facão.  

- talha: o que é, para que serve e  montagem  da talha e em seguida teve instrução de como guardar grandes cabos e cordas grandes.

- linguagem em códigos: Explicações de Zenit Polar e na sequencia jogo em zenit polar.

Os jogos

Foram realizados: Jogo da Memória, Deslocamento da Pirâmide de Cones, Ping Ping Ping Pong, Escalpe, Caçador, Bastão Elétrico, Kim voador, Jogo do Copo, Chocolate.

A lamparada

Conduzida pelo ch. Pedroso. Em razão da adaptação de todo o programa da atividade, o tema escolhido foi O Escoteiro é Alegre e Sorri nas Dificuldades. Foram feitas esquetes com o tema e esquetes livres, além de várias canções, sendo fechada a Lamparada com a tradicional Canção da Despedida.

Depois da lamparada, foram feitas duas rodadas muito divertidas do jogo do chocolate.

Assembleia de Tropa e Corte de Honra.

Como estava chovendo, impossibilitando de caminhada noturna, foi realizada a Assembleia de Tropa com todos os escoteiros presentes, e depois foi feita a Corte de Honra para decidir o futuro das patrulhas em razão da passagem para sênior dos monitores Léo e Diogo.

Amanhecer

Na alvorada, que o correu às 7:40, todos participaram do alongamento puxado pela ch. Regina. Na sequencia café da manhã e depois a bandeira.  Na Bandeira foi apresentado o novo adulto integrante da tropa escoteira. Martin Souza que irá começar auxiliar a chefia escoteira e depois irá fazer cursos. Durante a manhã foram realizados os demais jogos até o horário do almoço.

O momento de espiritualidade

Foi organizado na parte da manhã pelos escoteiros Barden e Raul com muita criatividade. As velas deram um toque místico com as cruzes feitas com bloquinhos de madeira.

Promessa:

A chefe Ângela Moura prestou sua Promessa Escoteira. Foi uma cerimônia muito bonita, realizada na presença de seus filhos Vinícius e  escoteiro William além de seu esposo Alisson. Chefe Ângela: Bem vinda a Grande Fraternidade Escoteira. A madrinha da  ch. Ângela foi a ch. Regina, que colocou o lenço de Promessa muito emocionada. Foram guardas da Bandeira Barden, Julia e Milena.

Antes da Promessa foi anunciado o nome do Martin como novo integrante da equipe de adultos e também foram entregues os certificados e distintivos da Corrida de Orientação.

Lis de Ouro

Na presença dos pais e avós maternos, foi entregue a Lis de Ouro do escoteiro Michel Dengaten Röhrig.  Michel não participa mais do nosso grupo escoteiro, mas como as provas e a conquista foram concluídas quando ele ainda era do Cônego Sorg, a entrega foi feita por nós. Esta é a 10ª Lis de Ouro entregue pelo Cônego Sorg nestes 5 anos de existência. Foi uma cerimônia marcada pela emoção em razão do pronunciamento do Kemmerich e das circunstâncias que levaram o Michel a deixar o Cônego, mas também foi uma bela oportunidade do Michel participar da ferradura com seu antigo grupo escoteiro.

Esclarecimento: O processo dessa  Lis de Ouro foi encaminhado no mês de fevereiro deste ano para a UEB Regional. Por esquecimento de algum funcionário deles, não foi remetido para a UEB Nacional. Quando foi notado o erro, a UEB encaminhou às pressas o processo da Lis de Ouro para a UEB Nacional, todavia, o nome do grupo escoteiro veio errado no certificado e tiveram de fazer tudo novamente, e ficou pronto em agosto (6 meses). Depois disso, o acampamento escoteiro foi adiado por duas vezes por causa das chuvas, o que atrasou mais um pouco a entrega. Finalmente, neste final de semana o Michel pode colocar as mãos no seu tanto almejado distintivo especial Lis de Ouro. Parabéns Michel.

As Equipes:

Como estamos em época de eleições, a escolha dos líderes foi feita da forma mais democrática possível. Os escoteiros votaram secretamente nos monitores que gostariam que fossem líderes de equipes. Os escolhidos foram Raul, Milena, Julia e Barden. Os líderes escolheram o nome de suas patrulhas da sede para o nome das equipes, que ficaram assim compostas:

Equipe pt Falcão – 2º lugar

Gabriel Barden (líder)

Camilly dos Santos

João Pedro Ribeiro

Leonardo Piovezan

Milena Rauber (vice)

Equipe pt Águia – 4º lugar

Julia Vieira (líder)

Leonardo Weissheimer

Andrew Pires

Gustavo Bugs

Wiliam Moura

Equipe pt Lobo – 3º lugar

Raul Jordani Pereira (líder)

Rafael Costa

Lauro Silveira

Luíza Witte da Rosa

Equipe pt Coruja – 1º Lugar

Samira Pimentel

Daiana Ketter

Gabriel Rohr

Kauan dos Santos

Matheus Pedroso

Chefia/Direção

Ângela Moura

João Kressin

Jonathã Kemmerich

Margarete Pires

Martin Souza

Pedro Pedroso

Regina Sincas

Ajudantes , visitas e avaliação das refeições

Alisson Moura

Andressa Ribeiro

Gustton Ries (Sênior)

Sandro Pires

Tauana Lira (Guia)

Apesar de todos os contratempos: chuva e mudança de planos, a atividade foi muito produtiva, na qual os escoteiros tiveram instruções, jogos, reuniões, corte de honra e um bom tempo para desenvolver a gosto por fazer comida. Além disso, a promessa da ch. Ângela, o começo da vida escoteira do Martin e a Lis de Ouro do Michel. Uma ótima atividade.

Fazer comida boa, diferente, bem elaborada e gostosa num cantinho de pavilhão, em fogareiro, agachados e com poucas panelas e utensílios de cozinha é um desafio para qualquer pessoa, mas............

o Escoteiro é Alegre e Sorri nas Dificuldades.  

Parabéns Tropa Escoteira e chefia envolvida.

UMA E OUTRAS

- No Fogo de Conselho o Raul foi buscar a ch. Regina para participar da canção do trem e atropelou uma cadeira. Um tombo tão grande que parece que ia mais parar de cair.

- Logo atrás dele veio o Andrew, buscar o ch. Jota. Mais um atropelamento de cadeira, e dos grandes.

- O ch. Pedroso levou um tubarão na atividade. O Vini passou o tempo todo brincando com o tubarãozinho. Foi prá casa e voltou com uma tartaruga ninja. Não sossegou enquanto não fez a troca. Feliz da vida com seu novo brinquedo. O Tubarão. Mas a tartaruga ninja amanheceu na casa do Martin. Que confusão.

- Enfim descobrimos como a alça da nossa Bandeira foi cortada.

- Já ouvi falar em “esconder o jogo“, mas o ch. Pedroso inovou... “escondeu o gás”.

- Um escoteirinho novo dormiu muito bem, mas quem táva por perto no canto de patrulha não dormiu nada bem. Um pum atrás do outro.

- Alguém extraviou o controle do portão do Parque. Uma turma de pais querendo sair. Uma hora depois terminou as duas rodadas do jogo do chocolate. Enfim acharam o controle embaixo da lona do jogo. Como foi parar lá?

- Muito contrabando confiscado na Inspeção de Gilwell.

Voltar