16/07/2016
MUTECO 2016 - Lobinhos

No dia 16 de julho de 2016, a Alcatéia Cônego Sorg realizou o Bivaque “Rally na Jangal”, no qual os lobos participantes aprenderam que com pequenas ações preservam o Meio Ambiente.

Esta atividade que celebra os 100 anos do Lobismo no Mundo e também integra o MUTECO 2016, que neste ano tem como tema “A Biodiversidade que nos Une”.

Com um pouco de atraso às 9h e 30min, iniciamos as atividades, com o hasteamento da Bandeira Nacional e seguindo com a oração e a composição das equipes.

No início estavam presentes 15 lobos que foram divididos em 3 equipes, depois das equipes formadas tiveram um tempo para aliviar o uniforme, escolher os nomes das equipes e criar o grito de guerra, enquanto isso a chefia, com a ajuda de alguns escoteiros, montou as bases.

Nas bases os lobos aprenderam como separar o lixo para ser reciclado e como purificar a água. Montaram um filtro caseiro usando materiais simples como garrafa pet, areia, carvão, pedras e algodão.

Nas bases dos KiM tiveram a oportunidade de experimentar alimentos variados oferecidos pela Natureza no Kim de sabores, no Kim dos aromas sentiram os cheiros diversos que podemos usufruir. Nesta atividade o Shere-kan estava por lá para ver como  se comportavam nossos lobos.

Enquanto estas atividades eram desenvolvidas uma equipe de pais preparava o almoço, que por sinal ficou excelente. No cardápio, Galeto assado, arroz, pão e cuca, salada de brócolis, alface e tomate, todos satisfeitos os lobos aproveitaram o tempo livre para jogar bola e brincar.

Á tarde, na retomada das atividades, chegaram mais três lobos que rapidamente foram  integrados às equipes. Na  Toca dos Lobos foi montada a base que  recebeu os  Sons da Natureza na qual  surgiram os mais variados barulhos.

Enquanto uns ouviam estes sons os outros participavam de jogos confeccionados com materiais reciclados, como “Acerte o Alvo”, que os próprios lobos fizeram com bandejas de ovos, e “Trilha da Biodiversidade”, feita com papelão 

Também usando garrafas pet cortadas, terra e pedra brita os lobos fizeram sua plantação, plantaram mudas de alfaces, morangos e também plantas ornamentais, todos levaram suas plantações para casa e terão que cuidar e fazer relatórios escritos e fotográficos de suas plantinhas.

Ao percorrer as bases as equipes recebiam partes do quebra-cabeça do Planeta que no final  montado gerou um cartaz com os dizeres “EU CUIDO DO PLANETA TERRA”. 

Antes do encerramento das atividades  foi servido o lanche: “Salada de Frutas” muito nutritiva e muito saborosa elaborada pela equipe de pais com as frutas que todos levaram: banana, maçã, laranja e mamão.

Como última tarefa as equipes apresentaram para os jurados o grito que as caracterizava, enquanto os pontos eram somados a Bandeira foi arriada.

Para ra finalizar foi divulgado o resultado, que ficou assim:

1º Lugar com 105 pontos:

Equipe “A Natureza é Vida”

Grito de Guerra

 “A Natureza é Vida e sem ela não poderemos viver.

Viemos aqui para vencer. Equipe Natureza é Vida. Melhor Possível”

Laysa (Prima)

Julie

Gabriele

Nayane

Gabriel Ries

Maria Fernanda (Segunda)

 

2º Lugar com 79 pontos:

Equipe “Unidos pela Natureza”

Grito: “Unidos pela Natureza queremos ganhar, hoje vamos arrasar

Equipe Unidos pela Natureza. Melhor Possível”

Samuel(Primo)

Éder

Pedro Leite

Pedro Büller

Kauê Scherer

Taylani(Segunda)

3º Lugar com 72 pontos

Equipe Terra

Grito: “Aqui é a equipe Terra, viemos detonar, pela natureza vamos lutar

Equipe Terra. Melhor Possível!”

Primo: Taylor

Cleiton

Cassiano

Luiz Gervásio

Daniel(Segundo)

Demais Participantes:

Escoteiros:

Diogo Dal Castell

Gabriel Barden

Gabriel Rohr

Leonardo Piovesan

Mateus Pedroso

Raul Pereira

Chefia:

 Ana Silvia Vidal

 Rosane Bernardi

 Antônio Büller

Pais de apoio:

Paula Werle

Rafael Werle

Eliseu Rohr

Murilo Werle (irmão da Lobinha Taylani)

 

Voltar