03/07/2016
MUTECO 2016 - Escoteiros

Como a programação do MUTECO (Mutirão Escoteiro Ecológico) deve envolver os três ramos, no dia 03 de julho (domingo) Ramo Escoteiro desenvolveu sua programação.

Escoteiros, chefia, pais, foram até a granja de Jorge Moura em Santo Antônio do Planalto para realizar plantio de árvores nativas ao redor de um açude que foi estourado no início do ano pelas fortes chuvas.  Como a taipa do açude será reconstruída, o passo inicial foi a arborização do entorno do açude.

Foram plantadas 19 árvores nativas, dentre elas : Ipe Roxo, Araçá, Açoita Cavalo, Angico, Paineira, Jaboticabeira,  Jacarandá, canafístula,  todas produzidas a partir de sementes que a ch. Regina recolhe em acampamentos, que são cultivadas e plantadas nessas ocasiões.

Alguns iam abrindo os buracos e outros fazendo o plantio. O trabalho foi realizado pela manhã.

Durante a tarde, ch. Regina, ch. Jota e a Mel foram até o local para molhar as mudas plantadas e reforçar o estaqueamento.

Os próximos passos do Muteco 2016 será a realização das atividades do ramo lobo e do ramo sênior.

Um dos critérios utilizados pelo GE Cônego Sorg é não plantar muitas mudas ao mesmo tempo, e quando realizar o plantio, planta-se em locais em que há possibilidade de voltar para os cuidados. Plantando-se muitas mudas, sem o cuidado necessário, corre-se o risco de perder todo o trabalho realizado, e este não é o objetivo do Muteco, tampouco dos escoteiros.

Chamou a atenção a baixíssima participação dos escoteiros. Nenhuma representante da Tropa Athena. Mas, enfim, quem foi, certamente também garantiu seu distintivo do Tree For de World se houver a edição 2017.

Ch. Jota não apareceu em nenhuma foto, mas dizem que ela estava por lá, de manhã e de tarde.

fotos na galeria do site

Participantes:

Escoteiros:

Andrew Pires

Gabriel Barden

João Pedro Ribeiro  Pereira

Leonardo Piovesan

Raul Pereira

William Moura

Chefia

Antônio Buhler

João Kressin

Margarete Pires

Pedro Pedroso

Familiares

Alisson Moura

Andressa Souza

Martin Souza

Maria Madalena Ribeiro (avó do João)

Valentina Souza (irmã do João)

Vinícius Moura (irmão do William)

 

Voltar