13/06/2016
Sessão da Câmara de Vereadores

Participação do GECS na 239º. Sessão Ordinária da

 Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho

 

No dia 13 de junho de 2016, segunda-feira, às 18h45min, temperatura ambiente de 7oC,  43 integrantes do Grupo Escoteiro Cônego Sorg marcaram presença na 239ª. Sessão Ordinária do Legislativo carazinhense, na qual foi apreciado o  Projeto de Lei 013/16 de autoria do Vereador Estevão De Loreno, o qual declarou de utilidade pública o Grupo de Escoteiros Cônego Sorg - 346/RS,  o título de utilidade pública confere credibilidade à entidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço prestado por ela.

O Presidente do Legistativo, vereador Anselmo Britzke procedeu a abertura da sessão saudando os presentes e convidando o edil Estevão De Loreno para a leitura da Bíblia, um trecho dos Salmos de Davi. Após, segui-se o Grande Expediente, quando os vereadores ocuparam a tribuna na seguinte ordem:

·        Estevão De Loreno: leitura do projeto de lei que declara ao Grupo Escoteiro Cônego Sorg de utilidade púlica. Na defesa de seu projeto citou os dez artigos da Lei Escoteira, dizendo que os valores ali elencados são exatamente os que estão em falta no mundo atual: honra, confiança, lealdade, cortesia e disciplina, valores que tornam os escoteiros e escotistas cidadãos diferenciados. A família, outro pilar do escotismo, sua importância e necessidade de resgate. Agradeceu a sua ex-funcionária Sra. Débora Bugs, mãe de dois escoteiros, a qual lhe demonstrou a importância do escotismo para as família e, por consequencia,  à sociedade carazinhense e o inspirou a apresentar o Projeto 013/16.

·    Otto Gerhardt: Mostrou sua carteirinha da UEB, dizendo que  foi escoteiro e isso também influenciou na sua carreira política, pois mensalmente doa todo seu salário de vereador.

·   Márcio Luiz Hoppen: Quer que a filha participe do GECS, pois percebe que as crianças que fazem parte do movimento escoteiro são diferenciadas.

· Alaor Tomaz: Tem alunos escoteiros e percebe que são crianças/adolescentes diferenciados, disciplinados, preparados para o voluntariado e para boas ações.

·  Anselmo Britzke: Que Carazinho é privilegiado por ter dois grupos escoteiros e que o GECS faz um belo trabalho na comunidade.

·    Gian Pedroso: O GECS realiza grandes ações na comunidade carazinhense; é um Grupo vencedor, que desde a sua fundação, anualmente, tem sido Grupo Padrão Ouro.

·   Paulino de Moura: Que sentia-se feliz por ter o Legislativo cheio de jovens e crianças, pois estas são o presente do Brasil. Solicitou aos Chefes e Diretores presentes que tragam, ao menos uma vez por mês, os jovens até a Câmara, para que criem consciência política e cidadã, desenvolvendo visão crítica da política e dos políticos.

As proposições do dia foram colocadas em votação e o Projeto 013/2016 foi aprovado pelos 13 parlamentares, sem emendas.

Então, foi a vez do Chefe Pedro Sales Pedroso ocupar a tribuna representando o GECS. Em seu discurso, manifestou-se em nome dos  Chefes Marlene Colvero e João Kressin, da Akelá Regina Sincas e do Presidente Jonatã Kemmerich, que se encontra em viagem ao RJ. Agradeceu ao Vereador De Loreno pelo reconhecimento e aos demais vereadores pelo voto em prol do GECS. Voto de agradecimento pelo empenho da senhora Márcia Bugs, também mãe de lobinho, assessora do autor do projeto.  À senhora Débora e seu esposo Flávio Bugs pela confiança no Grupo e  terem rascunhado o projeto que chegou as mãos do vereador De Loreno e agora torna o Cônego de utilidade pública, com todas as prerrogativas  que acompanham tal honraria.  Ao fim de seu pronunciamento puxou uma palma escoteira em homenagem aos edis e ao casal Débora e Flávio Bugs.

Em seguida, o presidente da casa convidou todos os integrantes do GECS para tomarem o plenário e posarem com os vereadores para a foto oficial.

Encerrada a sessão, por volta das 21h15min, sêniores, escoteiros, lobos, chefes, diretores e familiares, congratularam-se e em seguida, muito felizes, tomaram o rumo de seus lares.

Umas e outras:

Lobinhos na primeira fila, perfilados, sérios... até descobrirem a térmica de café. Foram tantos cafezinhos que a funcionária teve que fazer mais. Lá pelas 20h a Chefe Rosane começou a preocupar-se e deu a ordem: Lobos, chega de café, já está quase na hora de ir pra cama. Que nada, lobos muito acesos depois de tanta cafeína.

Presenciaram o ato solene:

Sêniores:

Nathália dos Santos Pedroso

Gustton Ries

Tauana Lira Costa da Silva

André Reis

Igor Molina

Lucas Kapp

João Vitor dos Santos

Paola de Quadros Vianna

Wellington Schumann

Escoteiros:

Rafael Costa

William de Oliveira Moura

Kauan dos Santos

Sabrina Ferreira

Gabriel Bernardi Rohr

Gabriel Barden da Silva

Gustavo Rodrigues Bugs

Guilherme Rodrigues Bugs

Hayla Vitoria de Lima

Nicoly Rauber

Leonardo de Paula Weissheimer

Leonardo Piovesan

Lobos:

Laysa Maria de Lima

Cauê  Lorenzo Scherer

Igor de Vargas Saldanha

Pedro Henrique Vidal Bühler

Maria Fernanda Bernardi Rohr

Gabriel de Paula Ries

Bruno Dias de Lima

Chefes e Diretoria:

Marlene dos Santos Colvero

Pedro Luis Sales Pedroso

Antônio Marcos de S. Bühler

Margarete Pires

Ana Sílvia P. Vidal

Rosane Maria Bernardi

Pais e familiares:

Alisson Moura

Lúcia de Paula Ries

Gilberto Scherer

Débora Bugs

Flávio Bugs

Aline Hubert do Amaral

Tales de Lima

Teresa de Paula

Siméia Schumann

Enzo Schumann

Roberto Cavalheiro 

Voltar