04/06/2016
Lobinhos do Cônego Sorg fazem Especialidade de Confeitaria

Há dois meses a Ch. Rosane Bernardi teve a ideia de realizar uma reunião com o tema Confeitaria. Durante o planejamento de atividades da Alcateia começou tomar forma.

Então, a Ch. Ana Sílvia convidou a Profa. Confeiteira Ana Maria Oliveira de Albuquerque, graduada em Economia Doméstica, proprietária da D’Ana Confeitaria e professora aposentada do município de Carazinho, para conduzir este momento.

No dia 29/05, as “Anas” reuniram-se e pela experiência da professora, foi definido o cardápio e os ingredientes necessários à confecção dos quitutes: Empadinha 3 Pingos; Cupcake de cenoura e brigadeiro de bolacha Maria.

Para participar desta reunião diferenciada, que daria direito ao distintivo Nível 1 da Especialidade de Confeitaria, seria necessário, conforme solicitado pela examinadora: - avental, peça indispensável para quem vai trabalhar com alimentos, bem como para evitar sujeira nos uniformes, e - unhas limpas e aparadas, pois para colocar a mão na massa é necessário muita higiene. Mas como diz a Lei “ O Lobinho é limpo e está sempre alegre.”

Assim... Também foi solicitado que cada um contribuísse com R$ 5,00, para compra de ingredientes e dos distintivos. O Presidente Kemmercih conseguiu, com as Irmãs que locam a sede do GECS, o empréstimo do refeitório, espaço amplo, iluminado e arejado, com boas mesas e pias.

As chefes Ana Sílvia e Rosane doaram os ingredientes que faltaram, bem como levaram forno elétrico, liquidificador, batedeira e outros utensílios domésticos. O Chefe Antônio Bühler ficou no apoio logístico, foi às compras e colheu laranjas fresquinhas para o chá.

Os lobinhos estavam um tanto agitados, ansiosos com o que estava por acontecer. Estavam 24 presentes na Sede, porém, após os tradicionais ritos iniciais, comandados pela Chefe Rosane Bernardi, às 14h40min, 17 lobinhos que atenderam os requisitos foram até o Refeitório para iniciar as atividades de Confeitaria, com a Ch. Ana Sílvia e a Profa. Ana Maria.

Quem não levou o avental ou não conseguiu um emprestado de última hora (sempre tem alguém mais prevenido que leva um de reserva), participou de atividades ao ar livre, com a Ch. Rosane, o escoteiro Barden e a escoteira Lohana.

No meio da tarde o Ch. Pedroso apareceu no Refeitório e contribuiu com uma de suas educativas e divertidas histórias. Após cada um receber uma toca, prender bem os cabelos, lavar as mãos e receber receita dos pratos que seriam preparados, a instrutora/examinadora Ana Maria Alquerque ensinou a todos:

- regras básicas de higiene para manipulação de alimentos;

- reforçou os sistemas de medida;

- cuidados com equipamentos como o liquidificador e batedeira – cujo uso precisa da supervisão de um adulto;

- valor nutricional de cada ingrediente utilizado nas receitas;

- receita de um suco de cenoura e laranja, que não foi feito na hora por falta de cenouras;

- o significado das expressões mais comuns na cozinha, por exemplo: claras me neve; colher de sopa; ponto de calda; etc.

- a importância de comer correta e saudavelmente;

- como separar a clara da gema do ovo (Ohhh! Deu certo);

- e a fazer delícias como os cupcakes de cenoura, empadinhas 3 pingos e brigadeiros de bolacha Maria.

Todos colocaram a mão na massa, cada um queria ajudar mais que o outro. Alguns inclusive, queriam ajudar o forno a assar mais rápido, com a força do pensamento e palavras de ordem:

Vai, assa logo! Nooossssa, tá cresendo! Rápido, tá com cara de muito bommmmm! Cup cakes enfeitados com glacê e confete; docinhos enrolados e empadas recém saídas do forno (recém mesmo), tudo arrumadinho numa mesa bem bonita e ainda um chá de suco de laranja feito pela Ch. Ana Sílvia, foi hora das fotos e de convidar os que estavam fora para entrar e experimentar os quitudes. Até quem “odiava” cenoura queria mais cupcake .. de cenoura.

O que levou 2h30min para ser feito sumiu em menos de 2 minutos! Aprovadíssimo por aqueles que puderam experimentar, com pedidos exaltados de mais.

Ainda havia uma fornada de empadas no forno, e já eram 17h50min, mas muitos fizeram os pais ficar para provar uma empadinha, as quais nem tiveram tempo de esfriar.

O Gabriel Ries, a Laysa, a Nanda, o Simon e o Samuel eram os mais entusiasmados, esperando o “bis”.

Passavam das 18h e chefes e pais de plantão apareceram para ajudar a lavar o restante da louça e a organizar o refeitório: Ch. Angela Moura, Ch. Rosane Bernardi, Ch. Antônio Bühler, pais Kiko Ries e Marta Marchiori. Colaboração mais que bem vinda.

A examinadora, Ana Maria recebeu um mimo e um cartão de agradecimento das Chefes Ana Sílvia e Rosane.

Ela irá preencher as fichas da Especialidade e em alguns dias saberemos quem fará jus ao distintivo de Nível I de confeitaria.

Às 18h30min o Refeitório foi entregue e os Chefes puderam ir para suas casas.

Destaque:

Manuela e Igor, pela proatividade, dispondo-se a lavar louça e organizar a cozinha, de forma voluntária.

A escoteira Lohana, que emprestou o fogareiro e o botijão de gás.

Umas e outras:

- O Daniel, queria muuuuiiiito ajudar. Afoito, encheu demais a forminha de cupcake e deixou cair tudo na mesa. Perdeu a vez.

 - Na hora de confeitar os docinhos, eram tantas mãos e cada um queria fazer mais que o outro, que sobrou confeito de chocolate em toda a mesa.

 - O Cassiano foi 5 vezes oa banheiro... e não era diarreia.

- O Vinícius e o Gabie Ries se entusiasmaram na hora de untar as formas de empadinha: foram bem untadas, inclusive por fora.

- A Laysa fez a Aline (mãe) ficar meia hora esperando por uma empadinha. Acho que ficaram boas, pois soube que a receita já foi colocada em prática em casa.

- O Taylor, saiu lá fora todo orgulhoso de seu cup cake e o oefereceu a um Chefe. Voltou no refeitório, viu um bolinho dando sopa e comeu na hora. Pobre da Ana Paula, que era a distraía proprietária e ficou a ver navios.

- O Gabriel Ries agitou geral: enquanto não comeu mais umas 5 empadinhas, não sossegou.

Fotos na galeria de fotos deste site.

Participaram da atividade:

Lobinhos:

Alana Schreiner

Amanda Caroline Marchiori Soares

Ana Paula de Oliveira

Cassiano L. Bettio Filho

Cauã Romanzini de Castro

Daniel Eger de Melo

Gabriel de Paula Ries

Igor Saldanha dos Santos

Julie Pastorio Olsieski

Laysa de Lima

Luiz Gervásio Leite Filho

Manuela Santos da Rosa

Maria Fernanda Bernardi Rohr

Nayane Diefenthaeler de Castro

Pedro Henrique V. Bühler

Taylor Bugs Machado

Vinícius Moura

Chefias:

Ana Sílvia Vidal (coordenação)

Rosane Bernardi (coordenação)

Antônio Bühler

Ângela Moura

Pedro Pedroso

Instrutora/Examinadora:

Ana Maria de Oliveira Albuqueruqe

Pais:

Rodrigo Kiko Ries

Marta Marchiori

Por: Ch. Ana Sílvia Vidal

Voltar