15/05/2016
Romaria de Santa Rita 2016

ROMARIA SANTA RITA -  2016

Trabalho Comunitário na Romaria de Carazinho.

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg, pelo quarto ano consecutivo, participou da Romaria de Santa Rita, através da distribuição de água gratuitamente para os romeiros. Foi mais um trabalho de Ação Comunitária que dá grande visibilidade ao Escotismo praticado pelo GE Cônego Sorg.

Todos os anos, no primeiro domingo antes da data em comemoração ao dia da Santa Rita, que é dia 22 de maio, acontece a Romaria em homenagem a esta santa. O Grupo Escoteiro Cônego Sorg monta postos de água ao longo do percurso, e são distribuídos milhares de copinhos de água aos romeiros. São cerca de 4 km de caminhada, onde os peregrinos faziam seus pedidos, agradecimentos e orações.

A organizadora do evento, a Paróquia São José estimou a participação de cerca de 25 mil pessoas, segundo eles, a maior até hoje.  São pessoas de vários municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Um pouco da história da Santa Rita de Cássia :

“ Chamada Margherita, que originou o nome Rita, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381. 

Um tanto contrariada, acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido.

Um dia, entretanto, Paulo Ferdinando foi assassinado e jogado à beira de uma estrada. Os dois filhos juraram vingar o pai. Impotente ante o ódio dos filhos, pediu a Deus que os levasse antes que se manchassem de sangue. Seja lá por que desígnios de Deus, suas preces foram ouvidas e seus filhos morreram vítimas de uma peste que arrasou a Europa naquela  época.

Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Conseguindo ingressar no convento. Rita  dedicou-se ao socorro dos pobres e enfermos, ajudando a uns  e outros, com alimento, visita, conforto e trabalho. Viveu no convento  por 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada pelo papa Leão XIII em 24 de maio de 1900. “

Fonte: http://www.santuariodesantarita.com.br/historia-de-santa-rita-de-cassia

Neste ano foram montados 3 postos de distribuição. Os proprietários da Granja Holanda, e dos sítios Papagaio Charão e Jorgina gentilmente cedem o espaço em frente à porteira para realização da atividade. Os copinhos são doados pela UNIMED de Carazinho e também por outras pessoas que colaboraram este ano com a participação do grupo Cônego Sorg.

No momento da passagem da procissão o trabalho é exaustivo dada a quantidade de romeiros, mas é muito gratificante ver o agradecimento e o reconhecimento dos romeiros pelo trabalho prestado pelos escoteiros.

Foram montadas 16 lixeiras de pioneiria de taquara ao longo do percurso.

Depois de passada a procissão ainda é oferecida água para aqueles que passam de carro ou de ônibus.

Quando todos passam, os escoteiros fazem um pente fino ao longo de todo o trecho e recolhem novamente o lixo deixado pelos romeiros nas lixeiras e também o lixo espalhado pelo chão e levaram tudo para os contêineres de lixo reciclável na cidade.

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg agradece aos proprietários rurais parceiros desta atividade, bem como à Unimed. Esperamos que esta parceira continue para os próximos anos. Um agradecimento especial aos romeiros pelo reconhecimento e pela possibilidade que nos dão de realizar essa atividade comunitária de grande repercussão.

Fotos na Galeria de Fotos do site.

http://www.escoteirosconegosorg.org.br/galeria.php

Participantes:

Base 1 
(Granja Holanda em ambos os lados da estrada)

- Ana Silva Vidal
- Felizardo Sauthier
- Margarete Pires
- Marlene Colvero
- Pedro Luis Sales Pedroso

- Andrew Pires
- Camily Vitória dos  Santos
- Diogo Dal Castel
- Gabriel Barden
- Hayla Lima
- João Pedro Ribeiro
- Lohana Ramirez
- Leonardo Weisheimer
- Matheus dos Santos Pedroso
- Wellington Schuman
- Willian Moura
 

Base 2 
(Sítio Papagaio Charão)

- Antonio Marcos Buhler
- Carlos Alberto Dal Castel
- Jonatan Kemerich
- Luciane Pedroso

- André Reis
- Gusto Ries
- João Vitor dos Santos
- Milena Rauber Ross
- Nathalia Pedroso
- Paola Vianna
- Ryan Gonçalves Rezende Borges
- Samanta Martins Dalsasso
- Tauana Lira

Base 3 
(Sítio Dona Jorgina)

- Aline Lima
- Angela Moura
- Alisson Moura
- Rodrigo Ries
- Rafael Werle
- Rosane Bernardi
- Tales de Lima

- Gabriel Ries
- Gabriel Rohr
- Julia Vieira
- Layza Lima
- Lucas Kapp
- Maria Fernanda Rohr
- Samira Baldo
- Vinicius Moura
 

 

Voltar