06/03/2016
Acampamento da Alcateia em Estância Nova

A Alcateia do GE Cônego Sorg acampou neste final de semana. A atividade foi realizada no sítio de Sirlei Machado, na localidade de Estância Nova.

O transporte

O transporte de ida e volta foi realizado pela Magni Tur. A atividade iniciou às 14 horas com o embarque no ônibus no qual aos lobinhos foram cantando várias canções escoteiras até o local.

O local do acampamento

O local é ótimo para acampamento dos lobinhos, porque tem um bom quiosque com cozinha, amplo local para jogos, árvores para jogos com cordas, lenha para fogo de conselho e é um local muito seguro. O seu Antônio, caseiro do sítio, deixou a maior parte do gramado aparado de maneira que ficou muito bom aplicar os jogos.

A Sirlei é uma ótima anfitriã. Antes da chegada dos Lobinhos, se deu o trabalho de ir até o sítio  dará uma conferida no local e varrer os excessos de grama. Quando chegamos, se disse muito feliz por ver os lobinhos acampados em sua propriedade. Uma grande amiga do GE Cônego Sorg.

O GE Cônego Sorg agradece de coração à Sirlei Machado por abrir as porteiras do Sítio para bem receber os Lobinhos naquele local fantástico.

A montagem das barracas

Chegando lá, o material foi todo descarregado. As caixas com material de jogos e de cozinha foram levadas para o quiosque. O material particular e de acampamento foi levado até o local onde foram armadas as barracas. Antônio Buhler puxou uma grande extensão de luz para que tivesse claridade à noite no local das barracas.

Os próprios lobinhos, com a orientação dos velhos lobos, armaram suas barracas. Depois de armadas as barracas (meninos para um lado, meninas para o outro, e a chefia no meio) foi hasteada a Bandeira Nacional e, na sequencia, teve lanche e escolha das equipes.

O tema e as equipes

O tema do acampamento foi “Meu Super Heroi  Favorito”. Os primos das matilhas da sede deveriam escolher um personagem da literatura infantil.  Nas matilhas que tinha poucos lobos eles foram misturados às outras matilhas, de maneira que foram formadas quatro equipes, com quatro lobos em cada equipe.

Eq. Schubaka - Gabriel Rohr - Cassiana Bettio Jr. - Gabriele Pedroso - Alana Schreiner

Eq. Vingadores - Samuel Goulart - Saimon Matias - Cauã Romanzini de Castro - Maria Fernanda Rohr

Eq. Velozes e Furiosos - Taylor Bugs Machado - Igor Saldanha - Pedro Vidal Buhler - Laysa de Lima

Eq. Liga da Justiça - Leonardo Foltz - Gabriel Matiotti - Daniel Egger de Mello - Gabriel Ries

Jogos e Instruções

Formadas as equipes, iniciaram os jogos, que foram muito bem disputados por todos os lobinhos. Os jogos foram balanceados e diversificados de maneira que lobinhos mais antigos e lobinhos mais novos pudessem participar ativamente para ajudar suas equipes.  No sábado a tarde o Kemmerich esteve por lá, e auxiliou na aplicação de alguns jogos.

Buldogue,

Falsa Baiana

Estrela

Sleak Line

Escalada na corda com nós.

Esqui de grama

O Rabo de Jakala

Base de nós (prática e aplicação dos nós correr, fiel, escota alceado, direito e falcaça)

Boliche humano

Sempre no ar (balões)

Simulador de vôo

Além dos jogos, foram algumas feitas bases de instruções, em rodízio: Uso e Cuidado com facas, facões, tesouras (ch. Jota), Uso e Cuidado com Janelas, Portas e Gás (ch. Rosane), e Instrução e Confecção de Pequenas Fogueiras (Akelá Regina).

As refeições

Neste acampamento teve dois chefes de cozinha: Ana Sílvia Vidal e Kiko Ries que preparam muitas iguarias para os lobinhos e chefia.

No sábado à noite teve panqueca, arroz branco, saladas e de sobremesa teve salada de frutas, tudo regado a Tang.

No domingo ao meio dia teve galeto assado, massa, arroz, saladas e de sobremesa teve salada de frutas.

Para todo o acampamento, como já é costume na Alcateia do Cônego, os lobinhos puderam levar apenas um achocolatado pequeno, que foi consumido no café da manhã de domingo. Basta um achocolatado para não empanturrar.

Durante os intervalos de lanche também foi servida muita salada de frutas e tererê geladinho.

O Fogo de Conselho

O Fogo de Conselho foi puxado pelo ch. Jota, e quase que teve fogo de conselho sem fogueira. Montada a fogueira, iniciou-se o fogo de conselho, mas o fogo insistia em não acender, muito embora lenha seca e muitos gravetos. Até que o Antônio (pai do lobo Pedro) deu uma cheirada no líquido que veio da sede. Não era querosene, era água mesmo. Deu uma trabalheira danada para ele e o Barden acender o fogo. Mas eram dois alemães, e teimaram, teimaram até que conseguiram.

As equipes desenvolveram suas esquetes de acordo com o tema e puxaram várias canções, até que a Akelá Regina puxou a canção da despedida para o encerramento.

A caminhada noturna

Foi realizada pela estrada, pois cerca de 3 quilômetros, até perto do cemitério. Quando a escuridão era total, a ch. Regina começou a explicar o nome e local de algumas estrelas e mostrar aos lobos a constelação do Cruzeiro do Sul. Mostrou também os Buracos Negros, a Constelação de Órion e a Via Láctea. No retorno, os lobinhos tiveram de caminhar um determinado percurso sozinhos, de dois em dois ou de três em três, mas sem sustos porque a Caminhada Noturna é para que eles enfrentem e aprendam lidar com a escuridão. Acompanharam a caminhada a Akelá Regina, Ch. Rosane, Ana Sílvia Vidal, Antônio Buhler, Gabriel Barden e ch. Jota.

A alvorada

Foi as 7:30 da manhã, com um breve alongamento. Para todo o acampamento, como já é costume na Alcateia do Cônego, os lobinhos puderam levar apenas um achocolatado pequeno, que foi consumido no café da manhã de domingo. Basta um achocolatado para não empanturrar.

Os escoteiros

Ao meio dia chegaram no acampamento os escoteiros Leo Weisheimer, Michel Rohrig, Diogo Dal Castel e Matheus Pedroso, acompanhados do ch. Pedroso. Eles estavam participando de um Percurso de Gilwell desde a BR386 até o local do acampamento dos Lobinhos. Chegando lá, descansaram um pouco e o ch. Pedroso e Matheus voltaram para a cidade, de carro.

Mas antes disso, ch. Pedroso explicou para os lobinhos sobre a jornada dos escoteiros, que ouviram atentamente.

Os demais ficaram para passagem de algumas provas de campo das listas de provas. Michel passou provas de campo.

O Leo Weissheimer auxiliou muito a chefia desde que chegou, orientando alguns lobinhos a desativar as barracas e também ajudando a controlar algumas bases. A chefia agradece o Leo pela dedicação.

O escoteiro Gabriel Barden não participou do Percurso de Gilwell, mas auxiliou a chefia desde o início do acampamento. Preparou bases, controlou jogos, pontuação, auxiliou na identificação de contrabandos, na caminhada noturna e sua ajuda foi essencial para a tranquilidade do acampamento. A chefia agradece ao Barden pela dedicação e pelo empenho em todo acampamento.

A Promessa

Antes do encerramento do Acampamento foi realizada a Promessa da Escotista Rosane Bernardi. Foi um momento muito bonito. Quando perguntada se havia escolhido algum padrinho a Ch. Rosane respondeu que não. Fez diferente: Escolheu um padrinho e uma madrinha. Seus filhos Gabriel e Maria Fernanda ficaram muito emocionados e felizes por tem sua mãe como afilhada de Promessa. Cada um agarrou numa ponta do lenço e colocaram em seu pescoço o Lenço da Promesa. Um momento especial que o Escotismo nos proporciona. Seu esposo Eliseu Rohr acompanhou tudo de perto, fotografando mais este bom momento de sua família. O escoteiro Gabriel Barden foi o guarda-bandeira.

O resultado

Logo depois da promessa, foram entregues mais alguns distintivos Tree For de World do ramo lobo e depois disso o escoteiro Gabriel Barden anunciou o tão esperado resultado do acampamento, que ficou na seguinte ordem:

Último lugar – Os lobinhos que não quiseram ir

Penúltimo lugar – Os lobinhos que não puderam ir

4º lugar – eq. Velozes e Furiosos

3º lugar – eq. Liga da Justiça

2º lugar – eq. Schubaka

1º lugar – eq. Vingadores

Desativando o Acampamento

Depois de realizada a Promessa as barracas foram desativadas, tudo com o olhar atento e supervisão dos escoteiros Leo Weissheimer e do Gabriel Barden e orientação da chefia. O material foi carregado pelos próprios lobinhos e lobinhas até a porteira do sítio. Alguns pais que estavam por lá (Hugo, Eliseu, Antônio, Kiko) auxiliaram no carregamento do material de jogos e do material de cozinha.

Umas e Outras:

- Kiko Ries dormiu no quartinho do quiosque. Antes de ele acordar, pela manhã, saiu do quartinho um dos cachorros que a Sirlei tem no sítio. Deve ter esquentado os pés do Kiko à noite.

- Ch. Jota levou um toco de salame prô café da manhã. Depois do café, ch. Regina guardou o resto do salame no bornal, mas um outro cachorro que tinha por lá foi mais ágil. Enfiou a cabeça no bornal e se mandou com o toquinho de salame que havia sobrado. Quanto mais Akelá tentava segurar o cachorro, mais ele mordia o salame. Adivinhem quem ficou com o salame?

- Uma gritaria só. Alguém foi jogar algo no latão de lixo e adivinha ! encontraram uma raposinha dormindo dentro da lixeira.

- Tinha proteína em alguns pacotes de massa.

- Da ch. Rosane: assim não vale !! A Regina pegou a base de ensinar fazer fogueira. Concorrência desleal.

- No início do acampamento uniformes completos. No final, alguns lobos sem lenço, outros se meias. Elas simplesmente somem, evaporam.

- Barden e Saimon quase molharam as calças. Um grito no escuro. Era apenas o ch.  Jota aguardando eles no meio do percurso da caminhada noturna.

- ch. Rosane, Ana Sílvia e Akelá devem ter ficado um pouco mais baixas no final da caminhada. Motivo: alguns lobos foram e voltaram puxando elas para baixo, pelo braço, pela roupa.

- teve um Lobinho que enganchou na Akelá no início da caminhada noturna e só a soltou no final da caminhada. Isso que é querer proteger a chefia!

- Quem meteu água no galão de querosene?

- Cheeeefe: Olha lá, parece natal! era a cidade de Carazinho ao longe. Uma visão noturna muito bonita.

- Outra: chefe, como é tarde, já está amanhecendo. Olha o sol! Eram as luzes da cidade ao longe durante a caminhada noturna.

- O Rohr foi o primeiro no Simulador de Voo. Acho que virou colorado, porque ficou mais vermelho que a camisa do Inter.

- De madrugada, um grito assustador veio duma barraca. Nããããããããããããão. Foram verificadas todas as barracas. Todos dormindo. Ô soninho profundo.  Nem os colegas de barracas acordaram.

- Nas palavras da Ana Sílvia: “Quando os "fracos" se unem ou... A vingança dos Lobos”. O Barden se preparou para subir uma vez no Simulador de Vôo. Quando os lobos viram que era o Barden, saíram em correria e ajudaram a puxar a corda. Uma, duas, três, quatro ..... vezes. Era um sobe e desce de Barden que não parava mais.

- Muito contrabando ! e muita sinceridade também.

- À noite, antes do jantar, Ch. Jota chamou todos os lobos em forma e gritou: Alguém trouxe chocolate? Silêncio total, até que o lobinho Léo Foltz, branco como giz, disse: “chefe, vou ter de falar a verdade. Eu trouxe um chocolate, mas é bem pequenininho”.

- Sumiu o celular da ch. Rosane. Procura daqui, procura dali. Nada. Chama, chama, ninguém atende. Tempos depois o Kiko coloca a mão no bolso do casaco e pergunta: de quem é esse celular aqui? Achei que fosse meu! Estava achado o celular perdido.

- Akelá não teve sossego no ônibus. Barden dum lado, Leo Weisheimer do outro, passando provas. É a famosa técnica: grudar num chefe!!

- A prova era escalar uma corda com nós. Cada nó escalado valeria um ponto. Teve duas lobinhas que escalaram toda a corda. Depois, não sabiam mais como fazer. Chefe teve trabalho pra tirá-las lá de cima.

- Gabriel Ries com dois travesseiros. Eita vontade de dormir.

- No Buldogue pegaram o Rohr. Puxa daqui, puxa dali. Nada de levantar o lobo. Dali a pouco todos correm prá longe! Um pum salvou o alemão.

- Ch. Rosane gastou toda saliva no fogo de conselho tentando convencer um lobo novo a não ir para casa. Ele foi contrariado para a caminhada noturna. Dali a pouco esqueceu tudo e já estava discursando e caminhando até na frente do Barden.

- Primeiro acampamento do Cassiano, do Igor e do Saimon.

- Quem mais ganhou palma escoteira? A equipe de cozinha.

- Santa providência da ch. Ângela. Vick e Instamin e alergia. A caixa de primeiros socorros estava em dia. Salvou a noite da Alana e o dia do Diogo.

- Diogo para se vingar do ataque de renite atacou a salada de frutas.

- Panquecas gostosas. Galeto bem temperado. Salada de frutas geladinha. Jogos divertidos. Simulador de vôo. Promessa de chefia. Mais um acampamento inesquecível do Cônego Sorg.

Fotos na galeria de Fotos deste site.

Participantes:

Alana Schreiner

Cassiana Bettio Jr.

Cauã Romanzini de Castro

Daniel Egger de Mello

Gabriel Matiotti

Gabriel Ries

Gabriel Rohr

Gabriele Pedroso

Igor Saldanha

Laysa de Lima

Leonardo Foltz

Maria Fernanda Rohr

Pedro Vidal Buhler

Saimon Matias

Samuel Goulart

Taylor Bugs Machado

Escoteiro Ajudante

Gabriel Barden da Silva

Chefia - Diretoria

Akelá Regina Sincas

Rosane Bernardi

João Kressin

Jonathã Kemmerich (sábado tarde)

Equipe de Cozinha e de Apoio

Ana Sílvia Vidal

Antônio Buhler

Kiko Ries

Também estiveram por lá no domingo 

Cintia e Ugo Sautier

Eliseu Rohr

Leonardo Weissheimer

Michel Rohrig

Diogo Dal Castel

Pedro Pedroso

Matheus Pedroso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar