20/02/2016
Acampamento das Tropas Escoteiras - Sitio Dengatem

Acampamento de Patrulhas das Tropas Escoteiras – Fevereiro 2016

Aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2016 o Acampamento de Patrulhas das Tropas Escoteiras do GE Cônego Sorg. O Local do Acampamento foi na Propriedade do Sr José Dengatem, no interior de Não Me Toque. O Sr José Dengatem é avô do escoteiro Michel e pai da Chefe Renata.

Saída e  Transporte

O deslocamento até o local foi feito de ônibus, pela empresa Magnitur. Foi marcado a saída para as 13h30min.  No momento da saída, chovia, e atrasou um pouco devido a que algumas escoteiras surgiram de última hora para o acampamento, o que fez com que tivéssemos que refazer a patrulha feminina no acampamento, dividindo de uma para duas patrulhas.  Saímos então as 13h50min.

O Local

O local do desembarque foi em uma casa onde antigamente moravam o Chefe Araújo e Chefe Renata, mas que atualmente está desabitada.  Para o descarregamento contamos com a ajuda do Sr José Dengatem que com seu trator carregou as caixas de patrulhas mais pesadas.  O restante do material foi carregado pelos próprios escoteiros e escoteiras até o local do acampamento.

A Bandeira

Depois do hasteamento da Bandeira, feito pelo escoteiro Gabriel Barden e escoteira Milena Rauber, foi passado algumas instruções e foram separados os cantos das patrulhas.

Os Cantos de Patrulha

Depois de decidido o local das tropas e das patrulhas, alguns iam armando as lonas, cercando os cantos de patrulhas e preparado o fogo de chão, com grelha e pedras supervisionados pelo Chefe Pedroso. Outros pegavam taquaras supervisionados pelo Chefe Araujo.  Enquanto isto as Chefes Rosane e Ângela preparavam o canto da chefia.

Foram montado 4 cantos de patrulha, da tropa feminia a Patrulha Dengue (Tigre e Águia) e a Patrulha Zika Virus (Coruja).  Na tropa masculina foi montada a Patrulha Chikungunya (Touro e Morcego) e Patrulha Zika  (Falcão, Raposa e Búfalo) .

Durante o sábado a tarde foi feito instruções de como montar o mural e o porta treco, além de outras instruções, foi também feito um breve jogo onde primeiro os escoteiros tinham que procurar a chefe Rosane e Chefe Ângela que tinham as instruções do que eles teriam que procurar para apresentar para a chefia.

No final da tarde, já estava então pronto os cantos de patrulha, cercados, com lonas, barracas prontas, porta trecos já com todos os materiais pendurados e as patrulhas Zika e Chikungunya conseguiram também finalizar o mural.

A comida

As patrulhas então passaram a preparar o jantar  de sábado, onde as patrulhas, praticamente todas optaram por rocambole ou bolo de carne.  Chefia, experimentou todos e estavam muito bons. A escoteira Milena acabou se queimando com o lampião e precisou ser medicada pelas chefes Ângela e Rosane. 

No almoço de domingo a patrulha Zika preparou bifes com arroz, a patrulha Chikungunya fez massa com calabresa, a patrulha Zika Virus e Dengue prepararam em conjunto massa com calabresa e molho branco. Enquanto fritavam os bifes o escoteiro Gustato Bugs se queimou com o azeite.

 

O Fogo de Conselho

O tema do Fogo de Conselho foi “Agua Parada Nem Pensar”.  Os foguistas foram os escoteiros Gabriel Barden e Gustavo Bugs.  Quando estávamos todos reunidos e prontos para iniciar, com o fogo começando a ser aceso, iniciou também uma garoa que logo se transformou em chuva.  Suspendemos então o Fogo de Conselho pro alguns minutos.  Após uma espera de 15 minutos, a chuva fraca parou e voltamos para o local.  Mesmo com a chuva, logo foi possível acender o fogo e pudemos então iniciar.   Teve algumas esquetes muito bem elaboradas dentro do tema. Foram muitas canções também o que fez com que fosse um Fogo de Conselho muito divertido e elaborado. Tanto que no final do fogo de conselho formos brindados com uma bela lua e estrelas bem em cima do nosso acampamento.  Após o encerramento a patrulha Zika e mais alguns que ficaram ao redor do fogo, puderam degustar um mashmelow patrocinado pelo escoteiro Michel.

Com a chuva o terreno ficou muito molhado e optamos não fazer a caminhada noturna o que a maioria agradeceu pois estavam cansados e queriam dormir.  Mesmo assim, alguns ainda demoraram para dormir, muitas conversas nas barracas o que precisou da intervenção das  Chefas para que dormissem logo.

Alvorada e atividades da manhã

A alvorada foi às 7 da manhã, ao ritmo da musica TNT do ACDC.  O Chefe Araujo puxou a todos para uns alongamentos.  Em seguida então todos se abasteceram no café da manhã e em seguida a bandeira.

Atividades de Domingo de Manhã

Após o café da manhã, Chefe Pedroso e Chefe Araújo prepararam uma atividade, para todos se movimentarem, um jogo, um circuito de desafios entre as patrulhas que incluía corrida, saltos, rastejamentos e muito mais, bem no meio do mato.

Após o Chefe Araújo deu uma instrução de rastejamento, demonstrando e convidando os escoteiros a fazer igual.

Em seguida, tivemos a instrução de pesca, onde Chefe Pedroso demonstrou a todos como lidar com o anzol e linha de pesca. Como se comportar num local de pesca, informando que o silencio é fundamental e alguns foram também aprender a pegar as minhocas para a pescaria.

Em seguida, chefe Pedroso convidou a todas as patrulhas então para pescaria, no açude do Sr Dengantem, informando que o escoteiro ou escoteira que pegasse o maior e o menor peixe, seriam premiados, bem como a patrulha que pegasse o maior número de peixes.

Por incrível que pareça, ao se posicionarem para pescar, um silencio tomou conta do acampamento, todos se comportando como deve ser na pescaria, em silêncio, só se ouvia o barulho das vacas. Logo em seguida começou a dar resultado, primeiro o Maia, depois Michel, depois Samira, e assim foi.... No final 14 peixes foram pescados. Sendo que Maia pegou 3, Gabriel Rohr 1, Matheus 1, Kauan 1, Michel 2, Gabriel Barden 1, Leo Weisheimer 1, Samira 2, Milena 1 e Ana 1. Sendo que o maior foi pescado pelo Maia, o menor pela Ana e a patrulha que mais pescou foi a Chikunguya, que pescaram 6, patrulha Zika pescou 4, patrulha Zika Virus 3 e Dengue 1.

Banho de Rio

Após a bela pescaria, nada melhor do que se refrescar no rio, e foi isto que escoteiros e escoteiras fizeram, guiados pelo Michel, foram até o rio que divide a propriedade do Sr Dengatem, e se banharam por uma hora, aproveitando bem a manhã.

 

Prova de fogo

Este foi o primeiro acampamento de mato para os escoteiros que fizeram sua estreia:  Kauan, Rafael,  Emily e para os recém chegados da alcateia: Gabriel Rohr e Daiana.

Encerramento e Aniversário do Michel

Enquanto as patrulhas faziam a bandeira para o encerramento, chefe Pedroso e o escoteiro Michel saíram caminhar pela mata, passando prova em busca de pegadas de animais silvestres, na verdade, chefe Pedroso estava dando um tempo para que o os familiares do Michel (pais e avós) terminasse de preparar uma surpresa para o aniversário dele, juntamente com os colegas do grupo escoteiro. Ao sinal combinado com o Chefe Araujo, Pedroso e Michel voltaram a sede e ao abrir a porta da garagem, estavam todos lá para cantarem parabéns ao Michel.

O retorno

Após os comes e bebes, e carregarem ônibus, todos embarcaram e retornaram para a sede. Na chegada, uma grande cantoria dos escoteiros e escoteiras dentro do ônibus, parece que voltaram mais entusiasmados do que quando foram. Após descarregarem os materiais de patrulha e do grupo, voltaram suas casas.

O acampamento foi organizado pelo Ch. Pedroso, Ch Araújo , assessorados pela Chefe Rosane e Chefe Angela.   

 

Umas e outras:

-  Ch Araujo caiu, levantou, caiu de novo ...

- Tinha muito escoteiro querendo ajudar o Sr. José, só para poder andar de carretão;

- Parece combinado, todas as patrulhas fizeram o mesmo cardápio na janta de sábado, uns mais elaborados mas era tudo rocambole;

- Confirmado “Apressado come crú” e a Patrulha Zika Virus, tinham tanta fome que comeram seu jantar mal passado;

- A pergunta é: “Qual foi o cardápio do jantar da chefia?” todos querem saber.

- O campeão da Pescaria foi o Maia, pescou a Renata;

- O Rohr foi tão bom pescador, que além do peixe pescou a própria perna, sorte dele não perdeu o distintivo de especialidade em Pesca;

- As escoteiras da Patrulha dengue precisam voltar para a alcatéia para aprender guardar a barraca;

- Domingo todo mundo já sabia da Festa Surpresa do Michel, menos ele, esta turma sabe guardar sigilo;

- O Barden levou um xingão da Ch. Rosane, no final do acampamento levou a panela devolta lá para baixo, perdoado era só pra poder levar o Michel junto.

- Milena queimou a mão, pegou sem querer no vidro do lampião

- Gustavo Bugs queimou o braço, saltou azeite quente quando foi mexer no bife.

- Durante o jogo de sábado a tarde, a escoteira Ana nos avisou que tinha visto uma vaca dar cria, tinha vistou a bezerrinha caindo no chão.  O Sr José Dengatem foi avisado, em seguida com o trator foi buscar o bezerrinho no mato. Na passagem avisou o chefe pedroso, se for macho, já vamos fazer um churrasco amanhã, só vou querer se for fêmea. Sorte do bichinho que nasceu femea.

- Quando Sr José voltou com a bezerrinha, foi cercado por todos, sendo os mais entusiasmados o escoteiro Kauan, que se abraçou nela, e Ana, que por ter visto o nascimento assumiu como madrinha. Foi feito o batizado, sendo que a bezerrinha se chamará Escoteira, usando inclusive o lenço do grupo durante o batizado.

- A bezerrinha escoteira gostou tanto da dinda, no caso a Ana, que não queria ir embora, saltou do carretão várias vezes para ficar no acampamento;

- Chefe Ângela acordou de madrugada ouvindo gritos, “socorro, socorro, corre aqui que eu corro ali “, prestou mais atenção e percebeu que os gritos vinham de dentro da própria barraca, olhou para o lado e viu que a Chefe Rosane estava sonhando.  Calmamente, acordou Chefe Rosane e disse, “calma Rosane, você está num acampamento, está tudo bem, fique tranquila”.

- O Escoteiro Michel e a Escoteira Ana Gabriele, como talvez fosse o último acampamento de patrulha dos dois, foram obrigados pelos demais a se rolar no barro, como despedida.

- O almoço de domingo da chefia, foi um oferecimento da família Dengatem, o qual agradecemos a cozinheira Renata.

Formação das Patrulhas

Patrulha Dengue (Tigre / Águia )
* Ana Gabriele
* Lohana
* Kemili
* Nicoly
* Camily

Patrulha Zika Virus (Coruja)
* Samira
* Emily
* Daiana
* Milena

Patrulha Zika(Falcão, Bufalo e Raposa)
* Michel
* Diogo
* Leonardo Weisheimer
* Willian
* Gabriel Barden
* Gustavo Bugs
* Rafael

* Patrulha Chicunguya ( Touro/Morcego)
* Matheus
* Kauan
* Gabriel Rohr
* Leonardo Piovesan
* Maia

Chefia
* Pedroso
* Araujo
* Rosane
* Angela ( acompanhada de seu filho Vinicius )
*

Pais e Avós
* Renata Dengatem (no domingo)
* José Helmuth Dengatem
* Iraci Dengatem
* Alisson Moura (no domingo de manhã)

por Pedro Luis Sales Pedroso

 

 

Voltar