31/01/2016
Acampamento Geral de Verão - Coqueiros do Sul

Nos dias 29 a 31 de janeiro aconteceu o Acampamento Geral de Verão 2016 do Grupo Escoteiro Cônego Sorg.

O Local e o Transporte

O Campo 1 foi no Parque Vali Albrecht, local das atividades de sexta-feira para seniores e escoteiros. Na sexta-feira foram formadas as equipes, realizados jogos e, principalmente, foram confeccionadas as bandeirolas.

O Campo 2 foi a partir de sábado de manhã, no distrito de Igrejinha, em Coqueiros do Sul, na sede do Clube Esportivo Leão da Serra. O transporte foi pela Ballistur, e foi cobrada a importância de R$ 10,00 para custear o ônibus.

Estava prevista atividade junto a uma queda d´agua no domingo pela manhã, que fica a cerca de 3 km, seria o Campo 3. Devido a chuva forte que caiu sábado à noite o local ficou perigoso, com muito volume de água na sanga e a atividade foi cancelada. Teve de entrar em ação o Plano B, com jogos no Campo 2.

Choveu durante toda manhã de domingo e parte da tarde, e os jogos aconteceram abaixo de chuva. Mesmo assim a atividade não ficou prejudicada. Chefia e Equipes trabalhando na chuva. As barracas estavam todas montadas mas pelas características do local, o gramado perto do mato ficou encharcado e o pernoite foi feito num pavilhão da comunidade.

O Tema

O tema deste acampamento foi sugerido pelo Kemmerich – OLIMPÍADAS, e os nomes das equipes tinham que ter relação com acontecimentos do mundo olímpico.

A formação das equipes

Os líderes foram escolhidos dentre os sêniores. Os vice-líderes foram escolhidos virtualmente, com um softer específico, com supervisão do Kemmerich. Os demais patrulheiros foram escolhidos quando chegaram no Parque Vali Albrecht, que foi o campo da sexta-feira. Os lobinhos foram escolhidos no sábado de manhã, quando chegaram no Campo 2.

Os líderes batizaram as equipes de ZEUS, MONTAIN BIKE, JESSE OWENS, BOLT, OLIMPO e ATENAS.

As refeições e os cucas

Na sexta-feira à noite foi PL. No sábado ao meio dia teve carreteiro com saladas. No sábado à noite teve galeto com arroz, guisado e saladas. No domingo ao meio dia foi servido churrasco, massa com molho e saladas. Tudo regado a muito Tang.

O Kiko Ries foi o chefe de cozinha, auxiliado pelas mães Ana Sílvia, Marga, Salete, Marta Marchiori e Virgílio. Tudo funcionou perfeitamente graças ao desprendimento do Kiko. Na cozinha sempre tinha um chimarrão passado de mão em mão.

Uma grande palma escoteira para a incansável equipe da cozinha.

As Bases

Dentro do possível, as bases foram desenvolvidas de acordo com jogos olímpicos, que foram: Arremesso de Peso, Salto em Distância, Sushi de Cenoura, Ciclismo, Memória com Caixas de Fósforos, Queijo Suíço, Transbaba, Carrinho de Mão, Tiro ao Alvo de Bexiguinha, Boliche Humano, Arremesso de Bastão, 100 metros Rasos, Revezamento de Bastão, Caça Moeda na Piscina, Equilíbrio de Bacia, Rastejamento (cipós venenosos), Lei Escoteira, Nós, além dos jogos de integração, tais como bastão elétrico, buldogue, caçador etc.

Também valiam pontos as bandeirolas, o grito de guerra, as formações.

As atividades no Parque da Várzea

(inserir o texto aqui)

As Promessas e Distintivos Especiais

Na manhã de sábado, logo após o hasteamento das Bandeias do Brasil, Rio Grande do Sul e do Grupo, aconteceu a cerimônia de Promessa das escoteiras Hayla Vitória de Lima e Eduarda Raiane Correia. Parabéns às escoteiras. Mais um objetivo vencido nesta bela caminhada no Movimento Escoteiro.

Depois das Promessas teve a entrega dos distintivos especiais CRUZEIRO DO SUL para o lobinho Gabriel Antônio Bernardi Rohr e LIS DE OURO para o escoteiro (agora sênior) LUCAS KAPP.  Da mesma forma, o GECS parabeniza-os pelo empenho na conquista destes distintivos especiais. Saibam honrar esse distintivo porque ele é muito pesado. muito significativo e muito cobrado.

O Liquinho de Conselho (ou lamparada)

(incluir o texto aqui)

Gritos de Guerra:

JESSE OWENS

Olimpíadas nós vamos ganhar

nesse acampamento nós vamos massacrar,

Todos lutaram sem desistir para no pódio subir

OLÍMPO

Aos deuses do Olímpo vamos agradar,

Com honra e alegria as olimpíadas vamos dar,

No pé do monte sempre estaremos

e com alegria as olimpíadas venceremos!

ZEUS – Grito de Guerra

Entre o céu e a terra, no Olímpo vamos disputar

Em homenagem a Zeus, Deus dos trovões

A harmonia e a paz iremos buscar

Somos guerreiros afáveis sem medo de cair

E junto nunca iremos desistir

Citius. Altius , Fortius

Mais rápido, mais alto, mais forte

ATENAS

Uma face da moeda você pode moldar

A outra para o campo de batalha vai te levar

Dividindo sabedoria com o mundo sem nunca regressar

Mais rápida !  mais alta! , mais forte !.

MONTAIN BIKE

Enfrentamos montanhas, não aceitamos desvios.

Adoramos aventuras, superamos desafios.

A linha de chegada, vamos ultrapassar.

Já enfrentamos montanhas onde não é fácil pedalar.

Por isso aceite que nada vai nos superar.

BOLT

Alma de guerreiro, espírito vencedor

Chegamos pra arrasar,  nada vai nos derrubar

Viemos com vontade, chegamos pra vencer

Bolt é unida e nada vai nos separar

Lutar! Correr! Chegar !

A Pontuação

Jesse Owens – 1º lugar - Ouro

Montain Bike – 2º lugar - Prata

Bolt – 3º lugar - Bronze

Zeus  – 4º lugar

Atenas – 5º lugar

Olimpo – 6º lugar

A entrega da pontuação foi angustiante, carregada de emoção e expectativa, pois a diferença que separou o primeiro do segundo lugar foi apenas um ponto, que poderia ter sido 1 metro a mais de esforço em alguma base, alguns segundos a menos, uma formatura mais rápida, uma pontaria melhor, enfim, o acampamento foi decidido por detalhes.

Equipes e seus Componentes

JESSE OWENS

Gabriel Duwe – Lider

Maria Fernanda Rohr

Alana Schreiner

Kauan dos Santos

Michel Rohrig

Samira Pimentel

Samanta Dalsasso Martins

Ana Gabriele (vice líder)

OLÍMPO

Rafaela Vieira (líder)

Nayani Diefenthaeler Castro

Gabriel Ries

Gabriel Rohr

William de Oliveira

Leonardo Weissheimer

Julia Vieira

Lucas Kapp (vice líder)

ZEUS

Nathalia Pedroso (líder)

Gabriele Tomazi dos Santos

Gabriele Pedroso

Lucas Fachi

Stefany de Almeida

Gustavo Bugs

Jean Carlos Maia

João Victor dos Santos (vide líder)

ATENAS

Tauana Lira (líder)

Manuela dos Santos

Laysa de Lima

Samuel Goulart

Kemmily Colling

Leonardo Piovesan

Gabriel Barden

Gustton Ries (vice)

MONTAIN BIKE

Wellington Schumann (líder)

Amanda Marchiori

Taylani Werner

Camily dos Santos

Lohana Ramires

Milena Rauber

Matheus Pedroso

Paola Vianna (vice)

BOLT

André Reis (líder)

Pedro Vidal Buhler

Daniel Eger de Mello

Daiana Ketter

Rafaela Gish

Guilherme Bugs

Guilherme Kuhn

Diogo Dal Castel (vice líder)

Chefia

Anderson Araújo

Ângela Moura

Carlos Alberto Dal Castel

João Kressin

Pedro Pedroso

Rosane Bernardi

Diretoria

Jonathã Kemmerich

Maria Salete Martins

Regina Sincas

Pais/Mães

Kiko Ries – Chefe de Cozinha

Marga Quadros – Cozinha e jogos

Marta Marchiori – Cozinha e jogos

Vergílio Eckstein – Cozinha

Ana Sílvia Vidal – cozinha sábado

Antônio Buhler – jogos sábado

Alisson Moura – jogos sábado

Fotos na galeria de fotos

UMAS E OUTRAS PRÁ FICAR NA HISTÓRIA DO GECS.

- O escoteiro Lucas Fachi chegou correndo na base Arremesso de Peso e ao ver uma bola tentou chutar, mas não deu certo, a não ser apenas para doer o pé dele, pois a bola era pesada. Era uma bocha (Náthi).

- Quando cederam o pavilhão da comunidade avisaram que pela manhã deveria estar limpo e organizado, porque poderia acontecer um velório no local de uma pessoa que estava nas últimas..... Teve alguns que dormiram mal à noite.

- O Rohr deve ter ensaiado em casa o segredo de abrir a latinha. Mas não conseguiu abrir o saquinho da moeda da boa ação. Prá esse ele não treinou.

- Melhor local para armar barracas em dia de chuva: Canto da Tropa Athena.

- Dum escoteiro: Nunca mais ajudo limpar o banheiro das gurias. Muita sujeira.

- Muitas preocupações no início dos jogos – Comer sushi de cenoura. Écccccca. Até vômito essa base provocou.

- Acho que o churasco ficou meio salcado, disse o Vergílio. Ué, por quê?  O Kiko me teu um pagote de sal grosso e eu potei tudo.

- Um monitor e um submonitor se apresentaram para armar as bandeiras. Ambos fizeram um topinho amarrado na alça da bandeira. Qual mesmo que é o nó da Bandeira ? Meudeusdocéu !

- Um pontinho separou o primeiro do segundo colocado. Acorda escoteiro acorda que o galo já cantou. Acorda Escoteiro acorda que......

- O  Kemmerich táva zuando com o Gustton no café da manhã e o chamou de "Menino Gordinho", e aí começaram a discutir. A Daia passou e perguntou: Porque tu tá brigando com o Kemmerich? Gustton disse: ele tinha me chamado de gordinho. Então ela respondeu: “Mas pra magro tu também não serve” (Gustton)

- Ouviu falar que estava fantástica a esquete da eq. Zeus. Dizem ter sido uma das melhores até hoje.

- Uma escoteirinha procurou a Chefia: Cheeeeeeefeeeeee. Não tô me sentindo bem, acho que é pasta de dente nova. Quando escovo os dentes fico com dor de cabeça e dor no estômago. - Mas que pasta de dente você tá usando? - É uma nova que a mãe comprou. Bozzano. A espuma de barbear do pai veio por engano (Kemmerich).

- Novos tempos, tropa sênior dormiu no pavilhão.

- Na base de Arremesso de Peso o Schumann ficou muito feliz. Atirou a bocha e deu 20 metros. Durou pouco sua alegria. Veio a Milena e lançou a 29 metros. Eita ! (Milena).

- Na base do Arremesso de Bastão uma lobinha não conseguia segurar o bastão. O bastão Caia prá frente. Caia prá trás. O líder, inteligente, disse:  Segura isso com as duas mãos e joga prá frente. A lobinha deus uns passinhos prá trás, correu e ....... póóóóf...... o bastão foi a 1,3 metros. A menor medida de todas. Menos do que o comprimento do bastão. Nunca se lança um bastão com as duas mãos. Uma trava a outra.

- Na chegada da sede aquela correria. A chuva chegando. Descarrega isso. Descarrega aquilo. Muita coisa. Muita bugiganga. Eis que vem um lobinho, passiiiinho por passiiiiinho, beeeem devagarzinho, trazeeeeeendo o Bastão Totem. Nem vou dizer quem é. E foi só o que ele trouxe.

- Na saída do Parque da Várzea a Tau, a Rafa e o Gustton estavam no carro do Kemmerich. Prontos para sair. Quando viram o ch. Jota chegar, Tau e Rafa saíram correndo, gritando, pedindo carona. Ch. Jota disse que sim. Pegaram suas mochilas e saíram do carro do Kemmerich. Chegando lá viram que ele táva com a Ranger, e não cabia mais ninguém.  Voltaram meio sem graça e tiveram de implorar para o Kemmerich deixar entrar novamente no carro. Ufffa.

- Sexta à noite um jantar muito especial. A La Francesa: Linguiçê Gourmet com Pan Francês, tudo regado a Tanguê.

- Hayla e Raiane muito emocionadas durante a Promessa.

- A Náthi foi tão rápida no Boliche Humano que acabou derrubando o ch. Beto. Strike ! (ch. Araújo)

- A Taylani reclamou: Ch. Jota, o Gabi Ries me molhou e eu já tinha trocado de roupa. Gabriel, o que você tá aprontando com essa garrafinha? Ele disse - Ch. Jota, eu táva com a garrafinha na mão e ........  hehehe. Ficou sem resposta, vai ver que a água saiu sozinha, essa danada.

- Um escoteiro que não sabia andar de bike foi empurrado por um sênior. De repente a ch. Regina grita. Aíííí´ Léo !! Pronto. Os dois foram prô chão. Juro que não fui a culpada (ch. Regina)

- Um calorão daqueles. Mormaço. Uma escoteirinha procurou a chefia. Cheeeeeeeefeeeeeeee. Tô mal ! – Quem sabe você tira esse blusão de lã?

- Já no final do acampamento uma lobinha procurou a Akelá. - Akelá, não quero mais ficar na minha equipe. Conversa vai, conversa vem.... Quem sabe você fica, não sei do resultado mas  você já trabalhou todo tempo com a tua equipe e vai que a equipe seja a vencedora e blá blá blá Pois é....... A lobinha vai ganhar um Pin (ch. Regina).

- Eu não vi, mas me contaram que um chefe se perdeu em Igrejinha. Como? Sim, um chefe se perdeu em Igrejinha!  No Bar do Gordo, ao invés de dobrar a direita, seguiu reto. Garrou o mundo. Lá pelas tantas, quase em Sarandi, encontrou um tratorista que disse. - iiiiii, vai ter de voltar uns 6km. Dá prá ir por outro caminho, mas o mapa vai ficar muito grande prá explicar.

- Na base da ch. Regina, o Salto em Distância, o Gustton saltou 4 metros. Quanto? Quaaaaaaatro metros. Sem treino algum. Um pouco mais de treino poderia ser marca olímpica, junto com a Milena.

- O Kemmerich resolveu colocar seu carro na sombra. Ligou o carro, engatou a marcha...... KEEEEEEEEEMERICH.... gritaram a ch. Regina e ch. Salete. Um cusco táva dormindo bem atrás do pneu do carro. Quase....... (ch. Regina)

- Comentário da ala feminina: Notaram a elegância da ch. Rosane, inaugurando a saia do uniforme? (ch. Regina).

- Marga, Salete e Marta. Todas faceirinhas, prontas prá dormir num colchão inflável. Foto prá cá, foto prá lá, foto no Face, foto no Watts. Acordaram no chão. O colchão murchou durante à noite. Tadinho. Não aguentou tanta badalação.

por Jota

Voltar