07/06/2015
Chá do Recanto São Vicente de Paula

Na manhã de domingo, dia 7 de junho de 2015 , o Grupo Escoteiro Cônego Sorg foi até o Recanto São Vicente de Paula para realizar mais um trabalho comunitário.

Anualmente o Grupo é convidado pela Diretora do Recanto, Irmã Iracema, para trabalhar no Chá do Asilo. O trabalho consiste em lavar toda a louça, talheres, panelas, fogões, copos etc que foram utilizados pelos festeiros e pela comunidade em geral no Chá que ocorre no sábado à tardinha.

A Irmã sempre relata que antigamente as irmãs demoravam certa de 1 mês para deixar tudo em dia, por que no dia-a-dia do Recanto elas e os funcionários tem de se ocupar com os idosos internos, e sempre iam fazendo o trabalho de limpeza aos poucos porque os festeiros fazem o trabalho preparatório da Festa e não havia quem fizesse esse trabalho de retaguarda.

Agora, o Grupo Escoteiro Cônego Sorg assumiu para si essa etapa do Chá. Como sempre, havia muita coisa para organizar, muita louça para lavar.

Tudo foi organizado. Tudo foi lavado. Tudo ficou limpo.

As mesas foram desativadas e guardadas. Foram separadas as toalhas limpas das sujas e dobradas. As cadeiras foram organizadas todas num mesmo local. Todas as garrafas foram recolhidas e guardadas.

Foram lavados e secados todos os panelões, travessas, conchas, fogões , bacias, chaleiras, garrafas térmicas e demais utensílios da cozinha.

Foi recolhida, lavada, secada e organizada toda coberta de mesa: xícaras, pratos, pires, garfos, facas, colherinhas, colheres, copos, vasos etc.

Como foram vendidos cerca de 800 cartões já dá para imaginar o tamanho da montanha de louça e talheres que foi lavada.

O piso foi varrido, lavado e secado. Todo o lixo separado.

As irmãs caminhavam para lá e para cá exibindo sorriso de satisfação pelo trabalho realizado. Puxavam um papinho aqui e outro ali com os escoteiros.

Na metade da manhã a Irmã Iracema serviu café com leite, bolo e cuca para os escoteiros. O trabalho começou às 8:00 e se estendeu até as 12:00.

No final a Irmã Iracema agradeceu muito o trabalho realizado e disse que “esse trabalho que vocês fizeram aqui é a verdadeira caridade, porque vieram anônimos, num domingo de manhã, sem painéis de propaganda e sem holofotes. Fizeram um serviço alegre e descontraído, um trabalho que ninguém fica sabendo que fizeram. Um trabalho desses não tem preço, porque caridade não tem preço. É a caridade que a comunidade não vê, mas que certamente é vista por Deus e pediu que continuemos Sempre Alertas para prestar a caridade”.

Dissemos à Irmã que ele não tinha que agradecer, e nós é que agradecemos pela oportunidade que ela e o Recanto nos dão para podermos fazer nossas boas ações.

No final dos trabalhos, numa conversa bem descontraída, conversamos muito com a Irmã Iracema.  Ela nos falou do dia-a-dia do trato dos idosos, da situação de abandono de alguns internos por suas famílias e já, antecipadamente, nos convidou para o Chá de 2016.  Falamos para ela sobre o funcionamento do Grupo Escoteiro Cônego Sorg e que, se precisar, estamos ali pertinho, no Colégio da Glória.

Fotos na galeria de fotos.

Participantes:

Membros Juvenis:

Ana Gabrieli da Silva

André Reis

Braian Dahmer

Diogo Dal Castel

Gabriel Barden da Silva

Gabriel Rohr

Guilherme Kuhn

Gustton Ries

Jean Carlos Maia

João Matheus Campos

João Victor Strefling

Lohana Ramires

Lucas Kapp

Luíza Witte da Rosa

Matheus Pedroso

Michel Dengaten Rohrig

Milena Rauber Roos

Nathália Pedroso

Raul Jordani Pereira

Samanta Dalsasso

Samira Pimentel

William de Oliveira

Escotistas

Anderson Araújo

Carlos Alberto Dal Castel

João Kressin

Jonathã Kemmerich

Maria Salete Martins

Pedro Pedroso

Querlin Strefling

Regina Sincas

Renata Dengaten

Rosane Bernardi

Diretoria

Luciane Pedroso

Pais, Mães, Amigos, Voluntários e afins.

Anderson Campos

Andréia Webber dos Santos

Erivelton Mendonça

Gilvane Dahmer

Luana Weber dos Santos

Luciana Lermen

Patrick de Quadros

Volmir Kemmerich

Irmãs do Recanto:

Irmã Iracema (diretora)

I. Julia, I. Deusa, I. Lídia, I. Elsa, I. Maria, I. Marilda, I. Ilda, I. Sirlei e I. Irene.

(destas, 5 estavam por lá, as demais estavam com os idosos)

Voltar