17/05/2015
Romaria de Santa Rita 2015

Trabalho Comunitário na Romaria de Carazinho.

Pelo terceiro ano consecutivo o Grupo Escoteiro Cônego Sorg, de Carazinho, promoveu uma ação comunitária que dá grande visibilidade ao Escotismo praticado pelo GE Cônego Sorg.

Em Carazinho, no segundo domingo de maio, acontece há 23 anos a Romaria de Santa Rita. O Grupo Escoteiro Cônego Sorg monta postos de água ao longo do percurso, e são distribuídos milhares de copinhos de água aos romeiros.

A comunidade da Paróquia São José estimou a participação de cerca de 20 a 24 mil pessoas de vários municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Neste ano foram montados 4 postos de distribuição. Os proprietários da Granja Holanda, e dos sítios Papagaio Charão e Jorgina gentilmente cedem o espaço em frente à porteira para realização da atividade. Os copinhos são doados pela UNIMED de Carazinho.

No momento da passagem da procissão o trabalho é exaustivo dada a quantidade de romeiros, mas é muito gratificante ver o agradecimento e o reconhecimento dos romeiros pelo trabalho prestado pelos escoteiros.

Muitos romeiros param para fotografar o trabalho. As emissoras de rádio noticiam o inusitado trabalho voluntário.

Foram montadas 20 lixeiras de pioneiria de taquara ao longo do percurso.

Depois de passada a procissão ainda é oferecida água para aqueles que passam de carro ou de ônibus.

Quando todos passam, os escoteiros fazem um pente fino ao longo de todo o trecho e recolhem novamente o lixo deixado pelos romeiros nas lixeiras e também o lixo espalhado pelo chão e levaram tudo para os contêineres de lixo reciclável na cidade.

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg agradece aos proprietários rurais parceiros desta atividade, bem como à Unimed e à Cinco Distribuidora de Bebidas pelo empréstimo de mesas.

Essa parceria já está selada para o próximo ano.

Um agradecimento especial aos romeiros pelo reconhecimento e pela possibilidade que nos dão de realizar essa atividade comunitária de grande repercussão.

Fotos na Galeria de Fotos do site.

(Jota)

"Agradecemos a todos os Lobinhos, Escoteiros, Seniores, Pais, Chefes que estiveram na ROMARIA deste domingo. Mais uma vez, uma participação MARCANTE do Grupo Escoteiro Cônego Sorg, neste evento que pela Receptividade, Evidência e Visibilidade é certamente um dos mais IMPORTANTES que participamos. Parabéns a todos !!! Ch. Pedroso)"

"Parabéns a todos os que participaram da atividade de fornecer água aos romeiros: lobinhos, lobinhas, escoteiros, escoteiras, sênior, guia, chefia, conselho fiscal, pais, mães, amigos. O mais bonito disso é que havia muita gente ajudando que não professa a religião católica, mas entendeu perfeitamente que não era pela religião e sim pela humanidade do ato. Sem dúvida, é um trabalho muito bonito (Ch. Regina)"

Participantes:

Base 1 

(Granja Holanda em ambos os lados da estrada)

Anderson Araújo

Cauã ...

Daina Ketter

Diogo Dal Castel

Douglas Strefling

Gabriel Barden da Silva

Guilherme Kuhn

Hayla de Lima

João (amigo do Pedroso)

João Victor Strefling

Keli Schneider

Leonardo Foltz

Leonardo Weissheimer

Luíza Witte da Rosa

Marlene Cólvero

Pedro Luis Pedroso

Querlin Strefling

Rosângela Foltz

Rosi Zanrosso

Base 2 

(Sítio Papagaio Charão)

André Reis

Gabriela Pagotto

Lucas Kapp

Luciane Pedroso

Luis Airton Foltz

Matheus Pedroso

Nathalia Pedroso

Paola Vianna

Rafaela Vieira

William de Oliveira

Base 3 

(Sítio Dona Jorgina)

Camilly Vitória dos Santos

Gabriel Rohr

Gustton Ries

João (visitante sobrinho do Rodrigo)

João Kressin

Julia Vieira

Luana Dal Agnol

Maria Fernanda Rohr

Marta Pereira da Silva

Milena Rauber Ross

Regina Sincas

Rodrigo Ries

Rosane Bernardi

Samira Pimentel

Wellington Schumann

 

Voltar