06/02/2015
Acampamento Geral de Verão 2015

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg realizou o acampamento geral de início de ano nos dias 30 de janeiro a 01 de fevereiro na propriedade rural de Glênio Guimarães e Douglas Strefling, com a participação dos 3 ramos ativos (lobo – escoteiro – sênior).

Tema

O tema do acampamento foi proposto pelo ch. Kemmerich: “CHAVES" em homenagem ao personagem da série que tanto animou e emocionou várias gerações de crianças e adultos.

Acampamento

Os escoteiros e seniores iniciaram o acampamento na sexta-feira, dia 30. Os lobinhos chegaram no sábado pela manhã. De início foram armadas as barracas e lonas e separado o material de jogos e de cozinha.

Equipes:

Os líderes e vice-líderes das patrulhas foram escolhidos na sede escoteira na reunião anterior, e já chegaram lá com as bandeirolas prontas, todas costuradas a mão. Os demais componentes das equipes foram escolhidos depois de hasteada a Bandeira Nacional. Foram formadas 5 equipes:

Equipe Chaves do 8

Pietra Coletto (líder)

Julia Bastos

Samuel Goulart

Gabriel Rohr

Bernardo Guimarães

Camilly Vitória dos Santos

Matheus Zart da Silva

Luana Dall Agnol

Gustton Ries

Tauana Lira (vice)

Grito de Guerra

Buscando o melhor

Sem nunca desistir

Querendo ser maior

Para todos nos ouvir

Chaves do Oito

Rima com biscoito

Igualdade nos mantém

Para irmos mais além.

Lema: Simplicidade nos hábitos 

Equipe Acapulco

Rafaela Vieira (líder)

Laysa Lima

Daiana Ketter

Hayla Lima

Gustavo Burgs

Guilherme Bugs

Guilherme Kuhn

Leonardo Weissheimer 

Samanta Dalsasso

André Reis (vice)

Grito de Guerra

De um lugar paradisíaco

Viemos para acampar

Com humildade e sabedoria

Vamos Arrasar

Lema: Humildade de Sabedoria

Equipe Alma Negra

Igor Molina (líder)

Daniel Eger de Mello

Taylor Bugs Machado

Guilherme Guimarães

Tácito Meira

Milena Rauber Ross

Luíza Vitte da Rosa

Ruiz Coletto

Gabriela Pagotto

Wellington Schumann (vice)

Grito de Guerra

Há, há, há

Alma Negra vai ganhar

Já conquistamos os 7 mares

Esse acampamento vai ser mole

Lema: Pirata dos 7 mares

Equipe Chesperito

Lucas Kapp (líder)

Nícolas Ferreira

Kauê Scherer

Mariane Schneider

Raiane Correia

Gabriel Barden

Samira Pimentel

Matheus Pedroso

Maxwell Bueno

Nathália Pedroso (vice)

Grito de Guerra

Ágeis prá ganhar 

Furtivos prá atacar

O primeiro lugar é a nossa missãop

então vamos buscar juntos com garra e determinação

Lema: Ágeis e Furtivos

Chapolin Colorado

Gabriel Duwe (líder)

Gabriel Ries

Alana Schreiner

João Vitor Strefling

Michel Dengaten Rohrit

Willian Moura

Gabriel Vill

Diogo Dal Castell

Paola Vianna

Homero Kemmerich (vice)

Grito de Guerra

Chegou a hora Vamos nos preparar

Com o Chapolin, vamos todos ajudar

Astúcia, garra, esse é o nosso lema

Com o Martelo e a Justiça resolvemos a problema

Quem vai ganhar o acampamento?

Eu, o Chapolin Colorado

Lema: Astúcia e Garra 

Jogos da Sexta-Feira

- Foi Sem Querer Querendo (tiro ao alvo humano)

- Boliche Humano

- Canaleta de Bolinhas

- Enchendo os tubos

- Aranha de olhos vendados

- Buldogue

Jogos de sábado

- Queijo Suíço

- Poço dos desejos (caça moedas na piscina)

- Monte a palavra (caça letras na piscina)

- Tirolesa

- Jangadagem por equipe

- Carrinho de arrasto

- Montar e desmontar barraca

- Quem poderá nos salvar (missão impossível)

- Circuito (composto de 10 bases envolvendo velocidade, força, lei escoteira, nós etc)

- Bexigas em linha 

Jogos de Domingo

- Estrela com água

- Dobrar lonas em menor tempo

Outras avaliações

- Formaturas

- Bandeirolas

- Bom humor

- Arte na Tela com o tema da equipe

- Sósia de personagem do Chaves

- Tema da Bandeirola

- Grito de Guerra escrito

- Grito de Guerra executado

- Organização das barracas

- Esquete Fogo de Conselho

- Palmatória Fogo de Conselho

Refeições:

As refeições foram todas preparadas na beira do açude. Estava montada uma barraca (daquelas antigas com quartos e avanço) bem como um gazebo e ali foi instalada a cozinha do acampamento. Com a coordenação da ch. Salete, a equipe de cozinha composta por várias mães em turnos diferentes, preparou carreteiro, batata, arroz branco, saladas diversas, galeto, massa, churrasco, molho tudo regado a limonada bem gelada (1º acampamento sem tang).

O Paludo e o Rodrigo assaram o galeto. Rodrigo, Dorli e Felizardo assaram o churrasco de sábado.

O único imprevisto foi no jantar de sábado, porque faltou galeto. As meninas demoraram no banho e o jantar foi servido, e não sobrou nada.

Mas o ch. Araújo e ch. Renata se encarregaram de assar mais galetos. Enquanto o fogo de conselho se desenvolvia o galeto foi sendo assado.

Para um café da manhã reforçado, o GECS adotou o que muitos grupos escoteiros fazem. Servir café com leite. Como havia excessos, o todinho foi proibido para os lobinhos, assim todos tem um café da manhã saudável.

Caminhada Noturna dos Escoteiros

Os escoteiros realizaram a caminhada noturna na sexta-feira noite. A noite de lua cheia prejudicou um pouco a caminhada, mas mesmo assim vários escoteiros “meteram o pé” quando passavam por determinado ponto da lavoura. Dizem que tinha algo diferente lá, assustando eles. Mas quando a chefia passou por lá não viu nada. Coisas da imaginação.

Fogo de Conselho

O Fogo de Conselho foi puxado pelo ch. Pedroso. O foguista foi o ch. Beto. Muito animado. As esquetes e as palmatórias foram realizadas dentro do tema Chaves. Muitas canções. O ch. Pedroso, como sempre, traz novas canções. Neste teve a canção da Baleia Anacleta que foi muito divertida. O Fogo de Conselho encerrou com a canção da despedida e com uma oração especial da ch. Regina para o Holanda, que teve de voltar a morar em Porto Alegre.

Passagens

Depois do Fogo de Conselho foi iniciada a cerimônia de passagem da monitora da Pt Águia Tauana Lira e do monitor da PT Búfalo Wellington Schumann para a tropa sênior. Depois das palavras da chefia (e lágrimas de alguns), os dois se despediram da tropa escoteira e de suas patrulhas e, com velas, se dirigiram à beira do açude. Na noite, silenciosamente, chegou uma jangada conduzida pela Pi e pelo Duwe. Os dois escoteiros embarcaram na jangada e foram levados até o outro lado do açude, local onde o restante da tropa sênior estava esperando. Lá foram recebidos pela tropa e pela chefia sênior (ch. Beto e ch. Kemmerich).

Investidura

Recebidos os novos seniores, foi realizada a investidura de Gabriel Duwe. O Duwe assinou seu compromisso Sênior num local adequadamente preparado para a ocasião. Depois disso, renovou sua Promessa Escoteira e foi Investido com a Espada pelo ch. Jota. Terminada a cerimônia todos voltaram de jangada até o acampamento.

Caminhada noturna dos Lobinhos

Enquando aconteciam as cerimônias acima, os lobinhos fizeram sua caminhada noturna, acompanhados da akelá Regina e ch. Querlin. Foi uma caminhada curtinha, para evitar passar pelo local da cerimônia da tropa Sênior. Mesmo assim, contou com a visita de uma família de capivaras.

Alvoradas

As alvoradas foram às 7:00, com música da trilha sonora do filme “The Good, The Ugly and The Bad” de 1966 e pela música de Jimmy Cliff “Many River to Cross” de 1972. No domingo, depois que todos levantaram a ch. Regina puxou um alongamento.

https://www.youtube.com/watch?v=kGeCeK85sUg

https://www.youtube.com/watch?v=AFa1-kciCb4

Tempo Livre

Para amenizar o cansaço dos jogos e do forte sol, também foi proporcionado a todos alguns tempos livres no açude e na tirolesa, com coletes salva-vidas e câmaras de ar. O açude ficou marrom.

Chuva

A chuva atrapalhou mas refrescou. Forte pancada de chuva no domingo pela manhã e no domingo na hora do almoço. Como teve vento forte foi aquela correria para salvar o churrasco, que foi feito ao ar livre. Quem não coube no gazebo teve de servir o prato e correr para dentro do galpão. Depois de meia hora de chuva o sol voltou com mais força ainda. Chuvas de verão...

Sósias

Ficaram muito bem produzidos os sósias dos personagens. Parabéns pela dedicação e criatividade.

Nathi foi a Chiquinha

Pih foi o Barril do Chaves

André foi o Seu Madruga

Wellington foi o pirata Alma Negra

Homero foi o Chapolin Colorado

Promessas

No domingo pela manhã foram realizadas promessas de lobinho, escoteiros e adulto.

O ch. Pedroso coordenou a promessa do Lobinho Samuel Goulart. Seu padrinho foi o Banden.

Ch. Jota coordenou a Promessa dos escoteiros Matheus Pedroso (cujo padrinho foi o André) e Samira Baldo Pimentel (cuja madrinha foi a Tauana).

També realizou sua Promessa o dirigente Glênio Guimarães.

Um toque de emoção na Promessa do Glênio, que recebeu o distintivo de promessa de sua esposa Kênia, também escotista, e seus padrinhos foram seus filhos o lobinho Guilherme e o escoteiro Bernardo.

Foram guardas da Bandeira Nacional Homero Kemmerich, Luana Dall Agnol e Ruiz Coletto.

Semeador

Depois da Promessa a diretoria entregou o certificado e o distintivo Semeador +1 aos escotistas e dirigentes fundadores do GE Cônego Sorg. É um reconhecimento da UEB aos adultos que, em comunhão de esforços, fundam ou reabrem novos grupos escoteiros.

Surpresa

Depois de todas as cerimônias da noite de sábado, lá pelas 3 horas da manhã, e o ch. Pedros, ch. Regina e ch. Jota estavam no galpão fazendo a contagem da pontuação do dia. Todos já meio dormindo sobre o notebook quando foram surpreendidos por vários escoteiros, que trouxeram café preto, leite quente, água, quente. Um novo ânimo para continuar o trabalho. Parabéns.

Corte de Honra

Como passaram 2 monitores para tropa sênior, abriram 2 vagas na monitoria. Foi reunida a Corte de Honra da TP Escoteira com a presença dos monitores Kapp, Tauana, Rafaela, Nathália, Schumann, Gustton, André e Homero e ficou decidido que o submonitor Ruiz Coletto assumiria a Pt. Búfalo e a submonitora Paola Vianna assumiria a Pt. Águia.

Parabéns aos novos monitores.

Agradecimento

Muitos pais vão no final do acampamento, pegam seus filhos e vão embora. Outros perguntam das meias e do banquinho que sumiu. Outros perguntam no que podem auxiliar.

Ocorre que no final do acampamento a chefia já está nas últimas forças, e alguns pais se oferecem para ir na sede escoteira descarregar o material.

Obrigado a esses pais silenciosos que sabem ajudar no momento certo. Fica registrado o gesto e o reconhecimento do GECS.

Umas e Outras

O ch. Pedroso tinha um colete mágico. Tudo o que se pedia tinha no bolso. Precisei de um espeque, ele puxou 2 do bolso.

No momento da Promessa o Glênio olhava prá Bandeira e prá mão. Não sei o que tinha na mão. Parecia um carimbo !

Sobrou muita coisa nos achados e perdidos: banquinhos, meias, cuecas, camisetas, canecos e outras porcarias.

Lá na granja tem uma laranjeira que este ano deu um par de tênis. Ninguém conseguiui colher aquela fruta.

Ch. Kemmerich sumiu no sábado de madrugada. Foi batizar sua afilhada e sobrinha. Será que também dormiu no banco da igreja ?

O Glênio tá se queixando que tem menos água no açude. Deve ser por conta do gole que a Salete tomou.

Tem uma foto muito legal do ch. Pedroso pensando e o notebook fechando.

O que era mais engraçado na canção da Baleia Anacleta: os titis da baleia ou a cauda da baleia Anacleta? e haja molejo.

O banho dos guris no sábado à noite foi um banho psicológico. Uma esguichada de água de mangueira uma esfregada e a toalha.

Causou espécie o modelito da Luciane. Chapeuzinho branco e regata.

O Glênio e a Salete não podem mais ir junto ao  mercado.  Um pão duro e o outro gasta de mais. Não dá certo.

O melado da ch. Renata não atacou desta vez. Ainda bem. Caso contrário não sairia uma das promessas.

 

 

 

Classificação:

1ª lugar - Acapulco

2ª lugar - Chaves do Oito

2ª lugar - Chespirito

3ª lugar - Chapolin Colorado

4ª lugar - Alma Negra 

Fotos na galeria de fotos.

Participantes:

Lobinhos

Alana Schreiner

Daiane Ketter

Daniel Eger de Mello

Gabriel Ries

Gabriel Rohr

Guilherme Guimarães

João Victor Strefling

Julia Costa Bastos

Kauê Scherer

Laysa Lima

Mariane Schneider da Silva

Nícolas Ferreira

Samuel Goulart

Taylor Bugs Machado

Escoteiros

André Reis

Bernardo Guimarães

Camilly Vitória dos Santos

Diogo Pelenz Dal Castel

Gabriel Barden da Silva

Gabriel Vill

Guilherme Bugs

Guilherme Kuhn

Gustavo Bugs

Gustton Ries

Hayla de Lima

Homero Kemmerich

Leonardo Weissheimer

Luana Dall Agnol

Lucas Kapp

Luíza da Rosa

Matheus Pedroso

Matheus Zart da Silva

Michel Dengaten Rohrig

Milena Rauber Ross

Nathalia Pedroso

Paola Vianna

Rafaela Vieira

Raiane Correia

Ruiz Coletto

Samira Pimentel

Tácito Meira

Tauana Lira da Silva

Wellington Schumann

William de Moura

Sênior

Gabriel Duwe

Gabriela Pagotto

Igor Molina 

Maxwell Bueno

Pietra Coletto

Samanta Dalsasso

Chefia

Anderson Araújo

Carlos Alberto Dal Castel

João Kressin

Jonathã Kemmerich

Kênia Guimarães

Maria Salete Martins

Marlene Cólvero

Pedro Salles Pedroso

Querlin Strefling

Regina Sincas

Renata Dengaten

Diretoria

Dorli Kemmerich

Glênio Guimarães

Indira Vargas

Luciane Pedroso

Olmir Paludo

Pais de apoio

Douglas Strefling (João Victor)

Felizardo Próspero Sauthier 

Margarete de Quadros (Paola)

Rodrigo Ries (Gustton e Gabriel)

Tereza de Paula (Leo)

Voltar