28/09/2014
INTERIORIZAÇÃO UEB RS

UEB-RS promoveu na data de 28/09/2014, na cidade de Ijuí, o Programa de Interiorização, “o interior faz o escotismo que queremos”, onde participaram os grupos pertencentes aos 11º, 32º, 33º,34º e 37° DE.  

O GECS, representados na pessoa do Diretor de Patrimônio Glênio Guimarães, Chefe Querlin Strefling e Chefe Kênia Becker estiveram presentes no evento.

 

RELATÓRIO DO CURSO: PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO

# ASSESSOR PESSOAL

 Presta auxílio aos adultos em suas tarefas referente aos cursos e o aprimoramento dentro do movimento escotista, sendo preferencialmente alguém dentro do grupo que irá conhecer suas necessidades contribuindo para melhora deste. Não há prática supervisionada. Entretanto existe alguns pontos a seguir na avaliação o qual o assessor deverá buscar amparo no material disponível no site da UEB/RS no ícone formação.

 

# DISTINTIVOS ESPECIAIS

Ocorreram mudanças nos requisitos para conseguir os distintivos:

CRUZEIRO DO SUL:

- o lobinho deverá saber orientar-se pelo cruzeiro do sul

- ter todas as atividades de progressão

- ter participado de no mínimo 3 acampamentos

- possuir 5 especialidades em 3 ramos diferentes

- possuir 1 das 4 insígnias de interesse especial IMA, LUSOFONIA, CONE SUL ou BOA AÇÃO

LIZ DE OURO:

- ter passado todas as progressões (pista, trilha, rumo e travessia)

- possuir cordão verde/amarelo e vermelho/branco

- possuir 1 das insígnias especiais (IMA, LUSOFONIA, CONE SUL ou AÇÃO COMUNITÁRIA)

- ter 10 acampamentos como escoteiro após integração

- insígnia da sua modalidade (AVIADOR/ GRUMETE/EXPLORADOR)

- ser recomendado pelo escotista e pela corte de honra de sua tropa constando no SIGUE

ESCOTEIRO DA PÁTRIA:

- ter passado a última etapa AZIMUTE

- possuir cordão dourado

- 1 das insígnias especiais (IMA, LUSOFONIA, CONE SUL ou DESAFIO COMUNITÁRIO)

- ter 10 acampamentos como sênior

- possuir insígnia da respectiva modalidade ( AERONAUTA/NAVAL/MATEIRO)

- ser recomendado pelo escotista e constar no SIGUE

 

# GRUPO ESCOTEIRO

            Visar um plano de crescimento e expansão (PCE) com ações práticas (apresentar um planejamento organizado e consistente)  atingindo a missão, para proporcionar crescimento em número de jovens participantes.

Intenção de inserir o escotismo na sociedade devido a ser o melhor método de educação do mundo, formando escoteiros através de um adulto com perfil para educador  levando ao sucesso do grupo.

Segundo a Conferência Mundial da Eslovênia, para 2023 o escotismo será o movimento  juvenil mais importante do mundo, possibilitando há 100 milhões de jovens serem cidadãos ativos que inspirem mudanças positivas em sua sociedade.

Levando em consideração a comunicação interna (avisos gerais que todos recebam) e externa, ter um calendário anual ou semestral disponível no site do grupo com o cronograma das atividades/acampamentos para que os pais ou responsáveis pelo jovem possam se organizar em casa nas atividades de família, enfatizando a importância da comunicação.

Em relação ao recurso financeiro em especial o pagamento da anuidade da UEB poderá ser dividida e acrescentada junto à mensalidade, sendo aprovada em reunião com os pais.

Contudo a importância da captação do adulto para auxílio no grupo é de suma importância necessitando apresentar algumas características: ser organizado, apresentar processo educativo, apoio da família e principalmente interesse de atuar no ramo do qual se identificou e estar sempre em processo de formação, realizando cursos. Assim fica explícito a importância do grupo em explicar como se procede no movimento, sua finalidade, para seleção dos adultos e lembrando sempre da importância de termos:  “pessoas com perfil para educar”.

Enfim a partir destas elucidações avalia-se a necessidade de um planejamento e organização do grupo para ter um calendário, uma literatura oficial, regulamento, assembleia do grupo com pais responsáveis, rotinas de horários, registros institucionais e inscrições tudo sob responsabilidade do Presidente  fazer funcionar  a coesão em todos os sentidos através do funcionamento destes o sucesso do grupo.

Texto. Ch. Kênia.

 

Oficina de homenagens e Condecorações.

 

 Novas homenagens e condecorações;

3 Tipos de homenagens:

ELOGIO: é para escoteiros  ou velhos lobos que se destacam em alguma atividade. Deve ser por escrito, o modelo está no MANUAL.

DIPLOMAS: grupo, região e distrito.

CONDECORAÇÕES: reconhecimento pela compreensão e apoio. Destino a receber: cônjuges, pais que ajudam ou entidade que acolhe-os: somente o presidente que concede.

 

TROFÉU RECOMHECIMENTO PELA LONGIVIDADE DE UM GE.

 

25 ANOS - Troféu Araucária

50 ANOS - Troféu Jatobá

75 ANOS - Troféu Jacarandá

100 ANOS - Troféu Jequitibá

 

Solicitação de medalhas e condecorações devem ser feita em formulário padrão (www.escoteirosrs.org.com.br)

OBS: O presidente ou diretor técnico são os responsáveis pela solicitação. Um pedido de condecoração pode demorar 60 dias para ser entregue pela UEB.

 Todas as informações estão disponiveis em  MANUAL DE RECONHECIMENTO, CONDECORAÇÕES E RECOMPENÇAS, no site www.escoteirosrs.org.com.br. Disponivel para baixar em pdf.

 

Texto. Ch. Querlin

Voltar