15/03/2014
Acampamento da Alcateia

A Alcateia do Grupo Escoteiro Cônego Sorg acampou neste final de semana.

Inicialmente, o acampamento seria realizado numa granja, mas, devido às chuvas de sábado de manhã, que impossibilitaram o ônibus de entrar no local, foi transferido para o Parque da Várzea (Plano B). Já ficou acertado com o proprietário que o próximo acampamento de lobinhos será lá, se São Pedro não mandar mais chuva no dia. O local é muito bom para acampamento de lobinhos devido à infraestrutura. Quiosque, água, luz e banheiro.

O Embarque:

Foi fretado ônibus da Heliotur para realizar o transporte. O embarque na sede escoteira foi às 13:45. A chuva também fez com que vários lobinhos não fossem acampar, sendo que compareceram apenas 14 lobinhos.

A Chegada no Local:

Na chegada ao Parque da Várzea, foi feito o descarregamento, separação dos materiais de cozinha e alimentos e separação do canto dos lobinhos e das lobinhas. Depois disso, foi feita a cerimônia da Bandeira Nacional pelos Lobinhos Bugs e Hayla.

Os próprios lobinhos(as) montaram suas barracas sobre as lonas, dentro do pavilhão 5. Depois de montadas as barracas eles organizaram seus materiais individuais.

O Tema:

O tema escolhido pela Akelá Regina foi “Se Eu Fosse um Super Herói ?”

As equipes:

Os três Primos mais antigos escolheram os componentes das equipes. Os nomes das equipes, de acordo com o tema, foram: Homem de Ferro, Lanterna Verde e Os Vingadores.

O Cardápio:

O cardápio foi montado com comida de panela: Carreteiro no sábado à noite e Massa com Molho e Iscas de Carne no domingo ao meio-dia. Saladas de repolho, alface, tomate, cebola, pimentão e rúcula. Tang e Limonada feita na hora. A cozinha foi administrada pela
Salete com auxílio da Querlin, bem como da Silvana e da Lu. Havia sempre um chimarrão bem novinho para matar a sede.

Os Jogos:

Foram vários os jogos: Pista de cordas com Falsa Baiana, rastejamento e Pinguela.
Choca-Vela, Petecas ao Cesto, Alerta, Caçador, Buldogue, Lanceiros, Arrastar o Tronco, Geométrico e o Kim Degustativo, com os seguintes sabores: repolho, tomate, vagem, cenoura, massa, salamito, queijo,  pera, caqui, maçã, banana, uva, bolo, mmm e bis.

Deu empate no Kim degustativo entre os lobinhos Bugs e Kraemmer. Para desempate foi feito um Kim de mesa e o vencedor foi o Bugs, que já valeu para o Kim do mês de março.

Também foram avaliados pela Organização das Barracas, Palmatória, Esquetes, Grito de Guerra, Bom Humor, Canções, Formaturas, Refeições (aqueles que comeram salada). O fato positivo nessa avaliação das refeições é que todos comeram salada.

Instruções:

Foram instruídos com o nó direito, que valeria para o jogo Arrastar o Tronco. No domingo pela manhã também foi dada a instrução de Sinais de Pista. Os ajudantes escoteiros montaram uma enorme pista utilizando galhos, pedras, ripas e até mesmo capim. Os lobinhos saltadores passaram a prova de Seguir Pista Simples, e os demais lobinhos percorreram a Pista com suas equipes.

A Lamparada:

Com o tema “Se eu Fosse um Super Herói?” os lobinhos desenvolveram as esquetes e apresentaram duas canções e as palmatórias. Como naquele  final de semana era o Dia do Circo (ou do Palhaço), o chefe Pedroso organizou 3 esquetes com o tema. Se apresentaram os palhaços Tetheus (Matheus),  Naná (Nathi), Dedé (André) e Pepê (Pedroso). As esquetes foram muito engraçadas e arrancaram gargalhadas dos lobinhos e dos pais presentes.

Além disso, o ch. Jota puxou a esquete do Velho e da Velha e da Vela e foi apresentado o Assalto Relâmpago (Jota, Pedroso, Matheus, Nathi e André).

A Lamparada encerrou com a Cadeia da Fraternidade e a Canção da Despedida.

A Caminhada Noturna:

Os lobinhos fizeram uma caminhada noturna bem legal. Percorreram os fundos do Parque até a Casa de Veneno da Inspetoria Veterinária, depois voltaram pela frente dos pavilhões até o Pavilhão 5. Houve um momento de grande apreensão por que fizeram um trecho sozinhos, ou de dois em dois. Alguns juram que viram janelas abrindo, noiva e outras aparições. No domingo pela manha o trajeto foi feito novamente, e não havia nada de errado naquela “casinha”.

Silêncio:

Os lobinhos estavam tão cansados que não quiseram fazer o jogo noturno. No término da caminhada, às 2 horas, foram logo  dormir.

Buldogue:

Para não ser diferente, no jogo Buldogue dos lobinhos deu discussão, choro,  roupa rasgada, braço machucado, empurrão. No entanto, deu tudo certo e ao final de cada rodada os lobinhos queriam repetir. Esse Jogo é muito interessante. Os participantes se quebram e ainda querem continuar jogando. Vai entender.

Depois que os lobinhos terminaram o Kemmerich provocou os escoteiros para um Buldogue, e lá se foram eles jogar. Eram apenas 5, mas foi muito divertido.

Os Ajudantes:

Para auxiliar os velhos lobos, foram convocados os escoteiros Matheus, Nathália, André e Paola. O auxílio deles foi muito importante na construção da pista, nas marcações de pontuação etc.

Os Gritos de Guerra:

VINGADORES:

Há, há, há.

Vamos Ajudar

O Nosso Mundo Vamos Cuidar.

Equipe Vingadores – Melhor Possível.

LANTERNA VERDE

Somos Lanternas

Viemos prá Lutar

E com nossa Luz Verde

Vamos Ganhar

Equipe Lanterna Verde – Melhor Possível.

HOMEM DE FERRO

Homem de Ferro, Vamos vencer

Porque neste acampamento

Vamos Derrotar nossos inimigos

Homem de Ferro – Melhor Possível

O Encerramento:

Depois de um tumultuado Buldogue foi feito o arriamento da Bandeira Nacional (Hayla e Rafael). No encerrmento foi feita a entrega do Kim de fevereiro do ramo lobo. A ganhadora foi a Rafa Gisch. Depois disso a Akelá Regina anunciou o resultado do acampamento, conforme classificação abaixo.

Fatos inusitados:

- O escoteiro André subiu numa árvore para desativar a Falsa Baiana. De repente: rééc. Rasgou o fundilho da calça. Ficou dizendo “não dá nada, não dá nada”, e continuou a subir. Dali a pouco: réééééééééééc. Rasgou o resto da calça. Os que estavam em baixo sentaram no chão de tanto rir. Ele teve de ir até o pavilhão enrolado num saco para ninguém ver o estrago da calça.

- A escoteira Paola foi passar o Comando Crown. Subiu na corda, se preparou, se preparou, se preparou e quando deu a primeira puxada........ sumiu. Um tombo daqueles.

- O ch. Pedroso conseguiu arrebentar 5 nariz de palhaço antes de entrar em cena. Foi um palhaço sem nariz de palhaço.

- Tudo por um pontinho. Os lobinhos comeram salada, e de vários tipos.

- A noiva novamente estava presente da caminhada noturna do Parque.

- Muitos juram que o ponto alto do acampamento foi a limonada geladinha preparada pela Salete e graças ao gelo CHIQUE (colorido) levado pela Silvana e o Luís.

- Pai Coruja estava sobrevoando o acampamento.

- Avós Corujas também deram uma passadinha por lá antes de prosseguir viagem.

- E a Salete, graças à ajuda da Querlin, conseguiu a proeza de dobrar o colchão de ar e colocar de volta na caixinha. Fato inédito, nunca antes visto.

- Estreia da Querlin no ônibus; não falou nada se “roubou pão na casa do João” ou se “vomitou no trem”.

- A escoteira Paola chegou na manhã de domingo dizendo que já tinha tomado café. Mas, na hora que serviram salame e queijo, fez o que todos os Lobinhos fazem nesta hora: ATACAR!!!!

- Até o motorista entrou na roda da canção  “roubou pão na casa do João”.

As equipes e o Resultado:

HOMENS DE FERRO– 3º Lugar

João Victor Strefling – Primo

Pedro Henrique Vidal Bühler

Manuela Santos da Rosa

Gustavo Bugs

Rafael Eitelwein de Oliveira (segundo)

VINGADORES – 1º Lugar

Rafaela Gisch (Prima)

Laysa Maria de Lima

Hayla Vitória de Lima

Gabriel Kraemer (segundo)

LANTERNA VERDE – 2º Lugar

Bernardo Guimarães (Primo)

Kauê Scherer

Samuel Goulart

Gustavo Tabaldi

Gabriel Barden (segundo)

Velhos Lobos

Akelá Regina Sincas

João Kressin

Marlene Cólvero (no domingo)

Pedro Luís Salles Pedroso

Diretoria

Querlin Guimarães Strefling

Luciane Pedroso

Escoteiros Ajudantes

André Reis

Matheus Pedroso

Nathália Pedroso

Paola de Quadros Vianna

Pais, Mães e Afins.

Salete Martins (chefe de cozinha)

Silvana Moura e Luiz Barbosa (Rafa Gisch)

Estiveram por lá:

Jonathã Kemmerich (pioneiro)

Gabriela Pagotto (guia)

Olmir Paludo

Douglas Strefling

Elissa Sincas Kressin

Carlos Rosa e Elisangela Santos (Manuela)

Vanderlei Malchow da Rosa e Carmem da Rosa (Manuela)

Margarete de Quadros (Paola)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar