06/10/2013
Curso de Jornadas e Excursões

Cumprindo as metas estabelecidas na assembléia de início do ano, de formar e capacitar mais chefes escoteiros, nos dias 5 e 6 de outubro, o escotista Carlos Alberto Dall Castel (chefe Beto) participou do Curso Técnico de Jornadas e Excursões.

O curso foi realizado na ACM -  Associação Cristã de Moços -  Acampamento Rincão do Coelho, no Município de  Canela.

O curso foi ministrado pela Equipe Regional de Formação, composta pelos Chefes da UEB Antônio Carlos PACHECO,  MARIA JOSÉ  Mayer, MARCO de Abreu Beloli e GELSON  Wergutz de Lima.

O local é destinado a treinamento de equipes da Brigada Militar, dos SAMUs, e de vários colégios, dentre eles, o Colégio Militar Tiradentes.

Com relação ao curso foi de muito aprendizado, embora em pouco tempo. Não dá para "aprender " tudo mas, tem-se as dicas, citações, referências de onde pode-se encontrar, além do mais, a troca de experiência com escotistas de outros grupos e da UEB.

Foram apresentadas as diretrizes das jornadas e excursões, tais como: preparação da atividade e planejamento.

No sábado à tarde foram repassadas instruções  de  cartografia e orientação com atividades práticas.

Também foi muito evidenciada a questão das autorizações, parte relacionada à saúde, medicação, segurança etc. 

Como atividade prática, teve uma atividade de arvorismo muito interessante com relação às instruções e equipamentos (início às 17:30 e término 19:40,  à noite).

No domingo pela manhã as patrulhas receberam uma cartilha com várias tarefas a realizar num percurso aproximado de 3 Km com práticas de balsagem, rapel, percurso de Gillwel, azimutes, orientação na mata.

Parabéns ch. Beto.

Agora só falta colocar em prática os conhecimentos em alguma jornada ou excursão pelos arredores de Carazinho.

Voltar