06/07/2013
Curso Padrões de Acampamento - Senior

Curso Padrões de Acampamento para Ramo Sênior foi realizado nos dias 08 e 09 de junho deste ano, no Campo Escola do Parque Saint Hilaire, em Viamão.

Do GE Cônego Sorg participaram Olmir Paludo e Carlos Alberto Dal Castel. O deslocamento foi na sexta-feira à tarde, chegando lá por volta das 21 horas.

Sábado pela manhã houve a formação de patrulhas e divisão tarefas. A patrulha que Paludo e Beto integraram foi a Matabeles, em homenagem a guerreiros da fronteira da África. As demais foram Boers e Zulus.

Os objetivos do curso:

- capacitar Escotistas nas técnicas básicas para montagem de acampamentos;

- revisão de nós e amarras;

- construção de pioneirias de médio porte;

- construção de acampamento aéreo;

- construção de lampião, fogareiro, latrinas e fossas.

Com os participantes foram formadas três patrulhas, e cada uma tinha um tempo de cerca de 3 horas para montagem dos cantos, sendo:

- Canto padrão acampamento com fossa, canto do lenhador, fogão aéreo, cercado e  pórtico

- Canto aéreo e camas aéreas

Após almoço houve de sábado houve troca de informações e explicações dos cantos, e cada patrulha explanou como foi feito e os organizadores do curso complementavam ( ex. material intendência, cuidados).

Houve vários tipos de jogos, explanação sobre importância  do registro na UEB e da  segurança em atividades escoteiras.

Á noite depois do jantar, foi realizado o Fogo de Conselho, com explicação de sua origem e momento de reflexão.

O Diretor do Curso foi o chefe Cristiano (Foguinho), e a equipe de formação era formada pelo Pacheco, Osório Coronel, Marco e Maria José.

Para Paludo e Beto Dal Castell o curso foi muito proveitoso, porque, segundo eles, o método Aprender Fazendo faz com que os participantes desses cursos vivam a realidade do jovem dentro de uma patrulha escoteira. Além disso, trazem muitas informações para aspirantes a Escotistas que na juventude não foram escoteiros e somente agora estão tendo contato com o Escotismo, seja como Diretores ou como futuros Chefes.

Segundo eles foi fabuloso poder construir essas pioneirias que nossos jovens já vem fazendo em acampamentos do grupo, principalmente construir o guindaste e fogão aéreo. Cada vez que se faz um curso há aprimoramento das técnicas escoteiras, que serão repassadas aos jovens para que eles façam e ensinem outros componentes das patrulhas a fazer também. 

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg foi formado a menos de 2 anos e ainda não tem em seu quadro antigos escoteiros, motivo pelo qual sua chefia está sendo formada exclusivamente por pais de lobinhos, escoteiros e seniores. 

 

Voltar