19/05/2013
Romaria de Santa Rita

 

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg participou da Romaria de Santa Rita com uma importante e inédita Ação Comunitária. Distribuiu gratuitamente água aos romeiros.

A ação começou a ser desenvolvida há dois meses, quando a proposta foi debatida e aprovada num Indaba da Diretoria e Chefia. Os preparativos finais foram feitos em dois sábados à tarde, quando os seniores Thiesen e Pietra, acompanhados dos diretores Paludo e Moisés confeccionaram as lixeiras, feitas de taquaras com amarras de tripé. As taquaras para as pioneirias foram retiradas da sede escoteira.

Na última semana, ainda, foram visitadas as Granjas Holandia e Sítio Papagaio Charão para solicitar autorização para a atividade. Foram conseguidas 6 caixas de copinhos de água doadas pela Corsan, num total de 300 copos. O restante da água e copos descartáveis foram adquiridos com recursos próprios do GECS.

No domingo pela manhã, às 8 horas, todos se encontraram em frente ao Posto 1 (Granja Holandia). Depois de montado o Posto 1, a camionete seguiu pela estrada e foram montadas as lixeiras até o Posto 2 (Sítio do Papagaio Charão) e depois até as proximidades do Santuário.

Depois de tudo pronto todos aguardaram ansiosamente a vinda dos Romeiros.

Quando a Romaria passou pelos pontos de água foram servidos milhares de copinhos de água para os Romeiros, que agradeciam e se encantavam com essa ação comunitária. Alguns até pediram para tirar fotos com os escoteiros porque gostaram muito daquele trabalho voluntário.

Teve um momento de tensão. Uma senhora de idade avançada resvalou e caiu numa valeta antes do Posto 1. A Indira, que acompanhava os Romeiros, avisou da situação. Se dirigiram para lá a Indira, Pedro Pedroso, Luan e Jota. Foi feita uma tipóia no braço daquela senhora com o lenço escoteiro do Luan até a chegada da ambulância. O GECS controlou o local até a vinda da ambulância, momento em que os enfermeiros colocaram uma tala e ataduras. Houve fratura de pulso e ela foi encaminhada para e emergência do HCC.

Depois que passou a Romaria ainda foi entregue água para o pessoal que passava de carro, pois o trânsito estava muito lento.

Os escoteiros, acompanhados de adultos, foram em caminhada atrás da procissão e recolheram todo o lixo produzido (copinhos descartáveis, garrafinhas, sacolas etc). Tudo foi ensacado e trazido para os pontos de coleta na cidade.

No final, depois de tudo cumprido, e ainda, ajudando desatolar alguns veículos, todos voltaram para almoçar em suas casas, molhados, sujos, embarrados, mas muito felizes por terem participado de mais este serviço comunitário com a marca Cônego Sorg.

As fotos estarão na galeria somente na quinta-feira.

Participantes:

Membros juvenis

Brenda Schnornberger

Bruna Paludo

Homero Kemmerich

Iago Della Méa

João Pedro Giaretta

Jonathã Kemmerich

Luan Schneider

Matheus Pedroso

Nathália Pedroso

Paola Vianna

Pietra Coletto

Rafaela Vieira

Ruiz Coletto

Samanta Dalsasso

Tauana Lira Silva

Thalys Gomes

Escotistas

João Kressin

Marlene Cólvero

Regina Sincas

Diretoria

Indira Vargas

Moisés Della Mea

Olmir Paludo

Susana Thiesen

Comissão de Pais

Dorli Kemmerich

Glória Paludo

Luciane Pedroso

Pedro Pedroso

 

 

 

 

Voltar